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06/04/2016
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Gente precisa de gente

Por Marco Fabossi para o RH.com.br

Durante a abertura de um treinamento de liderança que conduzi há algum tempo, ouvi o presidente da empresa no Brasil, uma indústria química multinacional, comentando com os diretores e gerentes que participavam do evento sobre sua experiência como líder. Ele disse o seguinte:
- Vocês sabem que eu reservo 30% do meu tempo para pessoas, e também sabem minha secretária fica doidinha para organizar minha agenda, porque a orientação que ela tem é a seguinte: "As pessoas são prioridade e eu preciso estar disponível para elas no momento em que elas precisam, e não apenas quando eu posso".

Talvez você esteja se perguntando: "Como é que o presidente de uma grande empresa multinacional, com tantas coisas para se preocupar e fazer, reuniões importantes, viagens, decisões relacionadas aos negócios, estratégia, investimentos, resultados e um montão de outros temas, consegue dedicar 30% do seu tempo para pessoas?".

E a resposta é simples: são elas que, de fato, fazem tudo isso acontecer e, ao se sentirem percebidas, seguras, respeitadas, valorizadas e consideradas, tornam-se mais motivadas e engajadas, e consequentemente tendem a entregar resultados melhores.

Líder é gente, liderados são gente, e gente precisa de gente pra ser gente. Portanto, se você quiser se tornar um líder com resultados cada vez melhores, precisa aprender a colocar gente na agenda e priorizar as pessoas porque, de fato, o líder não existe para si mesmo, mas para as pessoas, já que sem elas a figura do líder é completamente desnecessária.

Quanto tempo da sua agenda tem sido dedicado a conhecer melhora as pessoas à sua volta, entender a história delas, suas preferências, suas aptidões e talentos, suas expectativas, suas ideias, suas inquietações e seus medos? Quanto você se deixa conhecer por elas? Quanto tempo você dedica para construir relações de confiança com aqueles com quem se relaciona?

Lembre-se: as relações de confiança são o alicerce da liderança, já que liderança pressupõe relacionamento e raramente as pessoas relacionam-se bem com aqueles em quem não confiam e, para construí-las é preciso priorizar e dedicar, deliberadamente, parte do seu tempo a isso. Só assim este alicerce se estabelece.

Aliás, em vez de perguntarmos como ele, mesmo sendo presidente da empresa, consegue dedicar tanto tempo às pessoas, melhor seria perguntarmos: "Como é que ele conseguiu chegar a essa posição?". E a resposta provavelmente será: "Porque ele dedicou boa parte do seu tempo como líder às pessoas".

 

* Acesse o Blog do Fabossi - www.blogdofabossi.com.br

Palavras-chave: | estilo de liderança | relacionamento interpessoal | equipe |

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