O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Obrigado a todos os participantes da 1ª Turma Jornada Virtual!
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






20/07/2009
RH » Motivação » Entrevista Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Os sonhos transformam-se em realidade?

Por Patrícia Bispo para o RH.com.br

Quem em algum momento da sua vida não desejou algo? Só que para isso, não é suficiente apenas querer, sonhar, é preciso ir à busca, encontrar uma força de transformar o sonho em realidade. Isso ocorre em qualquer fase da vida. Uma criança pode querer um brinquedo e, para isso, fala com os pais, os avós, com as pessoas mais próximas. Com o passar dos anos, as responsabilidades surgem gradativamente e no caso dos estudantes, quando o período das provas chega a vontade de tirar boas notas torna-se uma "máxima". Só que é preciso estudar, não ficar no comodismo.

Na fase adulta, as pessoas possuem desejos, vontades e também abrem espaço na suas vidas para os sonhos que as impulsionam a conquistas, seja na vida pessoal ou profissional. Mas, como transformar sonhos em realidade? Quando esse questionamento surge, há quem fique à deriva, sem saber que rumo tomar. Isso não é privilégio apenas de alguns, mas de milhares de indivíduos que buscam constantemente suprir a necessidade de alcançar seus respectivos objetivos.

Em seu livro Você é do tamanho dos seus sonhos, lançado pela Ediouro Publicações, o consultor César Souza convida o leitor a resgatar a capacidade de sonhar e empreender mudanças objetivas para realizar projetos. A primeira versão do título publicada em 2003 tornou-se um best-seller, com mais 150 mil exemplares vendidos. Agora, a obra ganha nova edição, ampliada com capítulos inéditos, onde o autor mostra um passo a passo para tirar os sonhos da cabeça, colocá-los no papel e torná-los realidade.

"O primeiro espaço é acreditar em si mesmo, lutar para transformar os sonhos em realidade, tirá-los da cabeça e colocá-los no papel, sempre com um planejamento", afirma César Souza, ao mencionar como as pessoas podem agir para tornar os sonhos, os desejos em realidade. Na entrevista concedida ao RH.com.br, o consultor menciona fatores que podem ajudar ou interferir na concretização de projetos sejam esses simples ou não. E você, tem algum sonho para realizar? Boa leitura!

RH.COM.BR - Em 2003, o Sr. lançou pela primeira vez o livro "Você é do Tamanho dos Seus Sonhos". Agora, a sua obra volta mais uma vez ao mercado. Por que o Sr. reeditou esse trabalho?
César Souza - Este livro é um antídoto contra a crise e contra o medo de sonhar. Desde o final de 2008, percebi as pessoas com receio de ousar, de sonhar, até mesmo as famosas promessas de final de ano ficaram burocráticas e "pouco auspiciosas" como dizem os personagens indianos de novela que está em evidência. Ouvi muita gente, por exemplo, com medo do desemprego, com medo de presentear, receio de tirar férias, hesitantes em se divertir. Resolvi, então, re-editar o livro a convite da Ediouro que propôs inaugurar o seu novo selo "Agir Negócios" com esse livro. Mas, o livro não é uma mera reedição. Reescrevi muito dele, quase 80%, mantive a ideia básica, as mensagens centrais e as histórias mais importantes. Acrescentei muito, retirei os excessos. Para mim é um novo livro e não apenas um livro requentado. Gosto mais dessa "versão 2.0" dos Sonhos. E o público tem reagido muito bem. A editora fez uma tiragem inicial de 30 mil exemplares e em 75 dias havia vendido quase a metade. Acorde para sonhar. É a minha principal proposta desta vez. E alerto: se a crise bater na sua porta, não abra.

RH - No espaço compreendido entre 2003 e 2009, houve uma mudança significativa nos sonhos das pessoas ou muitas ainda continuam em busca de uma vida tranquila, incluindo-se aí alcançar o sucesso na carreira?
César Souza - Em nenhum momento ouvi pessoas em busca da vida tranquila. As pessoas querem sucesso profissional, mas agora estão mais preocupadas com o equilíbrio entre a vida profissional, a familiar, a saúde e a melhoria da qualidade de vida, e também com a cidadania. Fiz recentemente em parceria com a HSM, uma pesquisa com 520 dirigentes de empresas e o equilíbrio entre as diferentes dimensões da vida apareceu muito forte como um dos principais sonhos.

RH - Em sua obra o Sr. apresenta como exemplo mais de 50 histórias de pessoas que venceram as dificuldades e encontraram seus caminhos, transformaram sonhos em realidade. Que parâmetro o Sr, adotou para selecionar essas pessoas e dá-las como exemplo aos leitores?
César Souza - O parâmetro que adotei foi a realização do sonho, pois o livro não trata de sonhadores mas de realizadores de sonhos. Também adotei como parâmetro a felicidade. Não me interessam, por exemplo, os realizadores de sonhos que são infelizes e sentem vergonha de celebrar, pois não podem contar aos outros como conseguiram realizá-los.

RH - Dos exemplos apresentados em seus trabalhos, onde o Sr. apresenta pessoas com perfis diferenciados, existe um caso que o Sr. gostaria de destacar?
César Souza - Os sonhos de Ozires Silva em fundar a Embraer; o sonho do Zé Pescador em fundar a Pró-Mar - a primeira organização não-governamental criada com o objetivo de deter a degradação ambiental e social na ilha de Itaparica, na Bahia; o sonho do Carlinhos de Jesus em se tornar dançarino e que hoje tem seu talento reconhecido no Brasil e no Exterior; da Eliza Lucinda em vencer como poetisa e atriz, o sonho do ex-presidente Juscelino Kubitschek em fazer o Brasil progredir de um país agrícola para um país industrial.

