O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Conheça os cursos online e os eventos virtuais do RH.com.br
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






26/05/2014
RH » Comunicação » Matéria Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Como usar estórias no ambiente empresarial?

Por Patrícia Bispo para o RH.com.br

Por natureza, o homem é um ser que carrega consigo a curiosidade. Essa por sua vez, quando bem trabalhada e aproveitada, pode ser utilizada para o compartilhamento do aprendizado, da vivência que se adquire ao longo do tempo. E uma das formas que o ser humano encontrou para transmitir sua bagagem de conhecimento é a arte de contar estórias. Logicamente que para cada fase da vida humana, as estórias "vestem" uma roupagem diferenciada.

Na 8ª edição do ConviRH (Congresso Virtual de Recursos Humanos), evento realizado pelo RH.com.br, no período de 15 a 30 de maio, os congressistas terão a chance de conhecer e de se aprofundarem na aprendizagem através dos contos de estórias. Isso porque, o congresso contará com a palestra em vídeo "Storytelling para Resultados - Como usar estórias no ambiente empresarial", que será ministrada por Alfredo Castro, diretor MOT Consultoria.

De acordo com o palestrante, os principais congressos internacionais vêm apontando storytelling para líderes, vendedores e profissionais, como sendo uma das tendências mais importantes do último século. "Toda estória possui início, meio e fim. E uma estória sempre deve ter propósitos. Então, é isso que trarei para o 8º ConviRH: eu pretendo abordar aspectos muito práticos. O primeiro objetivo que abordarei na minha apresentação será como se aplica o storytelling no mundo corporativo. Na sequência, eu convidarei o palestrante para viajar um pouco sobre o tema e a gente vai discutir, vai descobrir como é que eu posso aplicar esses princípios no dia a dia organizacional. Para falar a verdade, vou focalizar muito minha palestra no mundo organizacional", explica, ao mencionar que em um determinado momento da sua apresentação ele irá relacionar os princípios de storytelling de forma impactante, engajante e até mesmo motivacional, de tal modo que o congressista possa aplicar esse recurso na sua realidade, principalmente no mundo corporativo.

Ainda, segundo Alfredo Castro, storytelling pode ser definida como sendo a capacidade de uma pessoa ou de um grupo tem em transmitir exemplos em narrativa. E essa palavra narrativa é muito importante, porque através dela o indivíduo possui uma conjugação de fatores que, juntos, dão sentido àquela história. E essa, por sua vez, terá o objetivo de compartilhar, consolidar e até mesmo de ensinar elementos importantes da cultura daquela empresa. Isso pode, pode sua vez, até mesmo gerar impactos e mudanças comportamentais que venham a determinar, por exemplo, que uma equipe tenha uma alta performance.

Se você é congressista do 8º ConviRH e já assistiu à palestra de Alfredo Castro, não esqueça de interagir com ele através do Fórum. Deixe seus comentários, aproveite para tirar dúvidas sobre esse recurso que tem sido utilizado por muitas organizações. Caso ainda não tenha visto à apresentação, aproveite o momento e veja como o storytelling pode gerar mudanças na sua empresa.

 

Serviço:

8º ConviRH - Congresso Virtual de Recursos Humanos
De: 15 a 30 de maio de 2014
Promoção: RH.com.br
Informações: www.convirh.com.br

 

Palavras-chave: | ConviRH | RH.com.br | Alfredo Castro | storytelling | aprendizagem | comunicação |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (0)
Ainda não há comentários.

Seja o primeiro, clique no ícone disponível logo acima e faça seus comentários.
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Curso Online do RH.com.br

Curso Online do RH.com.br



PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.