O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






28/07/2009
RH » Notícia Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Vale inicia programa de formação de mão-de-obra em Moçambique

A Vale, em parceria com o SENAI, realizaram no último dia 27 de julho a aula inaugural do programa Formação Profissional em Moçambique. É a primeira vez que o programa é ofertado fora do Brasil. Composta por jovens saídos do ensino médio, a turma terá 26 alunos, que serão formados no curso de Operação de Mina. O objetivo do programa é capacitar profissionais para o Projeto Carvão Moatize, em Moçambique, na África.

A aula inaugural aconteceu no Colégio Dom Bosco, localizado na província de Tete. Os alunos assistiram palestras do gerente-geral de implantação da Vale, Virgílio Reis, do Gerente-Geral de RH da Vale, João Menezes, e da gerente executiva do SENAI, Mônica Domênico. Está é a primeira turma de formação de mão-de-obra em Moçambique. Ainda em 2009, está prevista uma segunda turma, também para o curso de Operação de Mina, que terá 25 participantes.

O programa de Formação Profissional é composto por duas fases. A primeira, teórica, tem duração de três a cinco meses. Nesta fase, os jovens fazem curso de qualificação e estudam em tempo integral. Na segunda fase, com duração de seis a 12 meses, será oferecida uma formação prática que acontecerá nas unidades da Vale e com o acompanhamento de um mentor com vasta experiência na atividade.

A versão internacional do programa seguirá o formato brasileiro que, em 2008, recebeu cerca de 1.700 jovens em diversos estados onde a Vale está presente. O programa é uma ação da Valer, Departamento de Educação da Vale, que tem como um dos principais objetivos qualificar mão-de-obra técnica e promover o desenvolvimento local a partir do acesso a educação, emprego e renda.

O Projeto Carvão Moatize - Em março de 2009, a Vale lançou a pedra fundamental do Projeto Carvão Moatize, com investimento total acima de US$ 1,3 bilhão e capacidade nominal de produção de 11 milhões de toneladas por ano de produtos de carvão (metalúrgico e térmico). O início das operações está previsto para o segundo semestre de 2010. Presente em Moçambique desde novembro de 2004, a Vale detém a concessão de exploração de uma das maiores reservas carboníferas do mundo. O projeto é o maior investimento da Vale no negócio de carvão.

Já estão trabalhando no projeto e na implantação do empreendimento cerca de 3,5 mil pessoas, sendo 90% de Moçambique. No pico das obras de implantação, o número de trabalhadores deverá ultrapassar quatro mil e, para a fase de operação, prevê-se um efetivo de cerca de 1.500 empregados.

Fonte: Imprensa Vale

Palavras-chave: | Vale |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (0)
Ainda não há comentários.

Seja o primeiro, clique no ícone disponível logo acima e faça seus comentários.
 
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Seminários RH.com.br

Contagem Regressiva



RH.com.br no Twitter


PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.