O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Inscreva-se para a 2ª turma da Jornada de Liderança.
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






26/02/2007
RH » Comunicação » Matéria Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Basf fala com colaboradores sobre RH

Por Patrícia Bispo para o RH.com.br

Consolidação de uma postura inovadora não apenas na produção, mas também em todo o processo de gestão, incluindo o gerenciamento do capital humano da empresa. Foi essa visão estratégica que levou a Basf a implantar no Brasil, em 2006, o programa “Falando de RH” – uma iniciativa que tem com principal objetivo esclarecer os produtos e as ferramentas disponibilizadas pela organização e que estão voltadas especificamente para a gestão de seu capital intelectual. Sem dúvida alguma, esse programa tornou-se um dos principais canais para fortalecer a comunicação interna da empresa.

A iniciativa não surgiu por acaso, mas sim após a realização de uma pesquisa de clima interno, implementada pela empresa em parceria com o Instituto Great Place to Work. Através dessa pesquisa a Basf pôde identificar as forças da companhia na área de Gestão de Pessoas e as oportunidades de melhoria que poderiam ser adotadas pela organização. O "Falando de RH" foi criado como uma ação voltada a atender às necessidades dos colaboradores que afirmaram, na época da realização da pesquisa de clima, reconhecer o valor das ferramentas de gestão da Basf, mas que gostariam de conhecê-las com mais profundidade.

A Basf emprega cerca de 4.800 colaboradores na América do Sul e atingiu vendas de 2,4 bilhões euros, em 2005. Desse total, 1,4 bilhão de euro representa as vendas da empresa no Brasil, onde possui cerca de 3.400 colaboradores. Seus centros de produção estão localizados nos Estados da Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo, onde também se encontra a sede administrativa da organização. O portfólio de produtos da Basf oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance, produtos para agricultura e química fina até petróleo e gás natural. Em 2005, a companhia contava com aproximadamente 81 mil colaboradores e contabilizou suas vendas em mais de 42,7 bilhões de euros (aproximadamente 50,4 bilhões dólares). As ações da empresa são negociadas nas bolsas de valores de Frankfurt (BAS), Londres (BFA), Nova York (BF) e Zurique (AN).

"Para formarmos a melhor equipe na indústria devemos, como primeira medida, ouvir o que os nossos colaboradores têm a dizer. Em seguida, atender essas necessidades de forma transparente e objetiva. O Falando de RH é um exemplo de que a empresa está trabalhando exatamente dessa forma, priorizando os seus profissionais", afirma Wagner Brunini, diretor de Recursos Humanos da Basf para a América do Sul.

Na prática, o "Falando de RH" foi estruturado com o apoio da consultoria externa de Recursos Humanos, sendo programados workshops com quatro horas de duração, onde os colaboradores têm a oportunidade de conhecer mais sobre as ferramentas de gestão organizacionais, além de ter a oportunidade de esclarecer suas dúvidas através do diálogo direto e da realização de algumas dinâmicas de interação.

Segundo a Andréa Aguiar, gerente de Treinamento e Desenvolvimento Corporativo, o programa beneficia todas as localidades da Basf no Brasil e tem a preocupação de unificar das mensagens. Para isso, um grupo de consultores de uma consultoria externa foi capacitado para atender à demanda nos turnos/horários em que a Basf atua. Vale destacar que toda a equipe de Recursos Humanos de cada localidade sempre está presente aos workshops, com o objetivo de dar todo o suporte necessário para eventuais temas não abordados no conteúdo do “Falando de RH”.

Para Roberto Neuding, sócio da consultoria parceira neste projeto, o diferencial do programa foi exatamente a criação de uma linguagem acessível a todos os funcionários. Isso, por sua vez, os estimulou a tomar uma postura pró-ativa com relação à gestão da carreira. "A Basf possui práticas muito avançadas de gestão, comparáveis às principais empresas do mercado. Um dos desafios foi realizar esse evento alinhado a valores universais, como bem-estar e crescimento, estimulando os colaboradores a valorizar o que a empresa oferece e também usufruir dessas ferramentas no dia-a-dia pro-ativamente", comenta.

Os workshops – Na prática, o “Falando de RH” conta com várias atividades que facilitam e estimulam a participação dos colaboradores da Basf. Para isso, os consultores externos conduzem os workshops e as atividades desenvolvidas são consideradas bem didáticas. Dentre essas, destacam-se a utilização de filmes, aplicação de dinâmicas, além da realização de atividades de interação com o tema proposto. “Os workshops são realizados dentro das instalações da própria Basf”, comenta a gerente de T&D, ao acrescentar que o programa tem sempre a preocupação de formar turmas heterogêneas, de diferentes áreas de atuação e que apresentam as mais variadas competências.

Quando questionada sobre os benefícios que o programa trouxe à organização e conseqüentemente aos colaboradores, Andréa Aguiar afirma que a iniciativa proporcionou muitos esclarecimentos, transparência e proximidade dos colaboradores de todos os níveis da organização. “Isso, sem dúvida alguma, contribui muito para a melhoria nos diversos processos de gestão do capital humano na BASF”, conclui.

Palavras-chave: | Basf | comunicação |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (1)
Silene Ferreira em 29/01/2009:
Olá! Primeiramente quero desejar-lhes uma boa tarde e elogiar o novo visual do rh.com.br. Ficou ótimo. Em relação a matéria eu concordo e admiro esta técnica que esta sendo utilizada na empresa, pois é importante que tanto os colaboradores como os clientes estejam a par do que se passa dentro da empresa para que todos possam trabalhar mais e melhor com satisfação!

 
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

3ª Jornada Virtual de Recursos Humanos

Programa de Autodesenvolvimento



RH.com.br no Twitter


PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.