O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Conheça os cursos online e os eventos virtuais do RH.com.br
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






20/08/2013
RH » Desenvolvimento » Matéria Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

O desenvolvimento dos talentos ocorre dentro e fora da empresa

Por Patrícia Bispo para o RH.com.br

A busca por melhores resultados é uma prioridade para qualquer empresa, independentemente do porte e do segmento de atuação. E para que isso não se torne apenas um "desejo infundado" é preciso que exista a consciência de que além de investimentos de equipamentos, é fundamental que exista uma constante preocupação com o capital humano. Dentro deste contexto, cabe à área de Recursos Humanos encontrar as alternativas viáveis e que correspondam não apenas às necessidades da alta direção, mas também aos anseios dos talentos internos.


Foi justamente para alavancar a Gestão de Pessoas que em 2009, que a DC Logistics Brasil passou a trabalhar com ferramentas que impulsionam os gestores a desenvolverem habilidades e comportamentos que gerassem melhores resultados com foco nos negócios. Logo no começo, a área de RH preocupou-se em simplificar a identificação desses recursos e resolveu optar pela adoção de siglas de fácil entendimento e que fossem absorvidas de forma natural por todos.


Presente no mercado desde 1994, a DC Logistics Brasil conta com uma equipe de aproximadamente 160 profissionais. Atua no gerenciamento logístico de transporte internacional. Conta com unidades próprias nas cidades de Itajaí (SC), Curitiba (PR), São Paulo (SP), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES).


"Iniciamos nosso trabalho com o FOCLADIS - foco, clareza e disciplina. Após um ano, evoluímos para o ALCAPECO - alinhar, capacitar, performar e colaborar. Esses quatro verbos foram trabalhados de forma intensa por dois anos e trouxeram resultados significativos para a organização. Agora, já estamos com o 2CODELTRA - colaborar, compartilhar, delegar e transparência. Realizamos um primeiro treinamento para os gestores, para em seguida realizarmos com os demais colaboradores", detalha Lidiane Hoffmann, coordenadora de RH da DC Logistics Brasil.


Segundo ela, a organização resolveu direcionar investimentos no potencial dos seus líderes, porque eles representam a DC em seus comportamentos, atitudes e resultados. Diante disso, percebeu-se a necessidade de que todas as lideranças estivessem sempre 100% alinhadas a um único objetivo e que recebessem a mesma mensagem, através de programa presencial único onde todos os líderes participam das etapas do desenvolvimento.


Hoffman enfatiza que para o 2CODELTRA, a área de RH absorveu os conceitos da ferramenta e os transformou em atividades para serem realizadas ao ar livre. Este trabalho, ressalta ela, foi extremamente dinâmico e chegou a causar esgotamento físico e mental. Porém, todas as ações tiveram como base a rotina empresarial. "Como nosso desafio, tanto para o cumprimento de metas como para a liderança de pessoas, o grande objetivo do 2CODELTRA é potencializar justamente estas ações", argumenta a coordenadora de RH.


Ao ser indagada sobre os motivos específicos que fizeram a área de RH complementar o desenvolvimento das lideranças da DC em atividades ao ar livre, porque a empresa acredita que sair do ambiente diário - local da zona de conforto dos profissionais - permite um aprendizado maior e diferenciado. Isso ocorre, pois são vivenciados desafios de formas diferentes, aonde o verdadeiro comportamento das pessoas vem à tona, quando são expostas a limites.


Líderes da DC logistics Brasil durante treinamento outdoorAventura e liderança - O 2CODELTRA durou três dias e contou com a participação de 25 profissionais, entre diretoria, gerentes e coordenadores. De acordo com Lidiane Hoffmann, para a realização deste treinamento outdoor, a área de RH firmou parceira com a Consultoria Outbox. O evento ocorreu na Praia da Joaquina, onde os participantes caminharam cerca de dois quilômetros, através das dunas. Ao chegarem à Lagoa da Conceição, os líderes receberam o desafio de remar mais 12 quilômetros em uma canoa havaiana. "A princípio os participantes não tinham informação alguma sobre o que ocorreria na sequência e o objetivo de todos era chegar a um local que permitisse o percurso dos participantes. Após algumas paradas e o alinhamento de informações, a performance do grupo foi outra. Chegamos ao final do trajeto rapidamente e sem muito esforço", comemora.


