O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Conheça os cursos online e os eventos virtuais do RH.com.br
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






12/09/2012
RH » Liderança » Artigo Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Liderança de Equipe – Desenvolva essa competência

Por José Roberto Marques para o RH.com.br

Pense nos principais times mundiais. Imagino que tenha visualizado profissionais de renome, atletas e CEO's conhecidos e respeitados por suas façanhas e realizações à frente de suas equipes. E tanto no universo dos esportes como no ambiente organizacional a figura do líder é essencial na conquista de grandes resultados.

Mas se tornar uma referência não acontece da noite para o dia, é preciso preparação. O líder deve buscar continuamente aprimorar suas competências comportamentais, técnicas e emocionais, pois parte deste processo de construção de resultados está estreitamente ligada à forma de Liderança de Equipe, e isso exige saber lidar com diferentes tipos de pessoas.

Desenvolver esta competência definirá seu futuro como gestor, e dispor de habilidades na forma de conduzir, compartilhar, acompanhar, delegar, ensinar, dar feedbacks, traçar estratégias e formas de motivação e comunicação que impactam diretamente na produção de seu time será decisivo para o alcance de resultados extraordinários.

O Leader Coach no desenvolvimento de equipes

É certo que existem vários tipos de lideranças, algumas caracterizadas pelo estilo autoritário, democrático, liberal e mais atualmente, pelo modelo Coaching, que tem como fundamento a valorização do capital humano. Deste modo é através de uma escuta ativa, do compartilhamento de conhecimentos, desenvolvimento de habilidades e competências dos colaboradores, tanto no aspecto profissional como pessoal, que a liderança Coaching é aplicada.

O gestor neste cenário é representado pela figura do Leader Coach, uma vez que este se utiliza das ferramentas, metodologias e técnicas do Coaching, um processo de aceleração de resultados e desenvolvimento humano adotado por empresas de todo mundo, para motivar e desenvolver seus profissionais e potencializar ostensivamente os ganhos de sua empresa.

Com esta abordagem mais humanizada, as equipes e seus profissionais sentem-se mais valorizados pelo líder, pois a implantação de uma cultura de Coaching colabora também para a construção de melhores relacionamentos interpessoais, o desenvolvimento de uma comunicação mais assertiva entre líder e liderados, autoconhecimento, eliminação de crenças limitantes, comportamentos sabotadores e, consequentemente, para o crescimento de todos dentro de uma organização.

Invista no desenvolvimento de líderes de equipe efetivos. Escolha a Liderança com Coaching. Para saber mais acesse: www.ibccoaching.com.br

 

Palavras-chave: | estilo de liderança | equipe | coaching |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (0)
Ainda não há comentários.

Seja o primeiro, clique no ícone disponível logo acima e faça seus comentários.
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Curso Online do RH.com.br

Curso Online do RH.com.br



RH.com.br no Twitter


PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.