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29/10/2013
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Equipe – O papel do líder em sua formação

Por Verônica de Lyra Maranhão para o RH.com.br

Integrar as equipes é uma estratégia inerente ao atual mundo dos negócios e um grande desafio para todo líder. Não há empresa sustentável com discursos diferentes seja na base, seja na esfera das lideranças.


As empresas atualmente estão privilegiando os profissionais que saibam trabalhar bem em equipe. É importante saber ouvir, argumentar, contra-argumentar, aceitar que seu par de trabalho pode apresentar uma ideia melhor ou enriquecer uma já existente, mudar de opinião, enxergar sob outro prisma. Enfim, trabalhar em equipe é um processo de interação e integração contínuas. O trabalho é facilitado, as ideias fluem melhor, o diálogo é oportunizado, mas também dá margem ao conflito...


As divergências de pensamento e de opiniões são frequentes. E o olhar deverá ser diferente... Enfocado no positivo, na relação ganha-ganha do processo. Essa energia deverá ser canalizada para o enriquecimento de uma situação. Devemos ter em mente o conceito do conflito saudável, que move para o encontro da solução. Ele (o conflito) deve ser encarado como uma oportunidade para superar e vencer dificuldades, pois é fundamental ter em mente que o foco é o bem-estar da empresa e que o time está reunido em prol de um objetivo comum. Sim, este é o conceito clássico de equipe. E o líder precisa estar sempre atento para acertar os possíveis desvios de rota, trazendo seu time para o caminho correto a ser seguido, sem perda de orientação.


Para trabalhar em equipe é necessário conhecer o tanto o par de trabalho quanto a sua liderança. Observar, perceber comportamentos e, acima de tudo, respeitar diferenças e saber lidar com elas. Isto torna o ambiente de trabalho rico, diversificado e dinâmico.


Trabalhar em equipe significa construir, conjuntamente, um ambiente de confiança, respeito, valorização do potencial humano, comunicação clara e transparente, bem como a promoção da mescla dos saberes técnicos e comportamentais. Este é o segredo para a formação de uma equipe de alto desempenho. Isto garantirá velocidade na organização e gerará um orgulho pelo trabalho realizado, do fazer acontecer conjunto, reforçando a responsabilidade, para que todos alcancem o planejado.


É interessante observar um time de futebol, onde cada um possui a sua atribuição e precisa realizá-la com precisão para que consiga a finalização. E na empresa, finalizar significa cada um fazer o seu trabalho da melhor maneira possível para que o parceiro ao lado tenha condições de dar continuidade com a mesma excelência e, assim, obter o resultado proposto. A isto se denomina Espírito de Equipe. É o cooperar, o pensar no outro, o se preocupar com o outro, solidarizar-se com o outro, mas sem desviar o olhar para o ponto central da organização.


E é exatamente essa competência que as organizações estão desenvolvendo. O saber trabalhar conjuntamente. Não há mais espaço para o individualismo. Duas cabeças pensam melhor que uma. Caberá ao líder fazer os alinhavos para que essa chama permaneça sempre acesa e brilhante em sua equipe de trabalho. E, então, vamos desenvolver o espírito de equipe em nossa organização? Você, líder, o que está esperando para ser o agente de mudança em sua empresa e contribuir no fortalecimento de uma cultura orientada para o trabalho em equipe?

 

Palavras-chave: | estilo de liderança | equipe | conflito |

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COMENTÁRIOS (1)
Vera Ignacio em 31/10/2013:
Hoje temos um grande desafio na liderança de pessosas. Cada dica é muito importante. Agradeço pelo texto maravilhoso que nos enviou. Conto sempre com a sua colaboração. abs

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