O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Conheça os cursos online e os eventos virtuais do RH.com.br
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






13/10/2016
RH » Carreira » Notícia Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

IBGE produz novos indicadores de mercado de trabalho

Com o objetivo de enriquecer as análises sobre o mercado de trabalho e seguindo recomendações internacionais da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o IBGE está disponibilizando para sociedade um conjunto de novos indicadores, resultantes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD Contínua, que captam informações relacionadas à força de trabalho, com resultados, para Brasil, desde o início da série histórica da pesquisa (1º trimestre 2012) até o 2º trimestre de 2016. A partir da divulgação do dia 22 de novembro, os indicadores serão divulgados trimestralmente, com recortes para Brasil, grandes regiões e unidades da federação, com desagregações para algumas características sociodemográficas da população.

Entre os novos indicadores, destacam-se as taxas de subutilização da força de trabalho: A taxa combinada da subocupação por insuficiência de horas e da desocupação trata de pessoas ocupadas com uma jornada de menos de 40 horas semanais, mas que gostariam de trabalhar em um período maior (subocupação por insuficiência de horas); A taxa combinada da desocupação e da força de trabalho potencial abrange as pessoas que gostariam de trabalhar, mas não procuraram trabalho, ou que procuraram mas não estavam disponíveis para trabalhar (força de trabalho potencial); Já a taxa composta da subutilização da força de trabalho engloba as duas taxas anteriores, visando medir como um todo a subutilização da força de trabalho. Integram, ainda, o conjunto de indicadores sobre horas trabalhadas, empregadores e contas-próprias com CNPJ, número de trabalhos, tempo no trabalho, entre outros.

Permanece, sem alterações, a taxa de desocupação da PNAD Contínua, que é divulgada mensalmente para o Brasil, e trimestralmente com recortes regionais. Outras informações sobre os novos indicadores de desocupação da Pnad contínua podem ser obtidas nas Notas Técnicas 01/2016 e 02/2016.

Fonte: Assessoria de Comunicação do IBGE

Palavras-chave: | PNAD | IBGE | Trabalho |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (0)
Ainda não há comentários.

Seja o primeiro, clique no ícone disponível logo acima e faça seus comentários.
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Curso Online do RH.com.br

Curso Online do RH.com.br



RH.com.br no Twitter


PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.