O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Inscrição com 20% de desconto para a Jornada de Liderança
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






06/11/2012
RH » Desenvolvimento » Artigo Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Falta de qualificação profissional – O dilema das empresas

Por José Roberto Marques para o RH.com.br

Final de ano chegando. O mercado está aquecido e na expectativa pela entrada da primeira parcela do décimo terceiro salário, que dará um incremento maior à economia brasileira. E com a alta na demanda por bens e serviços é preciso contratar mão de obra qualificada. Mas ai está o X da questão - onde estão estes profissionais?

Com certezas muitas destas vagas não serão preenchidas. E esta afirmação é corroborada pela recente pesquisa global realizada pela Consultoria de Recursos Humanos ManpowerGroup, que aponta que a escassez de profissionais qualificados, no Brasil, em 2012, chegou a 71%.

Atualmente nosso país só perde para o Japão quando o assunto é escassez de talentos, e para contornar este quadro alarmante, o mix de liderança e gestão de pessoas, terá papel fundamental. Os gestores, especialmente os de RH, terão a tarefa de recrutar, selecionar e contratar os profissionais, que mesmo não tendo todas as competências exigidas para determinada função, demonstraram potencial.

As lideranças, neste mesmo processo, são ainda mais essenciais neste momento marcado pela falta de profissionais, pois são elas que irão gerir os stakeholders, e para isso precisam estar preparadas para desenvolver os colaboradores internamente. Este é um processo que exige conhecimentos técnicos e o desenvolvimento de habilidades comportamentais por parte dos líderes.

Deste modo, o acompanhamento por parte do líder, unido à possibilidade de real crescimento e desenvolvimento, fará toda a diferença para as empresas no que tange a retenção e a atração dos talentos. Fique atento!

 

Palavras-chave: | estilo de liderança | aprendizagem | mercado de trabalho |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (1)
Mozart Justino Vaz em 12/11/2012:
Prezados senhores, sugiro ser criado um grupo de trabalho para resolver a falta de mão-de-obra ou criar uma comissão de especialista para solucionar este grave problema do nosso Brasil. Abraço, Mozart Justino Vaz -Presidente da Fepesa

 
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

3ª Jornada Virtual de Recursos Humanos

Programa de Autodesenvolvimento



RH.com.br no Twitter


PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.