O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Obrigado a todos os participantes da 1ª Turma Jornada Virtual!
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






25/10/2011
RH » Desempenho » Artigo Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

A importância da avaliação de desempenho nas organizações

Por Antonio Luiz Alexandre para o RH.com.br

Atualmente percebemos a importância que a avaliação de desempenho tem para os funcionários e o quanto também ela é valiosa para as empresas. Nas duas situações esse recurso possui vital significância, pois para o funcionário traz a oportunidade de receber o feedback sobre seu desempenho, possibilitando a melhoria deste, e para as empresas cria a possibilidade de desenvolver o potencial de cada funcionário, e com isso, gerando melhores resultados organizacionais.

Primeiramente precisamos compreender o que é avaliação de desempenho. Segundo Chiavenato, "a Avaliação de Desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa, em função das atividades que ela desempenha, das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de desenvolvimento". Ou seja, é uma avaliação realizada mediante a qualidade de entrega de todo profissional dentro de uma organização.

A avaliação de desempenho é uma ferramenta muito importante no universo organizacional, pois através dela, o funcionário tem a oportunidade de ver a forma pela qual o seu superior vem enxergando seu trabalho, de como ele está sendo analisado pelo seu superior. Consequentemente, para a empresa também é importante, pois possibilita ajustar determinadas falhas e promovendo o aproveitamento desse capital humano avaliado, tendo em vista que o superior pode ter em mãos um talento que precisa apenas de uma oportunidade.

Existem vários objetivos para trabalhar com a avaliação de desempenho nas empresas, dentre eles:
- Ajustar o perfil do funcionário ao local de trabalho que ele mais se identifica.
- Aperfeiçoamento contínuo do funcionário.
- Indica se o funcionário tem as qualificações exigidas pelo cargo.
- Indica o funcionário com potencial para promoções.
- Propicia geração de aumentos salariais.
- Diagnostica necessidades de treinamentos/qualificações.
- Evidencia problemas de relacionamentos.
- Demonstra evolução dos funcionários.
- Gera motivação e satisfação no trabalho.

Através dessa ferramenta, avalia-se o desempenho para saber a forma pela qual as atividades estão sendo realizadas, corrigir desvios, melhorar produtividade, criar um momento entre avaliado e avaliador para conversarem a respeito de como está sendo desenvolvido o trabalho, apontando mudanças em comportamento, em atitudes e em questões técnicas que precisam ser melhoradas. Permitir ao avaliado saber como o seu superior o enxerga, também é importante que o avaliador abra para que o avaliado possa pontuar o que ele acha a seu respeito também.

A pessoa que deve realizar o processo de avaliação de desempenho é o superior imediato de cada colaborador, pois é ele quem conhece a realidade da função. É ele quem conhece o conjunto de atividades realizadas pelo funcionário e quem pode avaliar com maior excelência o cargo em questão, pois conhece as carências, as fragilidades, as potencialidades no desempenho dos funcionários mediante ao cargo que desenvolve. Fazer com que o funcionário se autoavalie é importante para o processo, pois certifica os quesitos avaliados pelo avaliador e, havendo um consenso , sempre gera melhores resultados a esta avaliação.

Para que se tenham melhores resultados as avaliações devem ser periódicas e com padrões definidos para todos os cargos existentes na empresa. Deve ser monitorada continuamente as evoluções dos avaliados, visando ter dados mais reais para realimentá-la. O avaliador deve se preparar para o momento de avaliação, não é um processo fácil e nem rápido, além de exigir dele muita habilidade, principalmente, no ato do feedback. Ressalta-se, aqui, a importância de realizar as avaliações de forma imparcial e impessoal.

Aos avaliadores, sugere-se que tenham algumas habilidades para conduzir esse processo, como:
- Agir com imparcialidade.
- Usar da empatia.
- Possuir boa comunicação.
- Comprometimento.
- Foco em resultados.

Utilizando essas habilidades, o avaliador tem maiores chances de obter o êxito no fechamento da ferramenta de avaliação de desempenho que é, justamente, o momento de apresentar os resultados a cada funcionário. Cabe ao setor de Recursos Humanos capacitar os líderes para trabalharem com essa ferramenta, pois se os mesmos não forem conscientes da importância dela para a empresa e para os funcionários, podem prejudicar o bom andamento da avaliação de desempenho, podendo por em risco a credibilidade da mesma.

Finalizo ressaltando, que a avaliação de desempenho tem por premissa melhorar a performance dos funcionários e também o desempenho organizacional, pois é através das pessoas que se consegue atingir os resultados almejados.

 

Palavras-chave: | avaliação de desempenho | feedback |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (6)
Edna Fernandes em 13/02/2012:
Ótimo este artigo. As empresas deveriam internalizar esta importante ferramenta, pois na maioria das vezes os coladoradores precisam de uma atenção especial e infelizmente não é o que vivencio no meu ambiente de trabalho.

Isac Diniz em 25/11/2011:
Muito Bom.

AGATHA CRISTINA DA SILVA RAMOS em 29/10/2011:
Seu texto está muito bem elaborado! Sua escrita é maravilhosa. O tema foi muito bem desenvolvido, os argumento foram bem definidos e a sua escrita foi bem objetiva e clara. Parabéns!

Rita Cristina em 26/10/2011:
Valioso. A avaliação pessoal de cada colaborador é muito importante para o crescimento da empresa em conjunto, e melhor resultado final. Ótimas dicas.

Angela Nespeca em 26/10/2011:
Excelente artigo, permite aos interessados, dados e meios para compreender a complexibilidade dos colaboradores avaliados, sendo que cada indivíduo está sujeito a influências e variações, facilitando assim melhor resultado nas avaliações.

Patricia em 25/10/2011:
Excelente o artigo. Nos dias de hoje esta ferramenta deveria ser adotada em toda e qualquer empresa, pois nós, funcionários, sentimos falta deste tipo de avaliação. E com esta aplicação quem tem a ganhar é a empresa, pois terá funcionarios motivados e sempre querendo dar o melhor de si sem sentar na cadeira do comodismo e do sem rumo. Todo Gestor deveria ter o conhecimento e o treinamento para fazer a avaliação de desempenho em sua organização, pois quem tem a ganhar principalmente são eles mesmos. Parabéns, professor e administrador. Creio que deveríamos ter muitos Antonios pensando assim ...

 
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Programa de Autodesenvolvimento

3ª Jornada Virtual de Recursos Humanos



RH.com.br no Twitter


PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.