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13/04/2009
RH » Desempenho » Dicas Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

10 dicas para dar um feedback eficaz

Por Patrícia Bispo para o RH.com.br

A prática de comunicação eficaz no ambiente organizacional é uma premissa para que a empresa alcance suas metas e consequentemente obtenha sucesso em um meio cada vez mais competitivo. Dentro desse contexto, existe o conhecido feedback - que permitirá a organização e o colaborador saberem se estão sendo realmente eficazes e, dessa forma, aprimorarem as suas performances. A seguir, confira algumas dicas para serem usadas no meio organizacional e que podem tornar feedback mais eficaz.

1 - Nunca seja genérico diante de quem receberá o feedback. É melhor ser objetivo nas suas explicações diante do profissional, pois isso não criará dúvidas ou falsas expectativas durante o processo.

2 - Para facilitar o processo de feedback, liste os itens que você abordará na conversa com o colaborador.

3 - Para que o feedback não pareça uma conversa para "derrubar" o profissional, quebre o gelo e inicie sempre o diálogo com expressões amigáveis como, por exemplo: "Diante da minha experiência...", "Pelos anos que tenho na área...", "Seu trabalho está bom, mas acredito que pode melhorar...".

4 - Apresente sugestões de como o processo realizado pelo colaborador poderia ter tido um resultado melhor. Apenas dizer que algo não deu certo, sem comentários consistentes deixa o feedback sem sentido.

5 - Mostre que sempre estará aberto para trocar ideias, caso a pessoa tenha dificuldades para realizar determinada atividade.

6 - Observe como o ouvinte reage às suas colocações. A expressão facial do colaborador irá orientá-lo se o feedback está sendo construtivo ou apenas complicando uma situação que poderia ser contornada sem grandes "atropelos" de comunicação.

7 - Quem fala também deve estar preparado a escutar a outra parte. Uma comunicação unilateral não surte os melhores efeitos. Por isso, esteja pronto para ver o "outro lado da moeda".

8 - Lembre-se que fazer anotações, tanto para quem dar quanto para quem recebe feedback é importante. Isso porque, depois da conversa nenhum fator importante correrá o risco de ser esquecido.

9 - O processo de feedback pede um local reservado, pois isso deixará quem faz parte do processo mais tranquilo. A presença de terceiros pode causar constrangimento.

10 - Se a organização não possui em sua cultura a prática do feedback é preciso que seja realizado um processo de conscientização sobre a importância do mesmo. Muitos profissionais têm reais chances de ascensão na carreira, depois que recebem feedback sobre sua atuação na empresa, pois essa é uma oportunidade para identificar os pontos fortes e os que precisam ser melhorados no colaborador.

Palavras-chave: | feedback |

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COMENTÁRIOS (9)
CARINA OLIVEIRA em 26/11/2009:
EXISTE UM SÍMBOLO DE RH? ESTOU PROUCURANDO PARA CONFECCIONAR AS CAMISAS. OBRIGADA CARINA

Kathiany Gadelha em 11/10/2009:
Gostaria de parabenizá-la pelas excelentes reportagens publicadas. Suas dicas foram de muita ajuda para melhorar a minha performance como profissional de RH.

Walcyr Duarte Horta em 08/09/2009:
Quero parabenizá-los pelo ótimo artigo, bem explicativo e de fácil assimilação. Um grande abraço.

André Luiz Jordão Neves em 29/06/2009:
Parabéns pelo assunto! Porque estou aprendendo cada vez mais com você. E isso é motivo de orgulho na minha vida profissional.

Eder Vieira em 17/04/2009:
Parabéns pelos comentários, pois com bastante clareza você explicou práticas de feedback. São 10 itens simples e fáceis de pôr em prática.

valdelina em 16/04/2009:
Eu gosto muito de ler os textoS de Rh. São muito bons, parabéns

Dalton em 16/04/2009:
Parabéns pela clareza do texto. Na minha vida profissional sempre utilizei o chamado "feedback sanduiche", onde você inicia "enchendo a bola" de quem você está dando o feedback, a sua capacidade, etc, então vc dá o recado sobre o que vc quer ver melhorado, e conclui enaltecendo as qualidades dele, etc, dizendo que sabe que "vai tirar de letra" aquelas recomendações. Sempre tive um retorno muito bom e recomendo este "modelo" de feedback.

milenA em 15/04/2009:
Parabéns.. A maneira como desenvolve os textos é realmente fascinante, mostra clareza e muita sabedoria. =)

WASMAS TELES DE ALMEIDA em 14/04/2009:
O retorno repassado ao colaborador, tem como maior objetivo, proporcioná-lo a fazer uma análise interior, para buscar uma melhor performance profissional e até mesmo pessoal/familiar, possibilitando-o maior oportunidade de crescimento.

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