Em entrevista ao RH.com.br, a consultora organizacional Roberta Omeltech enfatiza que em uma equipe, embora haja um líder, a hierarquia é menos presente, pois todos trabalham de forma linear, a fim de atingir o objetivo determinado.
Na General Electric, a diversidade é vista de forma ampla. Há ações voltadas às mulheres, ao público LGBT, aos portadores de necessidades especiais e às minorias étnicas.
Em entrevista ao RH.com.br, a consultora Roberta Omeltech cita que a gentileza é uma atitude que gera leveza, confiança e aproxima as pessoas para relações mais agradáveis. Isso impacta no fortalecimento dos times.
![]() | Em busca da felicidadeGilclér Regina |
![]() | |
![]() | Empresa não precisa ser uma famíliaWellington Moreira |
![]() | |
![]() | Os oito fatores que aumentam a união do grupoLuiz Lopes de Medeiros Duarte Júnior |
A empresa que consegue manter uma equipe engajada alcança inúmeros benefícios. Afinal, a produtividade aumenta consideravelmente, pois os funcionários se sentem motivados e se esforçam para atingir os objetivos e metas da organização.
A maioria das empresas possui, ou deveria possuir, um manual de normas e procedimentos, onde através dele é dado um norte ao colaborador. Afinal, nele está se informando o que pode e o que não pode, os direitos e também os deveres.
As relações humanas constituem a arte e a ciência de lidar com as pessoas de modo que a nossa autoestima e a autoestima dos outros permaneçam, não apenas intactas, mas também tenham um ganho de qualidade no relacionamento.
Cada vez mais, a diversidade tende a se fortalecer dentro das organizações e cabe aos líderes exercerem um papel de agentes disseminadores de valores que permitam que as pessoas respeitem o diverso.
Em entrevista ao RH.com.br, o diretor da MOT Consultoria, Alfredo Castro afirma que o líder deve ser o maior agente de feedback . No entanto, cada vez é mais importante receber e estimular o feedback entre pares.
São vários os benefícios que a integração gera. Quem entra na organização não fica órfão, pois passa a compreender como as coisas funcionam, o histórico da empresa, sua forma de fazer as coisas, os produtos, a atuação mercadológica e por aí vai.
Programa Seja Bem-Vindo da Softplan tem como principais objetivos: promover a integração do colaborador, realizar o acompanhamento do talento nos primeiros meses e viabilizar avaliação do período de experiência.
Em entrevista ao RH.com.br, a professora e consultora Denize Dutra diz que há muitos paradoxos corporativos, onde as pessoas fazem uso absolutamente inadequado da tecnologia, gerando conflitos e ilhas dentro da ambiente de trabalho.
Pessoas difíceis dificultam o atingimento de metas, absorvem seu tempo e energia, atrapalham no relacionamento da equipe e, frequentemente, são causadoras de conflitos, mesmo que às vezes não o queiram.
O conflito é algo que sempre houve e sempre estará presente em nossas vidas pessoais, profissionais. Vale lembrar que é um processo que faz parte do desenvolvimento humano.
Em entrevista ao RH.com.br, Gislaine Righi, consultora da ChimpanSeg diz que as empresas competitivas conhecem muito bem os diferenciais e as consequências de se trabalhar com grupos e com equipes.
Seja você gestor ou não, gerenciar a maneira como expressamos os sentimentos de raiva é fundamental para convivermos pacificamente com os outros, e também essencial para administrar conflitos.