O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Inscrição com 20% de desconto para a Jornada de Liderança
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






31/05/2001
RH » Mudança » Artigo Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Qual a importância da Globalização no mundo corporativo?

Por Gilmar de Sousa Lima para o RH.com.br

A primeira Globalização surgiu no Império Romano e findou com a feudalização política e comercial. A chamada segunda Globalização coincidiu com as grandes descobertas dos séculos XIV e XV que propiciaram grande surto do comércio internacional, freqüentemente interrompido pelas guerras religiosas das monarquias européias. A terceira etapa deste processo apareceu no século XIX, após as guerras e determinou a supremacia do liberalismo sobre o mercantilismo, quando, coincidentemente, começou a prosperar a democracia política. Esta terceira fase foi interrompida pela Primeira Guerra Mundial que compreendeu o período de 1914 a 1918. Neste momento, surge a era do coletivismo de direita e de esquerda - o fascismo e o comunismo, que foram hostis ao livre comércio e simpáticos ao autarcimo. A grande depressão dos anos 30 provocou o debilitamento do capitalismo e a irrupção de protecionismo. A quarta Globalização, período que vivemos, surgiu depois da Segunda Guerra Mundial, atingindo apogeu com o colapso do regime socialista, ocorrido entre 1989/1991.

Estamos vivendo a quarta Globalização e esta, podemos considerar, equivale ao produto dos desenvolvimentos econômicos. Esta fase é a prova de uma suposta vitalidade do modo de produção capitalista, caracterizada pelo fato de intensificar a acumulação do capital; renovar a tecnologia; retomar a busca incessante de mais-valia, lucros médios e superlucros e por fim, desenvolver novas forças produtivas.

Podemos, ainda, afirmar que a Globalização é a integração da empresa com o mundo e é a integração do empregado com os interesses da empresa. É um fenômeno que possibilita a busca de pontos comuns entre as relações citadas, não esquecendo o aperfeiçoamento contínuo e das próprias Leis que regem o mercado. A Globalização também surge como opção para desenvolver novas parcerias e tecnologias, trazendo um futuro seguro para todos.

Nessa realidade, o administrador surge como peça chave por ser um profissional multifuncional com conhecimentos que tendem a fortalecer as estruturas da empresa que busca novos mercados.

Outro detalhe de extrema importância, refere-se ao capital humano. Devemos compreender que nem mesmo todo o investimento e toda a tecnologia do mundo que estão à disposição das empresas, terão valor algum se não houver uma atenção especial ao capital humano.

Ao capital humano?
Você, enquanto profissional dotado de todas as habilidades que possui, não deixa de ser um humano e como tal, deve ter suas necessidades básicas satisfeitas. Mas, não é apenas isso. As empresas que acordaram para esse fato, ganham rios de dinheiro motivando seus profissionais a se tornarem cada vez mais fortes na caminhada por novos desafios.

Mas que desafios são esses?
São os desafios da Globalização que impôs, a cada um de nós, a melhoria contínua como fonte de sobrevivência.

Palavras-chave: | globalização | mercado de trabalho | mudança |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (1)
tainna em 22/10/2009:
eu gostei muito do texto porque ele fala muito sobre a primeira globalização, inclusive, é este o assunto que estamos estudando na escola, nesse semestre.

 
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Programa de Autodesenvolvimento

3ª Jornada Virtual de Recursos Humanos



RH.com.br no Twitter


PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.