O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Conheça os cursos online e os eventos virtuais do RH.com.br
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






03/07/2012
RH » Motivação » Artigo Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Motivar para reter – Veja como estimular seus colaboradores

Por José Roberto Marques para o RH.com.br

Manter equipes motivadas é uma das principais competências de um líder. Mas para isso, as lideranças devem dispor de habilidades essenciais tanto para a capacitação, acompanhamento, ensino como também para o desenvolvimento dos colaboradores e a retenção dos talentos.

Entretanto, como manter a motivação? Existem muitos elementos motivadores, como por exemplo, as concessões financeiras que incluem como benefícios: aumentos de salário, bônus e participação nos lucros, porém segundo pesquisa, essa abordagem corresponde a apenas 30% da política de investimentos em retenção das empresas brasileiras.

Mas, e quando o dinheiro não é tudo que o colaborador deseja como recompensa por seu trabalho?

Para dar mais embasamento ao trabalho das lideranças, o investimento em Treinamento motivacional é uma das ferramentas utilizadas pelas empresas para que os colaboradores ampliem sua visão da organização, enxerguem a importância de sua função para os resultados, de seus conhecimentos profissionais, de sua capacidade de evoluir e mais ainda, do seu potencial de tornar tangíveis as metas e os projetos.

Gestão do clima organizacional, planos de carreira, o investimento em treinamento e capacitação dos colaboradores, e hoje especialmente com a abordagem voltada para a implantação da cultura de Coaching, flexibilização de horários, a adoção de políticas de meritocracia e, são também essenciais, pois mostram o investimento da empresa na qualidade organizacional, o que confere aos colaboradores mais estímulo e segurança para continuar a desempenhar bem seu trabalho e alcançar a projeção profissional que deseja.

É de responsabilidade das empresas e dos gestores de pessoas buscarem as ferramentas para manter a motivação dos colaboradores, e isso inclui treinamento motivacional. Nesse sentido, é importante também treinar as lideranças para que consigam lidar com suas próprias expectativas e limitações, motivarem-se e ainda administrar as necessidades das pessoas e da empresa, posto que isso converge para num ambiente organizacional mais favorável ao alcance de resultados para todos.

 

Palavras-chave: | programa motivacional | coaching |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (1)
em 09/07/2012:
Acredito que as empresas tem que motivar seus colaboradores a partir de suas residências, o capital humano que sai de casa motivado produz bem mais. As preocupaçoes pessoais ou com familiares ocupam boa parte da mente dos colaboradores. Os progamas motivacionais devem alcançar os colaboradores e seus familiares.

PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Curso Online do RH.com.br

Curso Online do RH.com.br



PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.