O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Conheça os cursos online e os eventos virtuais do RH.com.br
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






18/11/2013
RH » Grupos » Dicas Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Prepare a sua confraternização de 2013, sem “esquentar” a cabeça!

Por Patrícia Bispo para o RH.com.br

Com a proximidade de dezembro, muitas empresas já assinalam que estão trabalhando para que tudo ocorra tranquilamente nas confraternizações de Fim de Ano. Enquanto uns já estão com os preparativos bem adiantados, outros nem sabem por onde começar já que é muito complicado administrar as atividades diárias com a organização de eventos. Abaixo, seguem algumas dicas que podem ajudar àqueles que querem preparar uma celebração especial para os colaboradores, mas ainda estão na "faixa de largada".

 

1 - Nada melhor do que ouvir quem já faz parte da empresa para preparar a confraternização de Final de Ano. Nesse caso, a área de Recursos Humanos pode agendar uma reunião com os líderes para ouvir a opinião dele sobre o que talvez possa ser incluído na festividade.

 

2 - Também é importante lembrar o que não transcorreu tão bem na última festividade promovida pela empresa. Como as lideranças convivem diariamente e estão próximas dos demais talentos, poderão dar valiosas contribuições, inclusive aconselhando o que não deveria fazer parte da programação da confraternização 2013.

 

3 - Evite ao máximo o consumo exagerado de bebidas alcoólicas na confraternização. Para isso, você pode distribuir senhas para os colaboradores consumirem cerca de duas latinhas de cerveja, se for o caso, e dar estimular o consumo de sucos, refrigerantes e água.

 

4 - Nem todas as pessoas consomem todo tipo de alimentação. Muitas abdicam dos sabores da culinária até mesmo por orientação médica. Então, sempre tenha preparada uma mesa de frutas e de refeições leves que possam atender a todos.

 

5 - Utilize os canais formais de comunicação da empresa para dinamizar a confraternização. Abra um espaço para que os colaboradores possam emitir suas opiniões, enviar sugestões. Deixe que a maioria dos funcionários tenha a oportunidade de participar, pois isso reforçará a integração entre departamentos e o espírito de que todos fazem parte do mesmo time.

 

6 - Não importa o cargo que o profissional assuma, todos têm responsabilidades e precisam cumprir suas atividades laborais. Por isso, comunique antecipadamente a realização da confraternização (dia, horário e local), para que todos se programem. Dessa forma, não haverá casos de pessoas com sentimentos de que "esqueceram-se de mim" ou "fui boicotado" para não ir à festa.

 

7 - Verifique se o local de realização do evento tem infraestrutura adequada para atender às necessidades dos colaboradores, pois todos desejam de divertir. Não deixe para ver isso na véspera da confraternização, pois muito provavelmente você não terá tempo hábil para encontrar outro ambiente adequado e tampouco avisar aos funcionários sobre a mudança de endereço da confraternização.

 

8 - Vai contratar um Buffet pela primeira vez? Busque referências junto à sua rede de relacionamentos. Você também pode fazer uma pesquisa pela internet para saber se a empresa que você contratará para fornecer os comes e bebes cumpre com contratos dentro do prazo. Isso evitará surpresas desagradáveis no dia da festa.

 

9 - Pretende realizar sorteios para os convidados? O que acha de fazer uma pesquisa de preços para adquirir o maior número de presentes possível? Nesse período em que o Natal está próximo, há lojas que fazem promoções e podem oferecer descontos se as compras forem realizadas à vista. A área de Recursos Humanos sempre precisa estar ciente dos gastos e do dinheiro que possui para realizar a confraternização. Para isso, utilize a criatividade no momento da decoração. Não deixe de utilizar bexigas, fitas, papéis coloridos. Há quem opte por decorar o ambiente com materiais reciclados e obtém um belo resultado.

 

10 - No dia da confraternização os profissionais de RH devem estar atentos aos pormenores que ocorrem na confraternização. Contudo, também devem se lembrar de que eles também fazem partem do organismo da empresa e a cada "paradinha" para falar com um colaborador, precisam aproveitar o momento para se descontrair e desejar um Feliz Natal e Ano Novo repleto de paz, saúde e realizações, seja no campo profissional quando no pessoal. Afinal, nem sempre a correria do dia a dia nos permite dar aquele abraço nas pessoas que gostamos, inclusive em muitos colegas de trabalho.

 

Palavras-chave: | confraternização | equipe | integração |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (0)
Ainda não há comentários.

Seja o primeiro, clique no ícone disponível logo acima e faça seus comentários.
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Curso Online do RH.com.br

Curso Online do RH.com.br



PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.