O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Conheça os cursos online e os eventos virtuais do RH.com.br
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






16/02/2009
RH » Liderança » Artigo Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Liderança pelo Conhecimento

Por Vitor Martins Mattoso para o RH.com.br

Acredito que nenhuma palavra traduza melhor "poder" do que "conhecimento", afinal, uma frase clássica, que todos aqui devem conhecer é: "conhecimento é poder". Pelos estudos, obtemos o conhecimento. Com ele, aumentamos nosso poder; tendo poder, nos tornamos líderes. Quando nos tornamos líderes, assumimos um compromisso com o grupo de estarmos constantemente nos aperfeiçoando.

Para aqueles que buscam sempre aprimorar os conhecimentos em diversas áreas, compartilho com os leitores uma dica prática. Apesar de a sigla estar originalmente em Inglês (para facilitar a comunicação com os amigos de outros países), fizemos a tradução de forma a ser facilmente adaptado para a realidade do Brasil.

Para liderar pelo conhecimento, siga o conceito S.L.A.SH. (SLASH):

S - Search - procure. Procure pelo conhecimento em todos os lugares. Não se esqueça da seguinte frase: "com atitude correta e mente aberta é possível extrairmos conhecimento de qualquer situação".

L - Learn - aprenda. Uma vez encontrada a fonte, explore-a. Desenvolva pesquisas em livros, Internet, com professores da área ou qualquer outra fonte. Aprofunde-se no tema escolhido.

A - And - e. É a ligação entre você e a liderança pelo conhecimento. Serve para reforçar o principal ponto da sigla.

SH - Share - compartilhe. Não adianta todo o conhecimento do mundo se você não tem com quem dividi-lo. Divida com os seus amigos e colegas tudo o que você obteve em suas pesquisas. Encontre um grupo disposto a te ouvir e, com certeza, você irá, em breve, se tornar um líder pelo conhecimento.

O ciclo do conhecimento (e do poder, consequentemente) só se completa quando ensinamos. No momento que passamos a transmitir o conhecimento, colocamos efetivamente em prova aquilo que nós pesquisamos/estudamos. Muitas vezes aprenderemos mais em cinco minutos de conversa do que em três horas de estudos.

O bom líder não tem medo de perder a liderança, pois liderança não se perde, se transfere. Se algo foi perdido, não foi a liderança, e sim, a chefia.

Palavras-chave: | estilo de liderança |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (3)
Gilberto C. Olgado em 09/03/2009:
Creio que o conhecimento é realmente o alicerce de um líder. E hoje temos muitos instrumentos e ferramentas para obtê-lo, o mais difícil é administrar nosso tempo. Trabalho, família, estudo e ainda sobrar uma horinha para o lazer (que ninguém é de ferro), acabamos enumerando esta sequência pelas prioridades e o estudo sempre fica em último lugar. Necessitamos do estudo, da leitura para tornar este alicerce cada vez mais firme, e o que mais me chamou a atenção neste artigo é a parte final, o "compartilhamento do conhecimento obtido". Muitas pessoas pensam que devam guardar para elas o conhecimento, principalmente dentro de uma grande empresa em que a pessoa as vezes se sinta ameaçada de perder o cargo ou emprego para outra pessoa. Ignorância pura, ao compartilhar o conhecimento, a pessoa também está demonstrando a sua capacidade intelectual e aumentando o seu prestígio dentro da empresa. Parabéns pelo artigo Vitor. Grande Abraço.

Alberto Guerra em 18/02/2009:
Isso é tudo que se precisa para explorar o potencial de cada ser humano com altruísmo. Muito bom artigo, em especial o comentário sobre o reforço do principal ponto da sigla e sobre a questão de procurar o público certo, mas as vezes o tema certo também faz a diferença.

Samuel Mack em 18/02/2009:
Pessoal, o arquivo mostra a realidade aqui no meu setor, pode se dizer que eu sou um aprendiz de Líder. E a busca pelo conhecimento em todas as áreas é fundamental para se formar o perfil de um líder. Ótimo artigo!

PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Curso Online do RH.com.br

Curso Online do RH.com.br



PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.