O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Conheça os cursos online e os eventos virtuais do RH.com.br
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






05/03/2013
RH » Motivação » Artigo Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

O que significa ter sucesso na vida pessoal e profissional?

Por Jerônimo Mendes para o RH.com.br

O mundo atual proporciona infinitas possibilidades de sucesso no campo pessoal e profissional. Com ideias simples, esforço e otimismo, é possível destacar-se em qualquer área que você escolher para ganhar a vida e se transformar numa pessoa de bem. Você precisa apenas de cabeça (talento), preparação (coração) e oportunidade (chance). Não é necessário curso superior.

O caminho mais rápido para o sucesso é reavaliar o que ele significa para você. Se você lembrar que o mundo conta com sete bilhões de pessoas, que nem todas dispõem das mesmas ferramentas e oportunidades e que cada pessoa tem uma visão diferente do sucesso, o importante é não se deixar influenciar pelo motivo que levou outras pessoas a ter sucesso.

Quando você decide ouvir seus amigos, vizinhos, parentes ou se deixa influenciar pela mídia - revistas, jornais, televisão e Internet -, haverá um enorme pressão para realizar tudo ao mesmo tempo: comprar o celular da hora, ser gerente em menos de dois anos, trabalhar no Google, conseguir um milhão antes dos 30 anos e assim por diante.

É possível conseguir tudo isso? Provavelmente sim, mas, talvez não seja possível no tempo que você imagina. Além disso, ainda que você seja extremamente bem-sucedido, será que isso é o que realmente deseja da vida?

Warren Buffett, um dos homens mais ricos do mundo, declarou o seguinte: "Eu daria toda a minha fortuna para ser reconhecido como um grande filósofo e não como o homem mais rico do mundo".

O erro mais comum que se pode cometer é não estabelecer o sucesso segundo os seus próprios valores. Você é capaz de identificar os parâmetros de sucesso que diferem da maneira tradicional, sem ser o dinheiro, a fama ou 15 minutos de exposição na mídia?

Isso é importante na hora de definir os seus objetivos e sonhos pessoais, entretanto, é preciso ser sensato ao escolher o tipo de sucesso que você pretende alcançar. Quando alguém alimenta sonhos impossíveis, tende a buscar atalhos mais fáceis para alcançá-los, o que, por vezes, pode acabar em frustração.

Felicidade, sucesso, fama e glória dependem de metas realistas. Quanto mais realistas, mais fácil de serem alcançadas. Deve existir significado em tudo isso. O que conta mesmo é o seu esforço e o risco envolvido, caso contrário, você nunca vai se sentir realizado plenamente.

A maneira mais gratificante, e confortante, de descobrir se você está no caminho certo para alcançar o sucesso e a autorrealização é adotar uma definição de sucesso diferente de qualquer outra existente na face da Terra. É a sua própria definição, aquela que vai fazer sentido para você.

Na medida em que você vai ficando mais velho e mais experiente, também vai acumulando todo tipo de advertência e perdendo contato com os seus desejos mais profundos. A impressão é a de que está caminhando na direção errada. Parece que todo mundo está bem, menos você.

Na prática, você se perde tentando entender o que mundo quer e acaba adotando um comportamento diferente apenas para obter a aprovação alheia. O resultado de tudo isso é que a maioria das pessoas acaba fazendo coisas que nada têm a ver com a sua vocação, mas que agradam a maioria das pessoas, principalmente pais e amigos mais chegados.

Não desejo que isso lhe aconteça, portanto, seja razoável e considere o sucesso com base naquilo que você mesmo deseja para toda a vida. Nada me espanta com relação aos adolescentes que ainda nem imaginam o que querem da vida. A maioria demora em encontrar o seu lugar no mundo e boa parte nunca descobrirá a razão pela qual está nele.

Durante muito tempo eu tentei realizar o sonho de meu pai e acabei fazendo o curso técnico de eletrotécnica, talvez para agradá-lo, talvez para agradar a mim mesmo, talvez para encontrar um rumo na vida. O fato é que eu não tinha a mínima vocação para a área técnica, porém, isso não invalidou a boa intenção do meu pai de querer o melhor para mim, na visão dele, é claro.

Faz mais de 20 anos que eu concluí o curso de Administração. Os quatro anos da faculdade estão entre os melhores da minha vida, sem sombra de dúvida. Aprendi a tratar a administração como arte, religião e ciência, o que me ajudou a abrir os olhos e as portas para uma nova forma de sobrevivência, além do crescimento pessoal e profissional.

O bom de tudo isso é a que a Administração me permitiu ampliar o meu networking. Os relacionamentos abriram-me novas portas para a docência e a educação corporativa. E isso, definitivamente, me abriu as portas para consolidar aquilo que eu realmente gosto de fazer e que acabou transformando-se em missão de vida.