RH - Sua obra "Você é do Tamanho dos Seus Sonhos" é um dos seus grandes sonhos que se tornou realidade ou é apenas o começo de uma realização futura?
César Souza - Esse livro é apenas um de meus sonhos: ajudar pessoas a acreditarem em si e lutarem por seus ideais.

RH - De que forma sua obra pode ajudar as pessoas alcançarem objetivos sejam pessoais ou profissionais?
César Souza - Ajudando-as a acreditar e a ter certa disciplina de realização do que almejam. Aliás, convido você a disponibilizar para as pessoas que estão lendo essa entrevista o workbook digital que preparei para ajudar pessoas a planejarem a realização de seus sonhos. Basta acessar o seguinte endereço www.tamanhodosseussonhos.com.br, imprimir o material e começar a planejar seu próximo passo. Se ler o livro, vai ser melhor ainda (risos do entrevistado e da jornalista).

RH - Os sonhos existem e a vontade de transformá-los em realidade faz parte da natureza humana. No entanto, o que vemos no dia-a-dia são pessoas que se acostumam com a rotina e "param no meio do caminho". Como não perder o estímulo das conquistas?
César Souza - Eu diria que o primeiro espaço é acreditar em si mesmo, lutar para transformá-los em realidade, tirar os sonhos da cabeça e colocá-los no papel - fazer um planejamento - e buscar parceiros. Por que buscar parceiros? Porque ninguém realiza sonhos sozinhos. Temos que entender que a rotina é uma ilusão que criamos para esconder a realidade de nossos sonhos. Espero que o leitor entenda o profundo significado do que estou colocando com certa dose de "ironia".

RH - Que fatores mais interferem na jornada pela conquista dos sonhos?
César Souza - Geralmente, observo que pessoas falam da falta de apoio de outras pessoas. Dizem que faltam de tempo e algumas vezes a falta de recursos é destacada como agente inibidor da realização de um sonho. Contudo, o mais importante é a falta de determinação, de perseverança e de vontade de transformá-los, ou seja, fazer com que os sonhos, os desejos virem uma realidade.

RH - Como dar um basta a esses empecilhos que surgem no meio do caminho?
César Souza - As pessoas precisam gritar para si mesmas. Precisam dizer um "basta" ao momento que estão vivendo, pois só dessa forma vão conseguir mudar as atitudes no dia-a-dia e consequentemente tornarem seus desejos, os sonhos que almejam em algo real.

RH - Qual o maior desafio de quem sonha?
César Souza - Vejo como maior desafio para as pessoas tirar os sonhos da cabeça, colocar no papel e definir uma prioridade e sequência dos sonhos. A partir do momento que esse desafio for vencido, os sonhos passarão a ser uma realidade. Também não é algo que vá acontecer do dia para a noite, pois é preciso que exista um planejamento. Isso dará uma margem maior para que tudo transcorra dentro do esperado e os objetivos sejam alcançados.

RH - Sonhar é indispensável para o ser humano?
César Souza - O ser humano é o único ser vivo que consegue pensar no futuro. Sonhar é isso: inventar o futuro, construir um amanhã que se deseja viver.

RH - Já que falamos sobre os sonhos, em sua opinião qual o grande diferencial entre as pessoas que conquistam um espaço diferenciado do mercado de trabalho em relação àquelas que nunca se sentem realizadas com o que fazem?
César Souza - Diria que as pessoas que consegue um espaço diferenciado porque possuem atitudes como: determinação; perseverança; criatividade; parcerias; dizem um "não" à acomodação; determinam foco; possuem valores, são íntegras e têm paixão pelo que buscam.

Palavras-chave: | César Souza | confiança |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (5)
Dilma Bello em 08/08/2009:
Muito boa e oportuna a entrevista com o César Souza. Afinal, todos nós temos sonhos a realizar e precisamos correr atrás para concretizarmos. A entrevista me deu um novo ânimo para correr em busca de realizar novos sonhos. Acredito em tudo o que o César Souza colocou, pois já consegui realizar alguns sonhos pondo em prática as ideias e sugestões que ele apresenta. Vou procurar ler o seu livro. Parabéns pela entrevista.

Dayse Rodrigues em 21/07/2009:
Muito interessante a matéria e o livro em questão parece ser muito bom. Com certeza o lerei. Muitas pessoas falam da importância de sonhar, e Cézar Souza nos lembra que não basta sonhar, temos que lutar para realizar nossos sonhos, e não desistir de ser feliz.

Patrícia em 21/07/2009:
muito boa a matéria

Luciano Vianna- Novo hamburgo-RS em 21/07/2009:
Muito interessanta a entrevista e o tema do livro. Uma das maiores dificuldades é colocar em prática seus sonhos, desejos e também não cair na rotina, marasmo do dia-a-dia.

Lúcia Cabral Campos em 21/07/2009:
Olá bom dia! Adorei esta entrevista muito bem elaborada. Condiz com a realidade. Sonhos.. tenhos que correr atrás,não podemos ficar esperando a oportunidade bater em nossa porta. Abraços...

 
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Programa de Autodesenvolvimento

3ª Jornada Virtual de Recursos Humanos



RH.com.br no Twitter


PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.