O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Conheça os cursos online e os eventos virtuais do RH.com.br
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






18/08/2015
RH » Carreira » Artigo Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Cinco heróis que inspiram uma carreira vencedora

Por Pierre Mantovani para o RH.com.br

Pode ser até curioso no que vou afirmar, mas o mundo corporativo tem muito a aprender com alguns dos maiores e mais famosos heróis dos quadrinhos - afinal, a ficção nada mais é que o espelho da realidade vivenciada pelo ser humano. Isso me motivou parar e a fazer um paralelo entre a ficção e o dia a dia que estamos acostumados a encontrar nas empresas. Para isso, escolhi cinco personagens que ensinam - pelos acertos e erros - em como agir um profissional deve agir no ambiente de trabalho e, dessa maneira, melhorar a sua performance.

Homem-Aranha - Este super-herói que conquista tanto as crianças quanto os adultos tem duas características essenciais que os profissionais bem-sucedidos costumam compartilhar nas organizações. A primeira é a agilidade nas ações adotadas, nos pensamentos e nas tomadas de decisões - que ajudam em muitas situações corporativas. A segunda qualidade: possuir aquilo que o Peter Parker tem à sua disposição: a intuição. Ou seja, o chamado "sentido aranha" que o auxilia a prever a chegada de inimigos e dos perigos inevitáveis. Nos seres humanos o feeling pode prevenir enrascadas na carreira.

Batman - O magnata Bruce Wayne é sem dúvida alguma um sinônimo de empresário bem-sucedido. E sua identidade secreta, o Batman, também tem muito a ensinar a quem quer se dar bem na carreira. Para combater o crime, o melhor detetive do mundo conta com um dom cada vez mais raro no ambiente corporativo: a concentração acima da média e o raciocínio rápido. É claro que as técnicas ninja e a fonte quase infinita de recursos o ajudam, mas o autocontrole é o primeiro passo rumo ao sucesso profissional. E essa competência comportamental faz o diferencial na realidade das empresas.

Wolverine - Perceber o ambiente é um dos traços marcantes do anti-herói Wolverine, integrante da super equipe X-Men. Seus sentidos aguçados o fazem notar se algo está errado à sua volta, o que, aplicado no cotidiano do trabalho, pode poupar dores de cabeça desnecessárias para qualquer profissional. Além disso, seu poder de cura ensina que, mesmo quando machucados ou lesados, a melhor resposta é continuar a exercer as funções e superar os desafios que se surgem nas situações mais inusitadas.

Super-Homem - Considerado um deus entre os mortais, as dificuldades do Homem de Aço estão no campo moral. Com tamanho poder, é preciso discernir entre o certo e o errado, além de evitar que sua eficiência seja alvo de comentários negativos e invejosos - algo constante também no dia a dia das empresas. Saber passar ileso às fofocas é um poder tão importante quanto a invulnerabilidade do herói contra as balas. Lembremos que as fofocas podem até destruir carreiras brilhantes, quando a pessoa não está preparada emocionalmente para se proteger desse tipo de "ataque".

Homem de Ferro - Não é a riqueza de Tony Stark, mas suas falhas tipicamente humanas que tornam o Homem de Ferro um dos heróis mais aclamados da atualidade. Todos convivem com dificuldades - Tony, no caso, lida com um histórico de problemas tão frequente que nem sua extrema aptidão e os recursos financeiros podem garantir-lhe o êxito. A saída, para ele e para os profissionais de hoje, é cuidar de cada questão separadamente - tentar ao máximo não misturar trabalho com problemas ou prazeres pessoais, por exemplo.

A mescla de tais características é capaz de tornar qualquer profissional em um verdadeiro super-herói dentro de sua área de atuação. É claro que, sozinho, ninguém consegue combater os vilões da "contra produtividade", mas se atentando para essas diretrizes, as chances de chegar a um final feliz são muito maiores.

 

Palavras-chave: | crescimento profissional | aprendizagem | emoção | relacionamento interpessoal |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (1)
karen em 24/08/2015:
Muito bom o texto e a analogia feita com os super heróis. Parabéns.

PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Curso Online do RH.com.br

Curso Online do RH.com.br



PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.