O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
3ª Jornada Virtual de Liderança - 2014
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






11/12/2002
RH » Desenvolvimento » Artigo Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Avaliação de treinamento e desenvolvimento de pessoas

Por Fátima Cristina Nóbrega da Silva para o RH.com.br

As avaliações de treinamento e desenvolvimento de pessoas aplicadas pelos profissionais de RH têm estado focalizadas nos seguintes elementos: Reação, Aprendizado, Comportamento e Resultados, os elementos definidos por Kirkpatrick. Há um tipo de avaliação que precisamos nos preocupar em desenvolver que é a avaliação do retorno dos investimentos feitos em treinamento. As avaliações aplicadas têm sido avaliações do próprio treinamento e não do retorno que este treinamento teve para a organização. O que a organização ganhou com o treinamento feito?

Quando a empresa decide em oferecer um treinamento, ou em fornecer subsídios para o desenvolvimento contínuo de seus funcionários, esta tem objetivos específicos como melhorar a performance empresarial, alavancar resultados para a empresa, aumentar as vendas, diminuir as perdas de matéria prima na fabricação de um produto, entre muitos outros. O treinamento e o desenvolvimento de pessoas na empresa deve estar ligado a estes objetivos para que possamos avaliar o efetivo retorno do treinamento.

Devemos definir indicadores baseados na missão, na visão de futuro e nos objetivos da empresa para que possamos assegurar que o investimento em treinamento e desenvolvimento de pessoas tenha um retorno efetivo para a organização. Estes indicadores devem ser avaliados a curto, médio e longo prazos para que possamos ter a visão holística do retorno do treinamento e para que possamos assegurar que as necessidades de treinamento e desenvolvimento estejam adequadamente atendidas.

As lideranças da empresa devem ser responsáveis, em conjunto com suas equipes a definir os indicadores para avaliação do treinamento e desenvolvimento, sempre voltados aos objetivos da empresa. Perguntas como: "Aonde pretendemos chegar?", "Onde estamos?", "O que poderemos fazer para chegar lá?" e "O que nos falta para chegar lá?", são perguntas que não poderão calar e precisam ser respondidas.

O treinamento poderá responder algumas delas, mas deve-se considerar outros fatores como o uso regular de coaching, melhora na comunicação interna, trabalhar o clima da empresa. Deve-se também atentar para os formatos de treinamento utilizados. Há diversos perfis de pessoas na empresa e elas aprendem de diversas maneiras diferentes. A empresa deverá voltar seus planos de treinamento e desenvolvimento para seu público interno, portanto, conhece-lo é muito importante.

Deve-se desenvolver um plano de desenvolvimento que envolva, por exemplo, aulas presenciais, coaching, e-learning, vídeo, áudio, bibliotecas, etc. para que possa atender aos diferentes perfis de aprendizagem existentes na empresa. O incentivo da liderança fará uma enorme diferença também no sucesso do treinamento. Para que a avaliação do treinamento seja positiva, a liderança precisa estar comprometida com os resultados que se pretende alcançar. É também de responsabilidade das lideranças incentivar seus colaboradores a conciliar o treinamento com a prática. É imprescindível permitir a utilização do que se aprendeu no treinamento no dia-a-dia do trabalho.

Não há uma receita de bolo, mas tente criar a sua própria receita utilizando os seguintes ingredientes:
* Estabeleça as necessidades de treinamento observando a missão, os objetivos e a visão da empresa;
* Defina indicadores para a medição dos resultados do treinamento;
* Crie critérios de sucesso, considerando os resultados baseados nos indicadores definidos;
* Planeje um sistema formal de folow-up do treinamento; Valorize a Learning Organization (Peter Senge);
* Utilize coaching;
* Compartilhe;
* Seja o exemplo, o benchmark;
* Sinalize o que é esperado;
* Discuta resultados esperados;
* Divulgue sua equipe para fora de sua área de atuação.

Com estes ingredientes, aplique seu plano de treinamento e avalie. A tendência é que sua avaliação irá mostrar excelentes resultados do treinamento e desenvolvimento das pessoas nos resultados de sua empresa.

Palavras-chave: | avaliação de treinamento |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (2)
Ainda não há conteúdo relacionado.

Sebastião Guimarães em 13/12/2010:
Fátima Cristina, Ótimo artigo! Ficarei muito satisfeito se voce enviar-me este artigo para ser publicado no Blog QUASE TUDO SOBRE A ISO 10015.

Elias A. Teixeira em 12/06/2009:
Excelente artigo, faz uma análise sucinta e objetiva da importância do treinamento nas organizações. Aponta para uma questão que costumeiramente não é levada em consideração, a avalização da eficácia do treinamento com realção aos objetivos da organização. Parabéns, ótimo artigo.

 
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

3ª Jornada Virtual de Recursos Humanos

Programa de Autodesenvolvimento



RH.com.br no Twitter


PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.