O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Conheça os cursos online e os eventos virtuais do RH.com.br
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






25/10/2016
RH » Desenvolvimento » Dicas Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

O passo mais importante para o seu desenvolvimento: conhece-te a ti mesmo

Por Willyans Coelho para o RH.com.br

O filósofo Sócrates é reconhecido por ter conduzido a transição da filosofia grega das questões cosmológicas, como a origem do universo e das coisas, para as questões mais humanas, como a ética e a nossa relação com os outros. Acredita-se que ele tomou a frase do templo de Delfos como base para seu pensamento: "Conhece-te a ti mesmo".

Sócrates acreditava que deveríamos nos preocupar menos com as coisas materiais e dar mais atenção a nós mesmos. Conhecer a mim mesmo é a base para modificar a minha relação comigo, com os outros e com o mundo. O autoconhecimento seria, então, algo fundamental para uma vida mais equilibrada, autêntica e feliz. Porém, o grande desafio é encontrar formas que nos favoreçam obter esse autoconhecimento. Temos muita facilidade em apontar os erros e problemas dos outros, mas dificilmente sabemos onde erramos e em que podemos melhorar.

Transpondo essa ideia para o nosso mundo corporativo, percebemos que o autoconhecimento também se torna essencial para que possamos obter melhores resultados em nosso desempenho profissional. E para saber aquilo que fazemos de melhor, existem alguns caminhos que podem nos ajudar a descobrir nossos pontos essenciais de desenvolvimento:

Solicite feedback regularmente - Seja proativo para saber como as pessoas percebem você e o seu estilo de interação. A partir do feedback é possível analisar os seus comportamentos a partir da perspectiva do outro e buscar as mudanças necessárias para um melhor desempenho. Ouça com atenção e abertura, não fique na defensiva, procurando dar justificativas ou desculpas para o que ouve. Lembre-se, esse é o seu momento de compreender, não de ser compreendido.

Reflita sobre a sua performance - Não importa se você é introvertido ou extrovertido. Se gosta de estar sempre com outras pessoas ou prefere espaços mais reservados. Independente do seu estilo é importante passar um tempo sozinho refletindo sobre o seu desempenho recente. Se possível, reserve alguns minutos por dia para refletir como foi o seu trabalho e como foram as interações que você fez ao longo do dia. Se não der para ser um exercício diário, escolha um ponto importante de um projeto, por exemplo. Faça uma autocrítica equilibrada. O que deveria ser aprimorado? Entenda o que poderia ter sido feito melhor e aprenda com essas situações. O que deu certo? Reconheça o que foi bem feito, tenha orgulho do seu trabalho e comemore os seus sucessos.

Identifique seus pontos fortes e fracos - Todas as pessoas têm seus pontos fortes e seus pontos fracos. Geralmente se diz que você deve identificar seus pontos fracos e melhorá-los. Mas podemos tentar uma abordagem diferente: identifique e potencialize os seus pontos fortes. Busque ser excelente naquilo que você já é bom. Em relação aos pontos fracos, procure apenas limitar seus impactos negativos. É difícil tornar-se excelente naquilo que você não é bom. Então, concentre seus esforços de melhoria nos seus pontos fortes.

Entenda suas alegrias e paixões - As emoções são um elemento fundamental no trabalho. Todo trabalho tem uma parte agradável e outra chata de se fazer. E você deve conhecer aquilo que torna o seu dia alegre ou tedioso. O seu desempenho tem alta correlação com a alegria e a energia que você coloca em suas atividades. Então, a maior parte do seu tempo deve ser dedicado às atividades que lhe trazem satisfação quanto às suas contrições e o impacto do seu esforço. Aprimore cada vez mais o seu desenvolvimento para tornar-se excelente nessas atividades que lhe dão prazer.

Palavras-chave: | Autoconhecimento | Desempenho | Feedback |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (0)
Ainda não há comentários.

Seja o primeiro, clique no ícone disponível logo acima e faça seus comentários.
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Curso Online do RH.com.br

Curso Online do RH.com.br



RH.com.br no Twitter


PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.