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27/02/2009
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A prática da Avaliação 360º

Por Kelly Marques para o RH.com.br

O que é?

É um método que consiste em avaliar o desempenho dos colaboradores, através de uma rede de feedback, envolvendo as pessoas que fazem parte do seu círculo de atuação, possibilitando a visão da sua performance sob diferentes ângulos (visão dos superiores, pares, subordinados, clientes e fornecedores), visando aumentar a eficácia do profissional nos processos empresariais com qualidade de vida no trabalho.

Objetivos 

  1. Estabelecer, de maneira clara, o que é esperado de cada colaborador, com base na descrição e na análise do cargo que o profissional ocupa. 
  2. Dotar o colaborador de um esquema de acompanhamento e aconselhamento, onde ele terá a oportunidade de conhecer seus pontos fortes e fracos, reforçando seu bom desempenho e procurando corrigir suas deficiências.
  3. Elaborar planos de ação para os colaboradores que apresentam desempenho insatisfatório.
  4. Estabelecer metas e novas conquistas com base nos objetivos organizacionais.

Pré-requisitos

  1. Definição de todas as competências necessárias para os diversos cargos existentes na estrutura organizacional.
  2. Elaboração mais clara da análise e da prática na descrição de competências.
  3. Definição de todas as competências necessárias para os diversos cargos existentes na estrutura organizacional.
  4. Base de dados informatizada que viabilize o processo e garanta o sigilo das informações.

Dificuldades

  1. Mudança de cultura, porque a avaliação passou de um processo unilateral para um outro, onde é necessário avaliar e ser avaliado por outras pessoas.
  2. Em algumas empresas, esse tipo de avaliação já é realizada pela Intranet. Nesse caso, é preciso que os colaboradores que não são acostumados a lidar com computadores sejam previamente treinados e tenham um terminal à disposição.
  3. Utilização de uma ferramenta pelo nível operacional, já que não fazia parte do dia-a-dia de trabalhos dos funcionários ter acesso a um computador.
  4. Mostrar a todos os colaboradores os ganhos com o novo processo de avaliação, sensibilizando e estimulando a participação do processo. Para tanto, o líder deverá atuar como agente facilitador do processo.
  5. Os funcionários de nível hierárquico inferior encontram maior dificuldade em avaliar seu superior, seja por ausência de esclarecimento sobre o propósito da avaliação ou pela falta de uma visão holística da organização.

Benefícios

  1. Otimiza a produtividade.
  2. Orienta o desempenho.
  3. Diagnostica os pontos de melhoria na performance dos avaliados. 
  4. Proporciona o desenvolvimento pessoal e profissional.

Cases e Entrevistas

Confira entrevista e alguns cases que retratam a experiência de organizações com a aplicação da Avaliação 360º (clique no título abaixo):

  1. Gestores da Novartis trocam experiências
  2. Avaliação para todos os níveis
  3. Avaliação 360 Graus - um caminho para melhorar o desempenho
  4. Avaliação 360º: visão ampla do desempenho
  5. Nunca avalie sem dar feedback

Palavras-chave: | Avaliação 360º |

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COMENTÁRIOS (18)
Ainda não há conteúdo relacionado.

Leandro Alvares da Costa em 15/11/2011:
Vale a pena conferir. Será lançada uma ferramenta WEB muito simples de avaliação 360º de desempenho por competência que possibilita dar e receber feedbacks sistemáticos úteis ao desenvolvimento das pessoas e da organização.

Edenilsom Moreira de Mello em 23/06/2009:
Uma avaliação que conta com a participação de todos os colaboradores destacando os pontos fracos e fortes das pessoas com um olhar global na busca de melhorias, resultados e metas.

marcos antonio s. lins em 17/06/2009:
Muito importante esse método de avaliação do desempenho, pois proporciona ao avaliado, a oportunidade de conhecer os seus pontos fortes e fracos, e a possibilidade dele conquistar novas metas. Esse método deveria ser implantado por todas as empresas, pois assim se evitaria o alto índice de desemprego.

CLAUDIA JARLINE DA HORA MENDES em 13/06/2009:
Essa prática de avaliação é de grande importância para que uma organização desenvolva o capital intelectual dos seus colaboradores, tendo em vista a necessidade de se adequar as constantes transformações do mercado, trabalhar os pontos positivos de um colaborado, além degerar motivação entre os colaboradores gera maior rendimento para a organização e identificar os pontos fracos gera a possibilidade de aprendizagem evitando erros futuros.

