O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Conheça os cursos online e os eventos virtuais do RH.com.br
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






27/01/2004
RH » Desempenho » Entrevista Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Sucesso, vitórias e atitudes

Por Patrícia Bispo para o RH.com.br

Dez anos de pesquisas sobre o comportamento humano. Esse foi o tempo que o conferencista Carlos Hilsdorf, levou para fazer uma profunda reflexão sobre o desdobramento das atitudes humanas, que podem conduzir ao sucesso. Autor do livro "Atitudes Vencedoras", Editora Senac São Paulo, afirma que "O sucesso é o que não pode ser tirado de você, é a sua essência realizada". Em entrevista concedida ao RH.COM.BR, Hilsdorf comenta que todas as pessoas carregam pré-requesitos para serem vencedoras tanto na vida pessoal quanto profissional. No entanto, ele lembra que a competência tem peso fundamental na obtenção do sucesso, pois não é raro encontrar pessoas repletas de conhecimentos e carentes de atitudes. E para as empresas que desejam formar equipes vencedoras, Hilsdorf lembra que o RH é capaz de encontrar as melhores práticas para conduzir o crescimento das pessoas e das organizações de maneira sincrônica. Confira!

RH.COM.BR - O que o Sr. considera uma pessoa de atitudes vencedoras?
Carlos Hilsdorf - Uma pessoa de atitudes vencedoras é alguém que compreendeu que nós somos o que repetidamente fazemos. Alguém que, em primeiro lugar, compreendeu a importância das nossas atitudes, mesmo falando das menores e, tendo compreendido isso, passa a observar o processo de formação de suas atitudes a ponto de poder influenciá-lo, transformando todas as suas atitudes em vencedoras. Uma atitude vencedora é uma escolha que contribui com o nosso crescimento e auto-realização. Assim, em síntese, uma pessoa de atitudes vencedoras é alguém que diante de qualquer situação busca sempre escolher a solução que lhe permita crescer, tornar-se melhor, realizando o seu potencial.

RH - Qualquer pessoa carrega os pré-requisitos para ser um vencedor?
Hilsdorf - Todos carregamos pré-requisitos que podem, quando corretamente utilizados, nos conduzir à vitória nos mais variados campos da existência. Contudo, o sucesso, a felicidade e a prosperidade têm muito mais ligação com a forma ou a atitude, com que utilizamos nossos pré-requisitos ou potenciais.

RH - Esses pré-requisitos podem ser trabalhados no dia-a-dia?
Hilsdorf - Partindo da premissa de que somos o que repetidamente fazemos, todos as potencialidades podem e devem ser trabalhadas cotidianamente. Como dizia Sócrates, "o exercício contínuo da virtude torna virtuoso o coração". Na prática, isso ocorre quando tomamos consciência dos processos que estão por trás dos fatos e passamos a agir para controlá-los e não permitir que eles nos controlem.

RH - Existe um perfil específico para o vencedor?
Hilsdorf - Podemos elencar uma grande quantidade de características pelas quais identificamos um vencedor, mas possuir uma ou mais destas características não torna alguém vencedor, da mesma maneira que não possuí-las não exclui, necessariamente, uma pessoa do sucesso. O sucesso tem ingredientes, mas não tem receita. Assim é preferível procurarmos maneiras de aperfeiçoar o nosso perfil a procurar saber se ele se enquadra, ou não, em um determinado modelo.

RH - Quando falamos em ser vencedor, é comum associarmos a palavra vitória ao sucesso. Para o Sr. o sucesso tem alguma relação com a sorte?
Hilsdorf - Costumo dizer que embora o sucesso e a vitória possam ser utilizados como sinônimos em diversas situações, contemplam conceitos diferentes. Considero que o sucesso pode ser efêmero, já uma vitória será sempre uma vitória. Com respeito à sorte, em meu livro "Atitudes Vencedoras", proponho um acróstico da palavra sorte, S.O.R.T.E, definido como um impulso favorável que ocorre em nossas vidas e que é mais facilmente sentido por pessoas que primam pelas atitudes de: Solucionar, Organizar, Regularizar, Tolerar e Esforçar-se sempre um pouco mais. Claro que podemos refletir sobre a sorte sob muitos outros pontos de vista, mas é sempre melhor nos concentrarmos nas características do fenômeno que podemos controlar.

