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24/02/2003
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Comunicação de Liderança

Por Marco Antonio Lovizzaro para o RH.com.br

A comunicação de liderança é mais que uma comunicação eficaz. A clareza e a forma que você transmite a mensagem são importantes, mas o como você se comporta quando se comunica pode fazer a diferença, especialmente no dia-a-dia.

Atualmente entendemos que uma comunicação eficaz é fundamental para o sucesso de uma organização, de um indivíduo, de uma nação. Temos freqüentemente associado uma comunicação eficaz ao trabalho de profissionais de relações com a comunidade ou marketing, não é que eu seja contra esta associação, pois os profissionais dessas áreas são fundamentais para que tenhamos sucesso, principalmente na escolha da mídia adequada, das palavras-chave, enfim do que e como transmitir uma mensagem.

Mas, entendo que para o sucesso de uma organização só isto não basta, pois mais que transmitir a mensagem é fundamental para a organização, que os líderes se comuniquem diária e constantemente com os liderados e não somente em ocasiões especiais tais como: crises, novos desafios, etc., e que principalmente as pessoas possam relacionar o comportamento do líder com seu discurso. Vou denominar este tipo de comunicação de Comunicação de Liderança, que é necessária para manter a visão da organização claramente focada nos clientes e nos empregados.

Uma Comunicação de Liderança é uma mensagem de importância significativa que flui do líder para os interlocutores chave - empregados, clientes, investidores, e em alguns casos o grande público. Esta mensagem pode vir através de diversos meios, tais como: um e-mail, na conversação um a um, ou em um discurso para milhares.

Exemplificando, podemos dizer que a diferença entre uma comunicação de liderança e uma normal é a seguinte: Uma mensagem do Presidente a respeito do que ele prevê para a organização no futuro é uma mensagem de liderança, mas um memorandum emitido pelo mesmo para remarcar uma reunião importante, não o é.

Uma comunicação de liderança deve estar vinculada a cultura e aos valores organizacionais e deve enfocar a visão, a missão, a transformação e a chamada para a ação, podendo ser direcionada para um indivíduo, uma equipe ou para uma organização inteira, e o seu propósito é o de estreitar e fortalecer a confiança entre líderes e liderados.

Normalmente, entendemos que a comunicação deve ser fortalecida durante as crises, é natural e verdadeiro, mas a eficácia é estabelecida através de uma prática constante entre líderes e liderados.

"Comunicação é a espinha dorsal da Liderança" disse uma vez Chuck Snearly, diretor de comunicações da Ford Motor Company, "as pessoas precisam de direção e liderança, e sem uma comunicação constante você não terá a Liderança".

Você encontrará pessoas vivas e energizadas, sabendo o propósito do seu papel e a direção a seguir para se chegar ao futuro, em uma organização em que a liderança pratica a comunicação constante e diz a elas o que é esperado delas, para que o sucesso possa ser alcançado. O oposto ocorre, quando a comunicação não é constante e é ineficaz, as pessoas não sabem o que é esperado delas, não conhecem a direção a seguir, demonstram desesperança, bem como não sabem qual será o próximo passo, principalmente porque ninguém contou para elas.

"Se as pessoas do topo para a base das organizações não entendem sua estratégia, então você não tem nenhuma", afirma o professor Daniel Denison, especialista em Desenvolvimento de Lideranças do International Institute for Management Development (IMD) de Lausanne, Suiça.

"Você pode ter uma missão, uma visão, ou plano de negócios, mas sem um acompanhamento e um entendimento dos diversos níveis hierárquicos de uma organização, ninguém poderá implementar uma estratégia de negócio".

A mensagem da liderança deve refletir a cultura e os valores organizacionais, mas ela requer também um comprometimento pessoal do líder com a mensagem transmitida. O líder deve endossar a cultura, comunicando qual é o benefício para a organização e para as pessoas, em outras palavras o líder tem que fazer a ligação entre o macro cenário - o que é bom para cada um, com o micro - o que é bom para cada ouvinte. A comunicação de liderança deve ser desenhada para se obter o comprometimento dos indivíduos, criando ou fortalecendo a confiança entre líderes e liderados.

Os desafios do ambiente de negócios nos dias de hoje, requerem que as mensagens de liderança sejam freqüentes, quase diárias, quanto mais devagar caminhar o negócio, mais tempo para se comunicarem, uns com os outros, terão os empregados. Você pode influenciar esta conversação, comunicando-se regularmente com eles, evitando as especulações que normalmente geram uma falta de direção. As pessoas esperam que seus líderes sejam francos e honestos e ao mesmo tempo comuniquem os comportamentos e as direções a seguir.

Aqui vão algumas dicas para iniciar e manter um processo eficaz de Comunicação de Liderança:

* Seja consistente;
* Determine objetivos claros e confiáveis;
* Obtenha o comprometimento dos interlocutores chave;
* Desenvolva, desenvolva, desenvolva o seu pessoal; (é fundamental que você esteja pessoalmente envolvido no processo de desenvolvimento dos seus liderados);
* Faça do processo de feedback uma prática comum;
* Mantenha o comportamento alinhado com as mensagens transmitidas;
* Enfatize a importância da comunicação entre todos os níveis hierárquicos, bem como em todos os sentidos, ou seja de cima para baixo e da base para o topo da organização;
* Esteja pronto para ouvir; a comunicação de liderança não é via de uma única mão, é fundamental que a base tenha confiança e segurança para poder contribuir livremente com idéias, feedbacks, sugestões, etc, mesmo que contrárias as suas.

A porta para o sucesso de uma organização é a confiança e o respeito mútuo entre líderes e liderados, e a base é uma comunicação de liderança eficaz.

Palavras-chave: | comunicação | liderança |

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COMENTÁRIOS (1)
Delson Benmuyal Damasceno em 24/05/2009:
Este conteúdo é muito importante para quem quer ser um lider no mercado profissional. No meu caso esclareceu algumas dúvidas quanto a liderança e o desafio a ser superado.

 
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