O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Conheça os cursos online e os eventos virtuais do RH.com.br
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






17/07/2012
RH » Motivação » Artigo Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Você sabe como motivar uma equipe?

Por José Roberto Marques para o RH.com.br

Motivação deve estar na essência de todo bom gestor. E a lógica é simples, para que os resultados venham, os colaboradores devem estar engajados e ter em comum o mesmo propósito da empresa. Deste modo, tanto a responsabilidade como o mérito pelo sucesso, está também na capacidade das lideranças em desenvolverem modelos eficazes de motivação.

Mas, como motivar uma equipe? É certo que os resultados extraordinários não virão em um ambiente organizacional onde os colaboradores estão insatisfeitos, não há atenção à gestão de pessoas, oportunidades de crescimento, planejamentos de carreira e incentivo salariais.

Tanto em empresas grandes, médias ou pequenas o desafio de manter a motivação é o mesmo. E embora os objetivos de cada organização possam ser os mais diversos, trabalhar a forma como os colaboradores são estimulados a produzir é essencial em todas elas.

Líderes motivadores são aqueles que compartilham suas experiências, têm habilidades na gestão de pessoas, foco, comunicação interpessoal efetiva, carisma, iniciativa, discernimento, confiança, desenvolvem talentos, identificam e potencializam as competências dos colaboradores, pois também se importam com suas necessidades e buscam oferecer oportunidades de crescimento.

Este é o perfil de um líder Coach, que busca resultados tanto para a empresa quanto para os profissionais que a compõem. Entretanto, muitos líderes ainda hoje acreditam que a pressão é a melhor forma de estímulo, enquanto o que os colaboradores mais buscam para manterem-se produtivos são novos conhecimentos, experiências e oportunidades para desenvolver suas competências, seus talentos e crescer profissionalmente.

Sem esses elementos, nem mesmo abonos salariais são capazes de manter um colaborador numa empresa, pois além de retorno financeiro, os profissionais estão buscando, com seus líderes e empresa, agregar novos conhecimentos e ampliar suas chances de ter uma carreira bem-sucedida.

Assim, é necessário que as organizações busquem preparar e dar aos seus líderes suporte para motivar a nova geração de trabalhadores, oferecendo treinamentos ou formações em Coaching, por exemplo.

Hoje, os colaboradores não estão mais dispostos a esperar muito mais tempo por ascensão, ainda mais se o ambiente organizacional não favorece. E sem que aja um líder motivador e preparado para catalisar as necessidades da empresa e dos empregados a tendência será permanecer sem motivação, e consequentemente com resultados inexpressivos.

Acesse: IBC Coaching e saiba mais sobre como motivar uma equipe.

 

Palavras-chave: | programa motivacional | coaching |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (0)
Ainda não há comentários.

Seja o primeiro, clique no ícone disponível logo acima e faça seus comentários.
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Curso Online do RH.com.br

Curso Online do RH.com.br



PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.