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14/08/2001
RH » Motivação » Entrevista Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Como posso motivar os colaboradores de uma empresa?

Por Patrícia Bispo para o RH.com.br

O Terceiro Milênio trouxe uma grande expectativa para o mercado: as empresas que desejarem sobreviver, precisam apresentar diferenciais em seus serviços e investir no capital humano. Por este motivo, algumas organizações, através do Departamento de Recursos Humanos, buscam manter os colaboradores motivados através de ações que ajudam a consolidar a própria cultura organizacional. Para falar sobre o assunto, convidamos Cássia Baldiotti Vendemiatti, Diretora de Educação e Desenvolvimento de Projetos da Pró Recursos Humanos - consultoria que está há 18 anos no mercado.

RH.COM.BR - Qual o conceito de motivação organizacional?
Cássia Baldiotti Vendemiatti - Motivação dos funcionários é a estratégia inteligente e fundamental que alimenta a estratégia organizacional. Os objetivos empresariais só serão alcançados com o trabalho de pessoas motivadas e satisfeitas. Para se alcançar os objetivos organizacionais é necessário que haja espaço para que seus funcionários possam alcançar seus objetivos individuais. Conquistar a satisfação dos clientes é, antes de mais nada, conquistar as pessoas que cuidam dele. Colocando os colaboradores em primeiro lugar, automaticamente eles colocarão o cliente em primeiro lugar; é uma questão de causa e efeito. Muitas organizações que pretendem encantar o cliente procuram, em primeiro lugar, motivar e encantar seus funcionários, e o restante ficará por conta deles.

RH - De que forma uma empresa pode deixar seus colaboradores motivados? Quais os recursos mais utilizados?
CBV - Alguns dos principais instrumentos que proporcionam a motivação organizacional são as ferramentas de comunicação direta que utilizam ações simples, eficazes e baratas para o dia-a-dia. A empresa deve ter consciência de que a prática da comunicação, de forma constante e coerente pelos líderes e gestores, é um bom início para atender de forma estruturada e ágil às necessidades levantadas pelos funcionários. Além disso, ações dessa ordem ajudam na consolidação da cultura organizacional, ressaltando a missão, os valores, os objetivos da empresa e garantem um ambiente de trabalho saudável. Além disso, a organização deve manter um processo de avaliação de desempenho interligado aos planos de reconhecimento e de treinamento para todas as áreas, independente da hierarquia. Uma outra técnica que pode ser utilizada para motivar seus funcionários e parceiros é ressaltar a importância do desenvolvimento da afetividade nas relações interpessoais, proporcionando o melhor entrosamento das equipes.

RH - Como a Sra. trabalharia a motivação organizacional dentro de uma empresa de médio e de grande porte?
CBV - O trabalho deve sempre ser iniciado por um processo de levantamento das necessidades individuais, considerando setor, grau de instrução, valor da remuneração, tempo de serviço. Com base nessas informações iniciais fica claro qual o nível de motivação das pessoas dentro da empresa. Em seguida, o trabalho é feito com as expectativas do grupo como um todo e posteriormente. Com a definição do plano estratégico para alavancar a motivação, o gestor da empresa pode comandar o processo de revitalização da cultura organizacional, mostrando como a integração e sinergia entre as pessoas melhora quando os objetivos da empresa são compartilhados entre todos. As principais ferramentas que suportam todo este processo são as ferramentas de comunicação, por exemplo, eventos com a liderança da empresa e com todos os funcionários, e-mails comunicativos, newsletters, campanhas de comunicação com incentivos. Podem, também, realizar treinamentos que capacitarão os profissionais a trabalharem em equipes multidisciplinares, enfocando liderança, negociação e aspectos comportamentais. A empresa, ainda, deve definir claramente e aplicar um processo de administração de Recursos Humanos, baseado em fortes ações de desenvolvimento de competências, avaliação de desempenho baseadas em metas individuais e do grupo, obviamente, sem esquecer de deixar claro aos colaboradores o que a empresa espera deles.

RH - Qual a importância das pesquisas de clima organizacional para as empresas?
CBV -Através da pesquisa de clima organizacional a empresa percebe claramente quais são as principais necessidades de seus funcionários, e pode, através das informações levantadas, traçar suas ações referentes à administração de Recursos Humanos.

RH - Como a pesquisa de clima organizacional é utilizada e com que periodicidade deve ser aplicada?
CBV - Normalmente a pesquisa de clima é aplicada através de um questionário com perguntas fechadas e alternativas bem direcionadas e objetivas. Desta forma, a resposta é clara e pode ser pontualmente trabalhada mais tarde. As empresas costumam aplicar essas pesquisas a cada dois anos, pois nesse período é possível planejar e aplicar as novas estratégias de administração de Recursos Humanos de acordo com as necessidades explicitadas pelos colaboradores e, ainda, avaliar o trabalho realizado.

RH - Segundo matéria veiculada pela Revista Veja (23/05/01), o mercado tende a adotar ainda mais os chamados benefícios flexíveis, proporcionando uma motivação maior entre os colaboradores. Qual a opinião da Sra. sobre estes benefícios?
CBV - Os benefícios flexíveis proporcionam que o funcionário opte por benefícios que realmente são de seu interesse naquele momento. Por exemplo, um profissional no início de sua carreira tem maior interesse em ferramentas de desenvolvimento complementares como cursos de idiomas e cursos extensivos como pós-graduação e MBA, portanto o reembolso deste tipo de ação para ele é prioritário em relação a ter a opção de um plano de previdência. Ao permitir que o funcionário escolha o tipo de benefício que quer receber, a organização mostra que entende as necessidades particulares de cada indivíduo do seu time.

RH - Além dos benefícios flexíveis que outros instrumentos uma organização pode utilizar para manter os funcionários motivados?
CBV - A organização pode utilizar ferramentas ligadas a programas de qualidade de vida, como ginástica laboral e incentivo a prática de exercícios físicos. Pode, também, proporcionar momentos de maior aproximação com os familiares do funcionário com a empresa, através de eventos informais e datas festivas. Além disso, a organização pode incentivar projetos sociais que contribuam para o desenvolvimento da comunidade próxima a empresa.

Palavras-chave: | motivação | desenvolvimento |

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