RH - Em seu livro "Atitudes Vencedoras", o Sr. oferece ferramentas práticas para se obter o sucesso. Que ferramentas são essas?
Hilsdorf - Essas ferramentas correspondem ao conhecimento das principais características e dos processos psicológico-comportamentais que dão origem ao nosso comportamento, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Só podemos agir coerentemente sobre o que conhecemos melhor. O livro propõe uma reflexão sobre as principais atitudes que temos que abandonar, manter e adquirir no sentido de direcionar nossos esforços para resultados alcançáveis, mensuráveis e profundamente desejáveis. Conhecendo os principais mecanismos e os processos que agem no nosso dia-a-dia pessoal e profissional, podemos corrigir a rota da nossa jornada diária de maneira a irmos nos aproximando em níveis crescentes da nossa auto-realização. Esta é sem dúvida a mais bela viagem a que pode se propor o ser humano.

RH - Qual o peso da competência para o alcance da vitória, seja ela na área profissional ou mesmo pessoal?
Hilsdorf - Competência é fundamental. Basta observar que mesmo na Era do Conhecimento, onde o capital intelectual foi e é tão aclamado, encontramos pessoas com alto coeficiente de conhecimento que não encontram seu lugar na vida pessoal e profissional. Essas pessoas estão repletas de conteúdo, mas carentes de atitudes. Competência é o fruto da união do conhecimento e da atitude. Na vida não é bastante saber, é preciso fazer. Um dos graves equívocos oriundos da Era do Conhecimento é justamente o fato de alguns profissionais ficarem demais presos ao conhecimento sem desenvolver as atitudes necessárias para materializá-lo em resultados.

RH - Nas organizações, tornou-se comum ouvir que é preciso formar "equipes de sucesso". De que forma o profissional de RH contribui para a formação de equipes vencedoras?
Hilsdorf - O profissional de RH é historicamente e por definição o profissional de formação mais holística e melhor adaptado para transitar entre os diferentes departamentos, linguagens e estilos culturais das organizações. Focalizado no entendimento das pessoas e suas interações pessoais e profissionais com o ambiente corporativo, o profissional de RH associa conhecimento, feeling e competência de maneira estratégica para permitir que todos os elos da cadeia de valor de uma organização operem de maneira harmônica e estrategicamente vencedora. Uma equipe de sucesso surge da união de profissionais de sucesso que conseguem encontrar a melhor maneira de atuar em times e equipes sob influência formadora e harmonizadora do RH. O RH é o departamento da organização que se dedica a encontrar as melhores práticas para conduzir ao crescimento de pessoas e organizações de maneira sincrônica. Através de uma estratégia vencedora de RH, conseguimos instituir uma visão compartilhada, um sonho comum e uma união ao redor de princípios e de valores, daí deriva o sucesso pleno de uma organização.

RH - Então, poderemos afirmar que o RH tem papel decisivo nesse processo?
Hilsdorf - Sem dúvida, o profissional de Recursos Humanos define o "tipo sanguíneo" das organizações. Conhece-se uma organização moderna pela qualidade do seu RH. Em minhas palestras para administradores, eu sempre gosto de salientar que toda e qualquer reunião que se dedique ao presente ou futuro da organização, para a qual RH não tenha sido convidado, é uma reunião míope. Qualquer que sejam as decisões, elas serão implantadas por pessoas e para pessoas. É justamente por isso que devemos contar com um representante do departamento que possui o maior conhecimento e o maior número de atitudes voltadas a pessoas dentro da organização: o RH.

Palavras-chave: | Carlos Hilsdorf | sucesso | vitória |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (0)
Ainda não há comentários.

Seja o primeiro, clique no ícone disponível logo acima e faça seus comentários.
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Curso Online do RH.com.br

Curso Online do RH.com.br



PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.