Isso acontece com frequência. Uma porta vai abrindo outra e assim você vai construindo o próprio caminho, razão pela qual desejo compartilhar a minha definição de sucesso pessoal e profissional enquanto você vai pensando na sua.

Sucesso é...

- Escolher, por livre e espontânea vontade, o que você quer fazer na vida.
- Entender que a vida não é só trabalho e que o trabalho não é toda a sua vida.
- Saber utilizar o tempo livre com sabedoria para aproveitar os pequenos e maravilhosos momentos que a vida lhe proporciona.
- Ter em mente que o dinheiro é importante, mas que você só é feliz quando o dinheiro deixa de ser importante.
- Deitar a cabeça no travesseiro e acordar livremente no dia de seguinte com vontade de seguir adiante.
- Saber que o que você quer ajuda outras pessoas a conseguirem o que querem.

Sugiro que você dedique um tempo para pensar nisso e tente encontrar a sua própria definição. As questões a seguir poderão ajuda-lo a desvendar esse pequeno mistério e também vão ajuda-lo a reduzir a frustração, se for esse o problema.

- O que o sucesso significa para mim?
- O que a felicidade significa para mim?
- O que eu pretendo ser quando crescer?
- O que significa ser bem-sucedido na vida pessoal?
- O que significa ser bem-sucedido na vida profissional?
- Quais são os valores que melhor representam o meu conceito de sucesso: carro, amigos, família, dinheiro no banco, lazer, fazer parte de uma tribo, liberdade etc.?
- O que eu preciso fazer desde já para iniciar a caminhada em direção ao sucesso?
- O que eu estou pensando em fazer é passível de sucesso?
- Quanto tempo leva para alguém ter sucesso na vida?

Por fim, evite comparações. Quanto mais você se compara em relação aos outros, mais se distancia da vocação original. Cada pessoa tem a sua própria história, construída com base em uma experiência de vida que é muito diferente da sua.

Enquanto não encontra a sua própria definição, continue caminhando e se lembre da sábia definição de Winston Churchill, primeiro ministro britânico: "Sucesso significa ir de fracasso em fracasso sem perder a paixão e o entusiasmo".

Pense nisso, empreenda, aja diferente e seja feliz!

 

Palavras-chave: | meta | aprendizagem | competência |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (8)
Clever Araújo em 10/04/2013:
Parabéns pelo trabalho de vocês. Os textos trazem informações interessantes para os profissionais de RH. Tenho utilizado bastante na organização.

Selma em 02/04/2013:
Parabéns! Excelente texto. Adoro ler os textos do site do RH.

MARIA TEREZA TORRES LIMA DE ASSUNÇÃO em 12/03/2013:
O texto fez todo sentido para mim! Obrigada pelas suas palavras!!

ivone lage Fonseca Duarte em 10/03/2013:
Obrigada pelo texto. Fantástico! Simples! Humano! Real! O que vou ser quando crescer? Tenho 59 anos de idade. Tenho procurado desaprender muitas coisas para aprender novas. É um grnde desafio e nesta busca já me decepcionei muito, mas a paixão continua. Este texto provocou uns inshigts. Sim eu tenho me perdido procurando o que o mundo quer, tenho a sensação de estar caminhando na direção errada. Vou mudar a direção da minha caminhada. Seu texto me inspirou. Um abraço, Ivone

Ana Flora em 08/03/2013:
Este artigo realmente é o que eu estava procurando e nos últimos tempos tenho me sentido assim, um peixe fora d'água na organização. E isso vem me incomodando há muito tempo, pois não sei se o que estou fazendo é certo, se é errado ao ver das pessoas que trabalho comigo. Acho que estou procurando, talvez uma aceitação das pessoas no ambiente de trabalho e ao ler o artigo vejo que não devo seguir aquilo que os outros estão fazendo e sim fazer aquilo que me dá segurança. Mas é a segurança que ainda não conquistei. Sucesso é realmente uma questão muito pessoal e ao meu ver o sucesso declarado neste artigo é aquilo que busco. Obrigada por ter me ajudado a repensar meus conceitos...

Giselda em 08/03/2013:
Sensacional sua explanação. Somos singular, jamais poderemos nos espelhar, copiar o sucesso do outro, como você falou muito bem. O que penso como sucesso pode não ser para o outro.

Priscilla em 08/03/2013:
Excelente texto! Estou repassando às colegas de trabalho. Realmente o sucesso depende de vários fatores. Prefiro ser um sucesso em casa com marido e filha do que ser um sucesso no trabalho. Trabalhar bem é ter uma boa remuneração e gostar do que faz. Minha família é minha vida, é insubstituível!

ELIEJE em 06/03/2013:
EXCELENTE ARTIGO PARA REFLEXÃO

PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Curso Online do RH.com.br

Curso Online do RH.com.br



PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.