O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
O RH.com.br deseja a todos Boas Festas!
Estaremos de volta dia 19/01
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






14/12/2011
RH » Liderança » Artigo Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Líder ou RH: quem é o responsável pela Gestão de Pessoas?

Por Márcio Silva para o RH.com.br

Para muitos líderes de equipe a responsabilidade pela Gestão de Pessoas é do RH. Deste modo, na demissão de um colaborador ou quando julgamos um mal desempenho de um funcionário, logo culpamos o RH pelo desligamento ou contratação. Porém ao comparar os conceitos de Liderança e Gestão de Pessoas, por parte de vários autores, notamos que estes apresentam grande semelhança.

Para James Hunter, liderança é:
"É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum".

Já em se tratando de Gestão de Pessoas, Antônio Carlos Gil afirma:
"Gestão de Pessoas é a função gerencial que visa à cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais".


Para Fisher e Fleury, Gestão de Pessoas é:
"O conjunto de políticas e práticas definidas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente trabalho".

Numa análise histórica podemos afirmar que a Gestão de Pessoas constitui-se uma evolução de áreas outrora denominadas de Administração de Pessoal, Relações Industriais e Administração de Recursos Humanos. Deste modo, podemos apresentar esta evolução em fases, como segue abaixo.

I. Administração de Pessoal: cargos pobres, sem produção intelectual, foco em rotinas legais e de pagamento.

II. Relações Industriais: excessiva especialização do trabalhador ao cargo e abertura de espaço para negociação. Foco nas rotinas: legais, de pagamento e de conciliação.

III. Administração de Recursos Humanos: necessidade de formação e controles rígidos e apurados.

IV. Gestão de Pessoas: necessidade de coordenar pessoas, integrando e desenvolvendo o potencial dos funcionários, orientando para o alcance dos objetivos e das metas organizacionais e individuais.
Como vimos, o papel da área de RH mudou muito, deixando de ser focado apenas em atividades tradicionais como contratação, demissão e remuneração de pessoas. Esta área é fundamental para o desenvolvimento e alcance das metas e objetivos estratégicos da organização, por isso seu papel é estratégico e deve ter como foco resultados, agregar valor à empresa.

Mas como coordenar, integrar e desenvolver o potencial de tantas pessoas que atuam nas organizações?
A resposta é a simples: através dos líderes que atuam entre os níveis táticos e operacionais. O RH, no contexto atual da Gestão de Pessoas, tem a função de staff, sendo do líder a função de linha.
Veja no quadro abaixo a comparação entre os papeis do RH e dos Líderes de Equipe e seu interrelacionamento, demonstrando que o RH assume a função de staff e contribuindo para o sucesso do trabalho dos líderes:

Lembre-se: O RH assume uma posição de staff, onde o papel de gestor de pessoas deve ser desempenhado por cada líder junto a sua equipe!

 

Palavras-chave: | estilo de liderança | sinergia | equipe |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (3)
Karina em 22/02/2012:
Gostei muito do artigo, é muito bom porque demonstra a verdadeira tarefa de uma Gestor de RH e pude obter maiores informações e mais simplificadas sobre minha própria área de atuação. Sou estudante do 4º ano de Psicologia e já trabalho há um ano no RH e amo esta profissão. Parabénssssssss

Graciette em 29/12/2011:
Parabéns pelo artigo, pois está muito bem sintetizado e explícito. Há já algum tempo que procurava artigos que soubessem explicar os papéis do Líder e do RH, com esse artigo entendi perfeitamente essa questão. Muito Bom|

Antenor em 15/12/2011:
Liderar é uma arte verdadeiramente. A função de gestor de pessoas é mesmo do líder, cabendo ao RH o apoio para o sucesso no desenvolvimento da equipe e alcance dos objetivos organizacionais e individuais. Parabéns pelo artigo!

 
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Programa de Autodesenvolvimento

3ª Jornada Virtual de Recursos Humanos



RH.com.br no Twitter


PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.