O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Conheça os cursos online e os eventos virtuais do RH.com.br
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






27/03/2012
RH » Motivação » Artigo Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Afaste o medo de seus projetos e vencerá

Por Evaldo Costa para o RH.com.br

O medo de vencer tem sido um grande obstáculo na vida de muita gente. Há pessoas que desistem dos seus sonhos por medo de não serem capazes de superar os desafios que imaginam que terão pela frente.

Muitos desistem da pessoa amada, porque temem não corresponderem ao amor recebido. Declinam do emprego pelo qual sonharam por vários anos, por achar que não conseguirão realizar as atividades ou, ainda, que decepcionarão quem lhes confiaram as tarefas. Gente que age assim acaba acostumando-se com esse comportamento e, com o tempo, o que parece apenas falta de atitude vira hábito de vida e o resultado é quase sempre um monte de talento depositado na lata de lixo.

Mas, se é assim, o que fazer para mudar a tempo de ser feliz? Há várias maneiras e você deve encontrar aquela que melhor funcione pra você. Comece, por exemplo, perguntando-se: o que faz muita diferença em minha vida e o que sou capaz de realizar? Pode parecer uma pergunta fácil, mas respondê-la com responsabilidade poderá lhe ajudar a mudar de atitude.

Há muita gente que pensa que a sua vida não tem mais jeito, pois já tentou várias coisas e nada deu certo ou que tem uma vida encaminhada em determinada direção e mudar poderá não ser mais possível. Tudo depende de como você encara os fatos. Lembre-se de que primeiro você cria o seu destino em sua mente, depois ela se encarrega de construí-lo para você. É como disse Chico Xavier: "Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim".

Outra dica importante é não escolher um desafio muito grande logo na primeira tentativa. Experimente algo mais simples que não vá exigir o máximo de você, mas que seja muito importante para sua vida. É fundamental que você tenha sucesso na primeira experiência, pois isso lhe dará motivação e confiança para seguir em frente. Funciona como se você subisse uma escada: o ideal é subir um degrau de cada vez.

Outro desafio que naturalmente você poderá encontrar pelo caminho é uma voz atrás de sua orelha, dizendo-lhe um incomodo "se" para tudo que for tentar. Nada de anormal, não fosse o fato desse "se" sempre apontar para algo contrário ao que você deseja conquistar. Você pode, por exemplo, traçar uma meta de caminhar diariamente para perder peso ou cuidar melhor da saúde. Daí, quase sempre, surge aquela voz sorrateira dizendo: "Mas, se chover e fizer muito frio, não vou conseguir caminhar amanhã" ou "Se fulano de tal chegar de viagem, não vou poder caminhar" e por ai vai.
Então, você deve deixar de ouvir "se" e ignorar tudo que for contra os seus sonhos.

Diga algo do tipo: "Amanhã vou caminhar pela manhã, porque isso vai me proporcionar muitos benefícios" ou "Vou começar essa nova atividade, pois ela me levará para mais próximo de meus sonhos". Entenda que os obstáculos não serão os maiores perigos em seu caminho. O maior desafio a ser superado na jornada para o sucesso é querer superar as suas próprias limitações. Siga essa linha de pensamento com obstinação e comprovará que o sucesso é muito mais uma questão de disciplina e atitude do que de sorte.

Finalmente, considere que na vida vence mais os que criam as suas próprias oportunidades e não os que esperam que elas "caiam do céu". Os verdadeiros vencedores sabem fazer de cada problema um degrau para o sucesso, transformam desertos em oásis e cada dia, por pior que seja encontra uma oportunidade para ser feliz. Os vencedores sabem muito bem que podem recomeçar sempre que desejarem, pois para eles o fracasso não significa queda, mas sim permanecer no chão.

Pense nisso e ótima semana.

 

Palavras-chave: | meta | emoção |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (1)
Aryane Moren em 02/04/2012:
Muitas das vezes pessoas sem ousadia colocam obstáculos na frente daqueles que são mais ousados. E quem é ousado não deve olhar para estas pessoas pessiamistas e sim para aquelas que querem o seu bem. Não dê ouvidos a quem queira o seu mal e sim somente para os que tenham algo para te acrescentar.

PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Curso Online do RH.com.br

Curso Online do RH.com.br



PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.