O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Conheça os cursos online e os eventos virtuais do RH.com.br
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






28/08/2012
RH » Motivação » Artigo Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

O desafio além do cifrão: como motivar sua equipe saindo do comum

Por Marcos Coimbra para o RH.com.br

As pessoas desmotivadas tendem a diminuir a produtividade no trabalho. Quando esta situação já passou do limite, muitos gestores costumam tomar decisões que deixam tudo ainda pior. E nem sempre estes são os melhores caminhos. Conclusões precipitadas podem desmoronar uma equipe e, às vezes, contaminar todo o ambiente corporativo. Mas o que devemos fazer em situações extremas como esta? Quais são os motivos que fazem os colaboradores comprometerem-se com uma organização? Quem é o principal responsável pela motivação do profissional: a empresa ou o próprio funcionário?

Em equipes desmotivadas, é importante identificar o colaborador que se destaca pela capacidade de levantar o astral de todos, ou seja, quem tem o perfil motivador e é capaz de encorajar os outros. Os motivadores, como são chamados, enxergam possibilidades ao invés de problemas, podendo assim influenciar o grupo a retomar o ânimo do dia a dia. E é papel do gestor apontar quem são os reais motivadores de sua equipe. É preciso compreender que estamos lidando com capital humano e também possíveis empreendedores. Empresas que focam apenas em números e resultados, lucros e relatórios, esquecem-se do principal motivo que faz tudo caminhar: as pessoas.

O bom gestor é capaz de compreender como é o perfil de cada colaborador da sua equipe. Por isso, veja além dos números e das metas. Elogie sempre quando um projeto for bem executado. Direcione e indique o melhor caminho para se alcançar um objetivo. Pense no grupo e encoraje todos. Mostre a importância que cada um tem dentro da equipe e faça com que todos se apaixonem pelo trabalho. A produtividade está ligada diretamente à motivação, isto é, quanto mais motivada uma equipe estiver, mais metas irão alcançar.

É importante estimular a integração social, o reconhecimento e os desafios. Mas não faça do ambiente de trabalho uma arena de gladiadores. Isto não é uma competição. Faça do dia a dia algo motivador. Não há nada pior do que aquele colaborador que possui a seguinte ideia: "Ai, mais uma segunda-feira". E nem mesmo pense que a motivação está relacionada a bons salários. Empresários que costumam dizer "se não está satisfeito que vá procurar outra oportunidade" já contaminam muitas organizações, pois o pensamento vem de cima pra baixo. E numa dessas, gera-se um ciclo vicioso, criando um carrossel de desmotivação interna.

Hoje o desafio é motivar os colaboradores a crescerem juntos com a organização. Benefícios de final de ano, cestas de Natal e churrascos são estimulantes apenas por um curto período. É preciso pensar naquilo sua equipe gostaria de ganhar e não no que o empresário gostaria de dar. Além disso, estimule a criatividade. Muitas vezes, este colaborador está atento a tudo que acontece, pois ele busca desafios e soluções criativas para os problemas. Lembra-se da figura do motivador? Quem sabe ele não é justamente a pessoa que senta todos os dias em frente à sua mesa e nunca foi notado. E não esqueça: a motivação precisa estar relacionada com a valorização do funcionário. Faça dele parte integrante da sua empresa e não apenas um seguidor de regras.

Palavras-chave: | programa motivacional | produtividade | equipe |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (3)
Rita Berberian em 25/09/2012:
Excelente leitura tanto para líderes de Equipes como para Diretores de Empresas.... Chave do sucesso: PESSOAS bem treinadas com esta filosofia. Parabéns!

maadai em 06/09/2012:
Muito interessante esta informação. Enriqueceu bastante a minha área de trabalho, procurarei praticar o aprendizado.

Maria Luisa de Souza em 05/09/2012:
Há muito tempo procurava entender de uma forma simples e objetiva como contratar de uma forma assertiva, lendo este arquivo percebi e também senti de uma forma real tudo o que parecia distante e as ideias que pareciam dipersas já estão juntas agora. Como estudante de Recursos Humanos, quero parabenizar o autor por tal transparência em falar desse tópico tão avançado. Me ajudou muito!!! Obrigado e parabéns mais uma vez!

PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Curso Online do RH.com.br

Curso Online do RH.com.br



PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.