O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Conheça os cursos online e os eventos virtuais do RH.com.br
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






03/05/2012
RH » Carreira » Artigo Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Posicionamento: um diferencial no mercado de atuação

Por Dalmir Sant Anna para o RH.com.br

Em um cenário competitivo e com expressivas transformações em várias áreas profissionais, o posicionamento de uma empresa torna-se importante instrumento, para contribuir com o sucesso organizacional, além de gerar diferenciais sobre a concorrência e maior aproximação com o cliente.

De maneira figurativa, não é possível aceitar entrar em um barco e permitir que a onda leve sua carreira profissional para qualquer destino. Observe abaixo, como tornar o posicionamento um grande diferencial e assumir o compromisso de prometer menos e fazer mais.

Encontre caminhos para conduzir seus sonhos à realidade - Precisamos compreender, que no ambiente profissional, o posicionamento concretiza-se no ato de desenvolver a imagem da organização, para ocupar um lugar de destaque na mente do consumidor. Toda empresa precisa gerar diferenciais, pois é uma questão de sobrevivência. Na vida pessoal não é nada diferente para quem deseja ser o primeiro colocado. Ser o número um, exige treinamento, visualização constante das metas e perseverança para superar desafios.

Acredite que seu posicionamento diante de uma decisão mostra o quanto você pode fazer a diferença. Estabeleça as metas e os rumos que deseja realizar. Torne-os o mais visível possível para sua mente e defina os critérios necessários para alcançar esses resultados.

Visualize você passando pela linha de chegada - Imagine que você está participando de uma corrida. Antes do sinal da largada o que passa em sua mente? Pensa em desculpas para justificar sua colocação? Encontra desmotivação ao perceber o perfil dos concorrentes ou visualiza você passando pela linha de chegada? Há alunos que, antes de receber a avaliação, reclamam que a prova está difícil. Há vendedores que prezam em falar da concorrência ao contrário de enaltecer a empresa que trabalham. Lembre que, se não puder ser o primeiro em uma categoria, estabeleça uma nova categoria em que seja o primeiro. Esse importante princípio do marketing indica que, ao contrário de desculpas será preciso visualizar as conquistas.

Posicionamento exige uma estratégia de destaque. Algumas empresas buscam posicionamento no preço, nas características dos produtos, no serviço oferecido, na equipe de trabalho ou na localização. Na sua carreira, qual a estratégia utilizada para encontrar um posicionamento de destaque? Como você está posicionado em relação as suas metas e desafios? Concentre seus esforços no que deseja realizar e conceda prioridade absoluta para estimular seu potencial. Não permita que o barco da sua vida navegue à deriva, mas conduza para que alcance a descoberta de novas e vitoriosas oportunidades.

 

Palavras-chave: | crescimento profissional | aprendizagem | meta |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (0)
Ainda não há comentários.

Seja o primeiro, clique no ícone disponível logo acima e faça seus comentários.
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Curso Online do RH.com.br

Curso Online do RH.com.br



PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.