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01/06/2009
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Funcionários satisfeitos: retorno financeiro garantido!

Por Simone do Nascimento da Costa para o RH.com.br

Não é premeditado dizermos que as melhores empresas do mercado são aquelas que oferecem condições de trabalho adequadas a seus colaboradores. Mas será que você, enquanto empresário, líder ou gestor, compreende o que são condições necessárias para a propagação de um ambiente organizacional saudável e feliz?

Se na sua organização existem confraternizações de final de ano e este é o único momento em que todos estão reunidos, devemos começar por este ponto; determinando a necessidade de uma gestão com maior participação, no que se refere a confiança que é transmitida a seu colaborador, através de sua presença no dia-a-dia deste indivíduo. Vale uma reflexão.

Você está marcando presença no que se refere à evolução de seus colaboradores? Já se atentou ao fato de que investir na formação de seu pessoal é demarcar um grande espaço no dia-a-dia deste colaborador?

Quantas vezes nos deparamos com a "imparcialidade" em algumas organizações, no que tange a correlação de interesses entre empresa versus colaborador. É evidente que podemos citar uma solução investindo na palavra "atitude" que, na verdade, é um grande termo muito utilizado hoje. Mas vamos determinar ações que espelhem essa necessidade.

Um fator muito importante, e muitas vezes esquecido pelas empresas, é a informação.
Seu colaborador é o primeiro a ser informado sobre uma nova propaganda ou campanha de um produto ou ainda de uma atividade social realizada pela empresa? Não podemos esquecer que a credibilidade e a confiança só acontecem na instauração de oportunidades. Sendo assim, quando abrimos espaços diferenciados, estamos criando estímulos competitivos.

É evidente que a remuneração é um fator importante na vida de um funcionário. No entanto, não podemos nos prender apenas a pagar um salário no final do mês, visto que são necessárias políticas diferenciadas como, por exemplo, a de premiações por metas atingidas ou bônus por excelência no atendimento prestado ao cliente, dentre outras.

Ao falar um pouco sobre "carreira profissional", se atente aos planos que sua empresa pode oferecer como projetos de futuro a seus funcionários. As organizações devem ater-se ao fato de que seus colaboradores não devem apenas cumprir seus horários de trabalho sem treinamentos que lhes agreguem, por exemplo, o valor de uma reciclagem, conhecimento de novos produtos, troca de experiências ou, até mesmo, uma autoavaliação.

Por isso, determinem momentos em que seus colaboradores possam ter a liberdade de se expressar, seja em uma reunião para avaliar necessidades de mudança, tanto quanto em um desafio proposto à suas equipes. Oferecer oportunidades de se expressarem através de suas atividades é capacitá-los a descobrirem o que podem desenvolver de melhor.

Vale lembrar que se a sua empresa necessita cumprir prazos com seus clientes, antes de tudo, você deve cumprir deveres com seus colaboradores. O trabalhador que conhece princípios de cordialidade, integração, reciprocidade e responsabilidade em sua organização, age consequentemente com transparência na obtenção de resultados positivos, que gerem ainda mais a difusão da marca da empresa.

Realizar integrações inteligentes entre os departamentos é algo muito importante, visto que a curiosidade sobre a atividade que o outro exerce pode despertar interesse em aprender algo novo, transcendendo daquelas atividades que até então parecem ser apenas habituais, para aquelas que despertam o desejo de "conhecer" ou "explorar".
Despertar a curiosidade em seu colaborador é transformar a hora de ajudar e aprender em algo extremamente atrativo.

Descubra talentos nos treinamentos, convidando estes funcionários a falarem de seus hobbies prediletos, estimulando, dessa forma, a comunicação sem limites e com certeza sua área de treinamento irá presenciar o surgimento de estrelas em seu quadro de colaboradores, seja com talentos para música, arte, desenho, entre outros; revelando através destas descobertas, qualidades que poderão ser utilizadas em eventos diferenciados no contexto organizacional. Descobrir e aproveitar talentos significa conquistar "satisfações" potenciais e mais do que isso: é estimular o poder de iniciativa em toda a organização.

Substitua a pressão por resultados, por um gráfico que demonstre os desafios vencidos. Comece demonstrando conquistas, para que possa fazer com que seus colaboradores busquem por si mesmos resultados melhores.

Ao agregar todos estes diferenciais, com certeza, seu espelho no mercado será de uma empresa de visibilidade, visto que de oportunidades oferecidas, foram criadas portas de aprendizado contínuo; de processos de integração, foram descobertas diferentes habilidades; e das simples rotinas de trabalho, foram propostas ações de desenvolvimento contínuo que refletem em um dos maiores negócios da empresa: o investimento no capital humano.

Palavras-chave: | programa motivacional |

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COMENTÁRIOS (3)
Gilberto Olgado em 18/08/2009:
Parabéns, Simone, pelo artigo! Muitos empresários esquecem de investir no Capital Humano, vizualizam apenas os lucros, as vendas, os resultados frios que eles obtém no final do mês através de seu balanço contábil. Muitas vezes vêem o investimento na empresa apenas do ponto de vista material; comprar mais mercadorias, veículos, máquinas e etc... Mas o desempenho de seus funcionários, a forma que estão trabalhando, as condições de trabalho, são coisas que eles nem se preocupam e muitas vezes oferecer treinamentos, ouvir mais os funcionários, mostrar à eles que a empresa está preocupada com o bem estar deles, é um investimento não só na empresa, mas no ser humano. E investindo no ser humano, com certeza os resultados virão, independente de se ter um investimento em materiais e máquinas. É nisto que o RH entra com o seu papel e agrega valores às empresas e colaboradores. Grande abraço!

sandra mara da silva devens em 05/06/2009:
Muito interessante ver que algumas organizações nos tempos de hoje estão cada vez mais preocupadas em investir no capital humano.

ADEMILTON ALVES em 05/06/2009:
PARABENS!ACREDITO QUE NOSSOS GESTORES ESTÃO SIM MELHORANDO SEU FOCO QUANDO O ASSUNTO É SATISFAÇÃO .SEU ARTIGO É MARAVILHOSO.

 
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