Rubens Omena em 10/06/2009:
Este roteiro sobre a avaliação 360º me chamou a atenção pela riqueza de detalhes. De certo a avaliação 360º é uma ferramenta capaz de favorecer o desenvolvimento de uma organização que entende a necessidade de valorizar mais as pessoas. Ela propicia uma visão ampla, de vários ângulos, sobre um mesmo profissional. E, quando aplicada a funcionários de todos os setores, passa a ser uma poderosa aliada na elaboração de diagnósticos precisamente eficientes sobre necessidades de treinamento e desenvolvimento das pessoas envolvidas com a missão e a visão dessa organização. Trata-se de fato de um olhar mais crítico, mais completo, mais detalhista sobre quem faz, o que faz e como faz tudo o que envolve o desempenho de uma organização.

Ana Paula de Barros Marques em 10/06/2009:
Esta prática de avaliação possibilita uma visão por vários ângulos de atuação numa empresa melhorando o desempenho profissional e qualificando o ambiente de trabalho.Com objetivos claros no que se refere ao papel de cada um empresa.

Relden Rafael Barros T. Soares em 08/06/2009:
É uma avaliação, onde podemos identificar os pontos fortes e fracos de cada colaborador, e ajudar a melhorar o seu rendimento dentro da organização, através de feedback e mostrando onde eles têm que mudar para ter um melhor rendimento, tanto profissional quanto pessoal.

claudia leite em 08/06/2009:
Esse tipo de avaliação é bem interessante e possui um método importântissimo que é o do feedback,proporcionando clareza e direcionamento ao colaborador, permitindo-lhe conhecer seus pontos fracos e fortes. Porém é necessário ter cuidado com o nível e a cultura de seus colaboradores.

José Givaldo em 07/06/2009:
É uma avaliação rica. Se bem trabalhada com toda certeza vai trazer grandes benefícios para a empresa e colaborador. Pois vai produzir diferentes informações. Que vem de todos os lados, e funcionam no sentido de ajustamento do funcionário. E quando se trabalha com várias informações o resultado parece ficar bem mais fácil.

Valdilene Silva Ribeiro em 07/06/2009:
É um sistema mais compreensivo, onde esse tipo de avaliação mostra muitas perspectivas, é uma forma mais rica de avaliar, desta forma produz diferentes informações vindas dos clientes internos/externos dos fornecedores e de todos envolvidos. É bom lembrar, que um sistema como esse requer treinamento para funcionar de forma correta.

PATRICIA MELO em 06/06/2009:
Essa ferramenta é de grande importância tanto para os colaboradores, quanto para empresa... para isso tem que ser implantada de forma correta! Ela estabelece metas e novas conquistas com base nos objetivos organizacionais...

Marina Conceição de Farias em 06/06/2009:
É um modelo de gestão com competência, onde visa a melhoria do desempenho de cada colaborador, fazendo assim uma analise pela competência de cada um e reforçando o bom desempenho e procurando corrigir suas deficiências. Valorizando mostrar o dia-a-dia de trabalho de cada colaborador.

Karla Emanuele Batalha da Silva em 06/06/2009:
É um processo pelo qual podemos observar as dificulades encontradas pelos colaboradores em geral, visando a qualidade do seu desempenho, mostrando seus pontos fortes e fracos e podendo obter pontos positivos para a empresa. Obtendo assim cada vez mais a produtividade dos seus colaboradores e otimizando seu desenvolvimento pessoal e profissional.

graciete pereira do nascimento em 06/06/2009:
É uma ferramenta de avaliação que visa aumentar a eficácia dos colaboradores dentro da empresa e, se implantada de forma correta, trará grandes vantagem tanto para os colaboradores como também para a empresa, uma vez que os colaboradores certamente irão aprimorar suas competências. No entanto, antes da aplicação da avaliação, necessário se faz um treinamento para que a participação de todos seja consciente, pois o processo envolve todos os níveis de colaboradores que atuam na empresa.

jose paulo edjanei dos santos em 06/06/2009:
me indentifiquei muito com esse método, onde todos se envolvem no desempenho do colaborador já que tanto o avaliado quanto os avaliadores opinam para um melhor resultado na avaliação

michelle serafim copetti em 22/04/2009:
Por favor, eu preciso de um modelo de avaliação de competências 360°, para um trabalho que eu tenho que fazer. Será que vocês poderiam me ajudar?

Maria Helena Ferreira em 08/03/2009:
Fiz minha monografia em julho/08 sobre este assunto, avaliação 360 graus na organização, centralizando a empresa na visão do colaborador, do cliente e do fornecedor, gostei muito, tá bem objetivo e claro e tá confirmando meu TCC.

Debora Farran em 06/03/2009:
Muito bom, objetivo e claro.

 
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