O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Conheça os cursos online e os eventos virtuais do RH.com.br
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






08/11/2016
RH » Desempenho » Artigo Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Os seis processos da gestão de pessoas

Por Marcela Xavier Tereza de Mello para o RH.com.br

Com o passar dos anos, devido às grandes mudanças e transformações que ocorreram no mundo e influenciaram diretamente o comportamento das organizações e sua forma de administração, os gestores foram percebendo que as pessoas são um grande diferencial competitivo, e, por isso, passaram a ter uma visão diferente e estratégica, valorizando a gestão de pessoas no ambiente de trabalho e tratando seus colaboradores como parceiros no alcance dos objetivos organizacionais e não mais como meros recursos de produção.

Diante desse novo cenário, a moderna gestão de pessoas é composta por um conjunto integrado de processos dinâmicos e interativos que planejam, organizam, dirigem e controlam o trabalho e a atuação das pessoas na organização que, segundo Chiavenato (2004), podem ser resumidos em seis processos básicos: provisão, aplicação, remuneração, desenvolvimento, manutenção e monitoração de pessoas, sendo que todos esses processos estão inter-relacionados entre si e se influenciam mutuamente. Cada processo tende a favorecer ou prejudicar os demais, quando bem ou mal utilizados.

Processo de agregar pessoas: também conhecido como processo de provisão ou suprimento de pessoas, esse processo envolve práticas de recrutamento e seleção, e pode ser compreendido como qualquer atividade da empresa para encontrar e estabelecer uma relação de trabalho com pessoas capazes de atender às necessidades da organização e contribuir para o sucesso organizacional.

Processo de aplicar pessoas: é o meio utilizado para desenhar as atividades que um profissional desempenhará na organização, orientar e acompanhar o seu desenvolvimento na execução de suas tarefas. Envolve a integração do funcionário na empresa, o desenho do cargo a ser desenvolvido e a avaliação de desempenho do funcionário no cargo.

Processo de recompensar pessoas: por ser um dos principais elementos de motivação e incentivo, esse processo constitui um papel de destaque para a gestão de pessoas, já que os funcionários trabalham em busca de certas expectativas e resultados. Compreende remuneração, programas de incentivo ao pessoal e programas de benefícios e serviços. As empresas precisam desenvolver sistemas de remuneração eficazes para proporcionar motivação, retenção e interesse das pessoas em permanecer na organização por longo prazo.

Processo de desenvolver pessoas: inclui treinamento e desenvolvimento de pessoas, programas de mudanças e desenvolvimento de carreira. É um meio de capacitar e aperfeiçoar o desenvolvimento pessoal e profissional.

Processo de manter pessoas: é utilizado para manter as pessoas da organização satisfeitas e motivadas, com condições ambientais e psicológicas satisfatórias, despertando o interesse do funcionário em permanecer na empresa por longo prazo. Inclui relações com empregados, higiene, segurança e qualidade de vida do trabalhador.

Processo de monitorar pessoas: acompanhar, orientar e manter o comportamento das pessoas de acordo com o planejamento da empresa, garantindo que o mesmo seja bem executado e que os objetivos sejam alcançados. Esse processo compreende os bancos de dados e sistemas de informações gerenciais.

Empresas que compreendem a importância desses processos estarão à frente da concorrência e terão resultados como excelência, qualidade, organização, crescimento e satisfação.

Nesse contexto, é fundamental que a área de recursos humanos assuma uma postura estratégica nas organizações e desenvolva novas habilidades conceituais e técnicas para lidar com as equipes de trabalho e contribuir para o sucesso organizacional.

Torna-se necessário que todo profissional de recursos humanos conheça os processos da gestão de pessoas e consiga diagnosticá-los dentro da organização em que atua, de forma que possa identificar se estão sendo tratados de maneira correta, corrigir as falhas e aprimorá-los constantemente, a fim de atrair, reter e desenvolver as pessoas que compõe o quadro funcional da empresa, maximizando o potencial do capital humano no ambiente de trabalho.

Aplicando corretamente os processos da gestão de pessoas, será possível capacitar e desenvolver colaboradores em novos conhecimentos e habilidades, recompensar desempenhos e comportamentos eficazes, estimular o comprometimento das pessoas, além de criar um bom e produtivo ambiente de trabalho, onde não só a organização se beneficie, mas também seus colaboradores, atingindo satisfação pessoal e contribuindo para o pleno sucesso organizacional.

Agora que você já conhece os seis processos da gestão de pessoas, verifique como estão sendo desenvolvidos na empresa em que você atua e busque continuamente estratégias para aperfeiçoá-los. Lembre-se: funcionários motivados tendem a permanecer por longo prazo na organização, além de produzir mais e melhor!

 

Palavras-chave: | Gestão de Pessoas | RH | Subprocessos |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (0)
» Por que participar da Jornada Virtual de Liderança 2016?
» Começaram as inscrições para a Jornada Virtual de Liderança 2016! Participe!
» O RH.com.br promove a 2ª Turma do Curso Como Elaborar e Utilizar Questionários em Gestão de Pessoas! Participe!
» No dia 08 de Setembro participe do Curso Planejamento da EAD nas Empresas – 4ª Turma!
» Aprenda a “Elaborar um Programa de Treinamento” e desenvolva talentos!
» Participe do “Curso Cultura Organizacional: Como Identificar, Fortalecer e Disseminar!” - 2ª TURMA
» Começaram as inscrições para o Curso Entrevista de Seleção – Planejamento, Execução e Análise (2ª TURMA)
» Agende-se e participe do Curso On-line “Como Elaborar um Programa de Treinamento”!
» Participe do Curso Como Elaborar e Utilizar Questionários em Gestão de Pessoas
» Inscreva-se para o Curso Entrevista de Seleção – Planejamento, Execução e Análise
» Deseja captar os melhores talentos? Planeje, execute e analise a entrevista de seleção!
» Aprenda a elaborar questionários utilizados na área de Gestão de Pessoas
» Conheça os NOVOS CURSOS que o RH.com.br oferece para você, em JULHO!
» Você ainda pode participar do Curso Planejamento da EAD nas Empresas! Inscreva-se!
» Dia 23/06 começa o Curso “Cultura Organizacional: Como Identificar, Disseminar e Fortalecer”. Inscreva-se!
» Dia 16/06 começa o “Curso Como Elaborar um Programa de Treinamento”!
» Identifique, dissemine e fortaleça a cultura da sua empresa!
» Aprenda a Elaborar um Programa de Treinamento!
» Em JUNHO, o RH.com.br oferece novos cursos para seu desenvolvimento!
» 10º ConviRH: casos práticos de RH para você fazer download!
Ainda não há comentários.

Seja o primeiro, clique no ícone disponível logo acima e faça seus comentários.
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Curso Online do RH.com.br

Curso Online do RH.com.br



RH.com.br no Twitter


PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.