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18/04/2005
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Clima organizacional

Por Washington Sorio para o RH.com.br

Atualmente, torna-se cada vez mais necessário à área de Recursos Humanos mensurar suas ações, através de procedimentos que possam respaldar ao máximo sua atuação nas organizações. O objetivo é transformar a área num RH estratégico cuja atuação está alinhada aos planos de negócios. Mas como fazer? Como criar um RH que funcione como agente de mudanças e que vai além do simples gerenciamento do capital humano, apoiando iniciativas e planos de ação que contribuem para a execução das estratégias do negócio?

Contamos com algumas ferramentas que podem nos ajudar neste objetivo, mas é sobre o clima organizacional que vou dar alguns "insight" de como podemos realizar este trabalho.

Mas, afinal, o que é clima? Clima é a percepção coletiva que as pessoas têm da empresa, através da experimentação de práticas, políticas, estrutura, processos e sistemas e a conseqüente reação a esta percepção.

E o que é uma pesquisa de clima organizacional? É um instrumento voltado para análise do ambiente interno a partir do levantamento de suas necessidades. Objetiva mapear ou retratar os aspectos críticos que configuram o momento motivacional dos funcionários da empresa através da apuração de seus pontos fortes, deficiências, expectativas e aspirações.

Mas por que pesquisar? Porque cria uma base de informações, identifica e compreende os aspectos positivos e negativos que impactam no clima e orienta a definição de planos de ação para melhoria do clima organizacional e, conseqüentemente, da produtividade da empresa.

Esta atitude da empresa eleva bastante o índice de motivação, pois dentro desta ação está intrínseco as frases: "estamos querendo ouvir você", "você e sua opinião são muito importantes para nós". A crença na empresa eleva-se sensivelmente.

A pesquisa de clima é uma forma de mapear o ambiente interno da empresa para assim atacar efetivamente os principais focos de problemas melhorando o ambiente de trabalho.

Hoje, neste mundo tão cheio de transformações, em meio à globalização, fusões e aquisições, as empresas devem, cada vez mais, melhorar seus índices de competitividade e, para isso, ela depende quase que única e exclusivamente de seus Seres Humanos - motivados, felizes e orgulhosos dos valores compartilhados com a organização.

Pesquisas indicam que colaboradores com baixos índices de motivação, utilizam somente 8% de sua capacidade de produção. Por outro lado, em setores/áreas/empresas onde encontramos funcionários motivados este mesmo índice pode chegar a 60%.

As empresas precisam manter o índice de motivação de seus colaboradores o mais elevado nível possível de forma que este valor passe a ser um dos seus indicadores de resultado.

É importante dizer que a pesquisa de clima deve sempre estar coerente com o planejamento estratégico da organização e deve contemplar questões de diferentes variáveis organizacionais, tais como:

* O trabalho em si - com base nesta variável procura-se conhecer a percepção e a atitude das pessoas em relação ao trabalho, horário, distribuição, suficiência de pessoal etc.
* Integração setorial e interpessoal - avalia o grau de cooperação e o relacionamento existente entre os funcionários e os diversos departamentos da empresa.
* Salário - analisa a existência de eventuais distorções entre os salários internos e eventuais descontentamentos em relação aos salários pagos por ouras empresas.
* Estilo gerencial - aponta o grau de satisfação do funcionário com a sua chefia, analisando a Qualidade de supervisão em termos de competência, feedback, organização, relacionamento etc.
* Comunicação - buscar o conhecimento que os funcionários têm sobre os fatos relevantes da empresa, seus canais de comunicação etc.
* Desenvolvimento profissional - avalia as oportunidades de treinamento e as possibilidades de promoções e carreira que a empresa oferece.
* Imagem da empresa - procura conhecer o sentimento das pessoas em relação à empresa.
* Processo decisório - esta variável revela uma faceta da supervisão, relativa à centralização ou descentralização de suas decisões.
* Benefícios - apura o grau de satisfação com relação aos diferentes benefícios oferecidos pela empresa.
* Condições físicas do trabalho - verifica a Qualidade das condições físicas de trabalho, as condições de conforto, instalações em geral, riscos de acidentes de trabalho e doenças profissionais.
* Trabalho em equipe - mede algumas formas de participação na gestão da empresa.
* Orientação para resultados - verifica até que ponto a empresa estimula ou exige que seus funcionários se responsabilizem efetivamente pela consecução de resultados.

Além de ouvir seus funcionários sobre o que pensam em relação a essas variáveis, as empresas deveriam também conhecer a realidade familiar, social e econômica em que os mesmos vivem. Somente assim poderão encontrar outros fatores do clima organizacional que justificam o ambiente da empresa.

Não existe uma pesquisa de clima padrão. Cada empresa adapta o questionário à sua realidade, linguagem e cultura de seus funcionários. Para que a empresa tenha sucesso na mensuração do clima organizacional é necessário: credibilidade no processo, sigilo e confiança.

As principais contribuições que podemos obter da pesquisa de clima são:

* o alinhamento da cultura com as ações efetivas da empresa;
* promover o crescimento e o desenvolvimento dos colaboradores;
* integrar os diversos processos e áreas funcionais;
* otimizar a comunicação;
* minimizar a burocracia;
* identificar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
* enfocar o cliente interno e externo;
* otimizar as ações gerenciais, tornando-as mais consistentes;
* aumentar a produtividade;
* diminuir o índice de rotatividade;
* criar um ambiente de trabalho seguro;
* aumentar a satisfação dos clientes internos e externos.

Depois de refletir no texto, deixo a seguinte questão: podem os profissionais de RH continuar a transferir aos empresários a responsabilidade pela "não" implantação do clima organizacional como ESTRATÉGIA FUNDAMENTAL para o sucesso da organização? Sabemos que de números e resultados os empresários entendem e muito bem... E nós de RH, entendemos bem nosso papel e responsabilidade neste processo?

 

Palavras-chave: | motivação | clima organizacional | pesquisa de clima |

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COMENTÁRIOS (2)
Mairys em 03/04/2009:
Mais uma vez, parabenizo a equipe por disponibilizar artigos que contribuam para a formação de um gestor capaz.

Andrea Mazzoni em 31/03/2009:
Olá Sou estudante de Gestão de recursos Humanos e estou realizando um trabalho sobre clima organizacional. Quero parabenizá-lo pelo texto que nos tira muitas dúvidas. Continue sempre assim, nos ajudando a nos tornarmos grandes profissionais na área de Pessoas. Abraços.

 
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