Uma vez que chegaram ao ponto de descanso, as pessoas acamparam e pernoitaram em barracas. Todos tiveram que cozinhar o próprio alimento, buscar a água, enfim, depararam-se com uma realidade totalmente diferente daquela que estavam acostumados a vivenciar na empresa.


No segundo dia, os participantes do 2CODELTRA foram desafiados a retornar ao local de origem, porém com alguns obstáculos. Todo o percurso tinha que ser feito a pé e as pessoas tinham que seguir por uma trilha. "Nosso limite foi testado. Depois de um dia anterior de caminhada, de remarmos e de dormir nas barracas, o desafio de andar 22 quilômetros para retornar foi algo que testou a paciência de muitos. Chegamos ao local definido no horário proposto, mas claro que muitos calos nos pés, dores no corpo inteiro", relembra a coordenadora de RH, ao enfatizar que a união do grupo e os olhares que as pessoas trocavam entre si deram um diferencial muito especial a cada momento do treinamento.


O espírito de equipe permitiu que os líderes superassem os desafios do treinamento fora da rotina de trabalho

No terceiro e último dia do outdoor, foi realizado o encerramento do evento e os participantes analisaram como a ferramenta 2CODELTRA esteve presente em todas as atividades do treinamento e como ela reflete em comportamento diário dos líderes. Vale ressaltar que todos tiveram, ainda, a oportunidade de responder um questionário estruturado sobre o evento e a avaliação final foi considerada muito positiva em todos os sentidos.

 

Mensuração de resultados - Para medir os resultados todas as iniciativas focadas no desenvolvimento das lideranças, a DC Logistics Brasil recorre aos KPIs (Key Perfomance Indicators) implantados com o Programa BSC (Balanced ScoreCard), que permite visualizar diariamente a evolução das lideranças. Além disso, a área de Recursos Humanos também utiliza como ferramenta de medição a avaliação de desempenho que ocorre semestralmente.


Quando questionada sobre os benefícios gerados pelo desenvolvimento dos líderes, Lidiane Hoffmann reconhece que entre os principais encontram-se o fortalecimento da relação de abertura e da transparência entre diretoria e os demais gestores. "Isso é algo que a empresa trabalha de forma constante e o mesmo acontece com os demais níveis da empresa. Possuir todos os gestores alinhados em um mesmo objetivo, atuar e delegar de forma transparente, trás resultados consistentes. Além disso, a cultura do compartilhar conhecimentos e experiências enriquece processos, relações e gestão", cita.


Por fim, ela reforça que as ações de RH sempre devem estar 100% alinhadas com o planejamento estratégico da organização. A busca pela retenção e capacitação de talentos é papel fundamental tanto para a área de Recursos Humanos quanto para os gestores. "Além disso, uma ferramenta de trabalho estruturada com objetivos claros e bem definida é fundamental para o sucesso de qualquer organização. Nas ferramentas aplicadas aqui, na DC, percebemos a evolução nas formas de gerir a empresa e acreditamos que programas de cunho geral para todos os colaboradores, como os nossos, podem ser níveis diferenciados para os gestores", sintetiza.

 

Palavras-chave: | DC Logistics | Lidiane Hoffmann | estilo de liderança | aprendizagem | talento |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (0)
Ainda não há comentários.

Seja o primeiro, clique no ícone disponível logo acima e faça seus comentários.
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Curso Online do RH.com.br

Curso Online do RH.com.br



RH.com.br no Twitter


PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.