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17/05/2010
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Caso: Desenvolvimento Gerencial da Renault do Brasil

Por Patrícia Bispo para o RH.com.br

Diante de uma competitividade tão acirrada, as organizações não podem perder espaço para a concorrência e, para isso, é imprescindível que contem com equipes capacitadas para atender às necessidades do negócio e que sejam capazes de apresentar soluções inovadoras diante de situações mais inusitadas. Para isso, não é suficiente apenas contratar profissionais qualificados, é fundamental dar continuidade ao desenvolvimento dessas pessoas, ou seja, investir continuamente tanto em competências técnicas quanto comportamentais.

Na 4ª edição do ConviRH (Congresso Virtual de Gestão de Pessoas) - evento promovido pelo RH.com.br, que acontece no período de 13 a 28 de maio, os congressistas terão a oportunidade de conhecer o caso prático de desenvolvimento de talentos da Renault do Brasil, através da palestra "Desenvolvimento Gerencial", ministrada por Adriane Tombesi, gerente de Desenvolvimento na Renault do Brasil. Na organização, trabalhar as competências técnicas e comportamentais dos talentos, inclusive dos líderes é uma ação estratégica que impacta no negócio.

De acordo com Adriane Tombesi, a empresa possui onze anos no Brasil e nos primeiros dez anos, a companhia não obteve o desenvolvimento que esperava. Diante desse fato, em 2006, houve uma mudança estratégica na gestão e foram divulgados a todos os colaboradores os desafios a serem superados até 2009. Foi nesse momento que todos que faziam parte do Grupo Renault tomaram ciência o que se era esperado em termos de lucratividade, volume de venda e qualidade. Essa etapa foi muito importante para todos os profissionais porque a empresa deu aos profissionais uma causa, onde todos puderam se unir e fizer um trabalho para alcançar os resultados esperados.

Na oportunidade, criou-se a equipe denominada de Gestão de Mudança e a partir delas começou-se a trabalhar um conjunto de estratégias para conduzir as transformações. "Em seguida, foram desenhados novos critérios homogêneos para a promoção de profissionais que assumiriam a função de gestores. Dessa forma, todos conheceram a regras e as competências necessárias para assumir cargos de lideranças e, consequentemente, se prepararem para assumirem esses papéis na companhia", sintetiza a gerente de Desenvolvimento.

Isso, segundo ela, permitiu que fossem elaborados planos de desenvolvimento dentro de um determinado período e isso minimizou a possibilidade de se imaginar que as pessoas eram promovidas ou não de forma injusta, mas sim como fruto individual dos profissionais. Toda essa mudança trouxe consigo várias inovações e dentre elas, o Programa de Desenvolvimento Gerencial.

Na sua palestra para o 4º ConviRH, Adriane Tombesi apresentará aos congressistas como essa experiência ocorreu, as ações adotadas pela companhia e os resultados obtidos. "Traçamos dez princípios a serem seguidos pelos nossos pelas nossas lideranças, para que pudéssemos ter uma prática gerencial mais uniforme e alinhada desde o presidente até os níveis de supervisão da empresa.

 

Serviço:

4º ConviRH - Congresso Virtual de Recursos Humanos
Realização - De 13 a 28 de Maio de 2010
Promoção - RH.com.br
Informações e Inscrições: www.convirh.com.br ou convirh@rh.com.br

 

Palavras-chave: | Renault | Adriane Tombesi | liernaça | ConviRH | RH.com.br |

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COMENTÁRIOS (1)
Heloisa Beatriz Avila em 29/05/2010:
É absolutamente maravilhoso fazer o que gostamos e receber das empresas um caminho para o crescimento. O conteúdo desta palestra é uma lição para os gestores líderes, aqueles que realmente valorizam o SER humano. Parabéns à equipe pela escolha.

 
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