O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Conheça os cursos online e os eventos virtuais do RH.com.br
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






26/06/2012
RH » Motivação » Artigo Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Onde começa a qualidade do atendimento?

Por Cersi Machado para o RH.com.br

Certamente você já ouviu a seguinte expressão: para uma empresa se destacar, nos dias atuais, a qualidade no atendimento é fundamental. Pois é, oferecer serviços de qualidade é uma obrigação básica de toda e qualquer empresa que almeja se manter firme no mercado. Mas, infelizmente, uma grande parcela de empresas ainda não está conseguindo fazer o básico, ou seja, oferecer o mínimo de qualidade nos serviços prestados para que os clientes sintam-se satisfeitos.

Você concorda que:
- Cortesia é fundamental no atendimento ao cliente?
- Agilidade é importante para que os clientes obtenham a solução para seus problemas?
- Saber comunicar-se, escutar e estabelecer empatia com os clientes é imprescindível?
- Conhecer os produtos e os serviços que a empresa vende contribui para transmitir informações precisas ao cliente?
- Demonstrar disponibilidade com bom humor é uma atitude que não pode faltar no atendimento?

Provavelmente a sua resposta às perguntas acima será sim. Porém, cortesia, agilidade, comunicação, empatia, bom humor e disponibilidade são fatores que devem fazer parte, primeiro, do atendimento interno da empresa. De que adianta todo mundo saber que é preciso praticar qualidade no atendimento ao cliente externo se na interação entre os setores da empresa o atendimento não funciona, é demorado e ocasiona muitos re-serviços?

O atendimento de qualidade sempre começa com o atendimento interno. Como podemos oferecer um atendimento profissional se ao passar uma informação a outro setor da empresa a transmitimos de forma incompleta? Como prestar um serviço ágil se não sabemos ao menos atender bem os nossos clientes internos? Como transmitir uma boa imagem ao atender os consumidores se muitos funcionários dentro da empresa insistem em ir ao trabalho de mau humor, desmotivados, prejudicando o clima de trabalho no setor onde eles atuam?

Se não houver qualidade no atendimento interno, dificilmente haverá qualidade para o cliente externo, pois uma empresa é constituída de ciclos de serviços. O serviço que o cliente externo recebe é o reflexo dos ciclos de serviços praticados internamente. Nenhuma corrente é mais forte que o seu elo mais fraco, e se alguma engrenagem de algum ciclo falhar, o sistema todo também será afetado, e com isso, prejudicará a venda final.

Todo profissional, seja ele da área operacional, tática ou estratégica, deve considerar o colega de trabalho como um cliente. Lembre-se que, quem promove um profissional não é somente o gerente ou a diretoria, mas os colegas de trabalho que ficam satisfeitos com o atendimento recebido por ele.

Então, faça sua parte, contribua para um bom clima de trabalho. Ofereça um atendimento aos seus clientes internos que prime pelo profissionalismo e cortesia, sempre comprometido com a qualidade das tarefas. Jamais abra mão do trabalho em equipe, tenha paciência e aprenda a se comunicar de forma clara e sem ruídos com os outros setores da empresa. Ficará mais fácil conquistar os clientes externos se o dever de casa for bem feito, pois qualidade no atendimento interno é responsabilidade de todos.

 

Palavras-chave: | clima organizacional | programa motivacional |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (2)
Tamiris em 29/06/2012:
Adorei o texto e encaminhei a todos da empresa onde trabalho. Estamos o tempo todo preocupados com a qualidade nos serviços para todos fora da empresa, do que com a qualidade dos serviços para nossos colegas que passam o dia conosco, mais do que com suas famílias.

Ana Cristina em 28/06/2012:
Gostei muito do tema abordado, pois o atendimento é fundamental - ele é um verdadeiro espelho de sua empresa. Empresas de sucesso com certeza prezam pelo bom atendimento. E os nossos colegas de trabalho tem muito valor! Sucesso a esta equipe do site RH.com.br

PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Curso Online do RH.com.br

Curso Online do RH.com.br



PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.