O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Participe do 8º Congresso de RH pela Internet.
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






15/10/2002
RH » Grupos » Matéria Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Integração estreita relação entre colaboradores e empresas

Por Patrícia Bispo para o RH.com.br

Nem sempre as boas qualificações de um profissional são suficientes para atender às expectativas de uma organização. Quando o colaborador está ingressando numa nova realidade, ele pode, por exemplo, enfrentar dificuldades em relação à ambientação e à comunicação com os colegas de trabalho ou mesmo, no que se refere aos próprios conceitos adotados pela empresa. E é justamente para evitar problemas dessa ordem, que as organizações estão investindo em programas de integração e colocando em prática ações simples, mas que podem trazer grandes benefícios para a atuação de sua equipes.

Isso foi o que ocorreu com a Vermont - empresa fundamentada em Consultoria e Tecnologia da Informação, que desde 2001, resolveu adotar o programa "Integração Organizacional" - iniciativa voltada para o funcionário recém-admitido e que visa a divulgação dos conceitos organizacionais. "A admissão é o momento em que o funcionário está mais motivado e interessado em suas perspectivas. Ele precisa se sentir acolhido e conhecer as principais áreas e pessoas com quem irá se comunicar", avalia a gerente de Talentos Humanos (TH) da Vermont, Adriana Pimenta.

Segundo ela, o programa "Integração Organizacional" também abre vagas para participações voluntárias, ou seja, para colaboradores antigos que queiram manter-se atualizados.

Sob a coordenação da área de Talentos Humanos - que atua como facilitador, a Vermont costuma agendar uma apresentação mensal para aqueles que ingressam na organização. Nesses encontros são apresentados normas e procedimentos, planos de carreira e de treinamento, além das ações desenvolvidas pelo setor de Endomarketing.

"O departamento Comercial apresenta o histórico e os serviços da Vermont, as perspectivas de crescimento, os principais clientes e seus segmentos", complementa Adriana Pimenta, ao destacar que a Administração de Pessoal ainda fornece aos colaboradores todas as informações necessárias sobre pagamentos, benefícios, marcação de ponto eletrônico, entre outras. Além das reuniões mensais, a empresa também resolveu implementar outras iniciativas para complementar a Integração Organizacional. Dentre elas, a gerente de TH destaca o "Café da Manhã com o Presidente" e as comemorações dos aniversariantes do mês, além da realização das festas temáticas.

"Com essas ações de integração, os funcionários têm demonstrado mais satisfação e proximidade com a organização. O número de procura pelas áreas de apoio que visam solucionar dúvidas caiu e a qualidade de trabalho cresceu consideravelmente. O funcionário bem informado e integrado à empresa tem mais disposição para o trabalho", comenta Adriana Pimenta.

O programa de integração também trouxe outros benefícios para a organização, como a melhoria da comunicação interna e a fidelização do funcionário. "Uma empresa como a nossa, que funciona como facilitadora na fidelização dos consumidores e funcionários dos nossos clientes também precisa ter fortemente inserido o conceito de fidelização entre os próprios funcionáiros", resume a gerente de TH da Vermont.

Por outro lado, o clima organizacional também vem sendo monitorado pela empresa através da aplicação de uma pesquisa de clima semestral. Além desta ferramenta, o departamento de TH da Vermont também acompanha a satisfação interna durante o desligamento dos funcionários. "Através da realização de entrevistas, constatamos que 87% dos colaboradores que se desligam da empresa, afirmaram que gostariam de volta a atuar na organização", finaliza Adriana Pimenta ressaltando também que o clima organizacional sempre recebe uma avaliação positiva tanto dos funcionários, quanto dos clientes.

Palavras-chave: | Vermont | integração |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (1)
Thais Raposo em 20/10/2010:
Muito interessante este programa "Integração Social". Importante para bem estar emocional para a empresa, pois deste modo os funcionários irão trabalhar com maior harmonia e disposição!

 
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Seminários RH.com.br

8º ConviRH



RH.com.br no Twitter


PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.