O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Jornada Virtual de Liderança com 30% de desconto até 31/08
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






16/01/2009
RH » Desenvolvimento » Dicas Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

O que é treinamento, desenvolvimento e educação?

Por Willyans Coelho para o RH.com.br

Há muita controvérsia a respeito dos termos que são utilizados pela área de treinamento das empresas. Porém, mais do que utilizar os termos corretamente, o importante mesmo é saber que existem diversas maneira de promover a aprendizagem das pessoas no ambiente de trabalho.

Numa tentativa de estruturar tais iniciativas, Vargas e Abbad (2006) propuseram a seguinte distinção:

Informação

Módulos ou unidades organizadas de informações e conhecimentos, disponibilizados em diferentes meios (portais, links, textos impressos, bibliotecas virtuais, banco de dados, materiais de apoio a aulas, folhetos e similares).

Instrução

Forma mais simples de estruturação de eventos de aprendizagem que envolve definição de objetivos e aplicação de procedimentos instrucionais. É utilizada para transmissão de conhecimentos, habilidade e atitudes simples e fáceis de transmitir ou desenvolver por intermédio de eventos de curta duração. Os materiais assumem a forma de cartilhas, manuais, roteiros, aulas e similares, podendo, em alguns casos, serem autoinstrucionais.

Treinamento

Eventos educacionais de curta e média duração compostos por subsistemas de avaliação de necessidades, planejamento instrucional e avaliação que visam melhoria do desempenho funcional, por meio da criação de situações que facilitem a aquisição, a retenção e a transferência de aprendizagem para o trabalho. A documentação completa de um evento educacional dessa natureza contém a programação de atividades, textos, exercícios, provas, referências e outros recursos.

Desenvolvimento

Refere-se ao conjunto de experiências e oportunidades de aprendizagem, proporcionadas pela organização e que apoiam o crescimento pessoal do empregado sem, contudo, utilizar estratégias para direcioná-lo a um caminho profissional específico. Gera situações silmilares aos demais tipos de ações educacionais, porém, nesta caso, constituem-se apenas em ferramentas de apoio e estímulo a programas de autodesenvolvimento como os de qualidade de vida e gestão de carreira.

Educação

Programas ou conjuntos de eventos educacionais de média e longa duração que visam à formação e qualificação profissional contínuas dos empregados. Incluem cursos técnicos profissionalizantes, cursos de graduação, cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado profissional, mestrado acadêmico e doutorado).

 

Referências:
VARGAS, M.R.M.; ABBAD, G.S. Bases Conceituais em treinamento, desenvolvimento e educação - TD&E. In: BORGES-ANDRADE, J.E.;ABBAD, G.S.;MOURÃO, L. Treinamento, Desenvolvimento e Educação em Organizações e Trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2006. Cap. 7, p. 137-158.

 

Palavras-chave: | aprendizagem |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (3)
Alysson P. da Silva em 27/01/2009:
O texto trata o assunto de uma forma, com que todos em organização possa de uma maneira eficaz, dimensionar sobre aqueles que fazem parte da organização, dinamismo e interação direta..

Cíntia De Paula em 21/01/2009:
O texto é de extrema clareza, pontificando os aspectos positivos e de diferentes significados referentes ao que chamamos de Treinamento , Desenvolvimento e Educação.

Fernanda Melo em 21/01/2009:
O texto é muito bom, dá referência para que não haja similações de um tema ao outro, deixando claro seus objetivos.

 
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

3ª Jornada Virtual de Recursos Humanos

Programa de Autodesenvolvimento



RH.com.br no Twitter


PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.