O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






30/09/2003
RH » Comunicação » Matéria Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Tigre - Uma fera na comunicação

Por Patrícia Bispo para o RH.com.br

Quem visita a Tigre logo percebe que a empresa possui um clima leve e descontraído. No escritório central, localizado em Joinville/SC, e nas demais unidades da corporação não há salas exclusivas, que separam os colaboradores por hierarquia. As estruturas físicas não possuem baias altas para isolar as pessoas e basta apenas ficar em pé para ver o colega de trabalho.

Mais do que um ambiente de aparência agradável, a organização também se destaca por investir na comunicação interna, transformando-a numa ferramenta estratégica. O presidente da Tigre Amaury Olsen começou a carreira como contínuo da empresa e talvez, por conta disso, sabe estreitar relacionamento como ninguém. Ele funciona como um ombudsman e recebe, através de e-mail, qualquer reclamação, denúncia de injustiça ou sugestões dos funcionários. O sigilo da comunicação é garantido, para que não haja medo de qualquer tipo de constrangimento.

Se o próprio presidente da Tigre é acessível aos colaboradores, a relação entre as lideranças e as equipes não poderia ser diferente. "Uma vez por mês, reunimos os colaboradores para um café da manhã com os líderes, onde o clima é informal. Nesses encontros, que ocorrem em horário de expediente, tiramos dúvidas sobre o que ocorre na empresa e como podemos melhorar a nossa comunicação", comenta o gerente corporativo de Desenvolvimento Humano, Beto do Valle.

Além disso, a empresa investe em outras ações que estão relacionadas diretamente à Universidade Corporativa da Tigre, que se tornou o principal agente de comunicação interna. Mensalmente, a companhia distribui o informativo "Tigre em Ação", para os quase quatro mil funcionários que atuam no Brasil e no Exterior. "Através desse canal, divulgamos tudo o que acontece na empresa e, com isso, conseguimos criar uma unidade de visão, pois compartilhamos nossas melhores práticas", salienta Valle.

A Tigre mantém ainda jornais murais em todas as suas unidades, localizados em áreas estratégicas e de grande fluxo de colaboradores. Neste espaço, são divulgadas informações voltadas para a área de Recursos Humanos, questões locais e assuntos que não estejam obrigatoriamente relacionados ao trabalho, como campeonatos de futebol realizados entre os funcionários.

A Intranet também reforça a comunicação interna da corporação e para quem não tem acesso constante aos computadores, a Tigre disponibiliza terminais livres, principalmente para os que atuam nas fábricas.

"Através da nossa Universidade Corporativa criamos o Grupo de Comunicação - o GCOM, formado por funcionários que percebem a comunicação interna como instrumento de afinidade. Por sua vez, o GCOM é formado pelos chamados Comitês de Comunicação - CCOM, que atuam em todas as unidades da Tigre. Mensalmente os CCOM se reúnem para traçar ações que permitam a comunicação ter fluidez. Com isso, conseguimos divulgar o que acontece na empesa para todos os níveis e fazer com que as informações repassadas para as equipes sejam confiáveis", comenta Beto do Valle, ao acrescentar que tanto o GCOM como os CCOM também contribuem com sugestões de pautas para o "Tigre em Ação" e os murais. Outra ferramenta usada pela corporação é um estruturado Código de Conduta que está ao alcance de todos os funcionários.

Para o gerente corporativo de Desenvolvimento Humano, o clima de simplicidade que predomina na empresa quebra as barreiras da hierarquia e já se tornou uma característica cultura da corporação. No entanto, Valle salienta que a empresa procura respeitar as diferenças regionais e os estilos de cada comunidade, pois a Tigre está presente em regiões como o Sul e o Nordeste do Brasil.

"Acredito que nosso diferencial está na forma como a direção da empresa valoriza as pessoas e, por conta disso, elas precisam saber onde estão indo e a comunicação torna a empresa mais estratégica e humana. Outra característica nossa, é que contamos com funcionários antigos, que atuam na empresa há anos e isso facilita a relação de igualdade entre as pessoas, dando mais valor a elas do que aos próprios cargos que exercem", conclui.

Palavras-chave: | Tigre | comunicação |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (0)
Ainda não há comentários.

Seja o primeiro, clique no ícone disponível logo acima e faça seus comentários.
 
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Seminários RH.com.br

Contagem Regressiva



RH.com.br no Twitter


PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.