O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Inscreva-se para a 2ª turma da Jornada de Liderança.
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






19/06/2006
RH » Mudança » Artigo Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

A influência do setor de RH no desempenho da controladoria

Por Valéria Maria Viana Boari para o RH.com.br

Atualmente, devido às aceleradas mudanças no mundo moderno, as empresas têm sido submetidas a novos desafios, o que as têm levado a repensar sua forma de atuação. Com estas crescentes mudanças no mercado competitivo, as empresas passam a exigir de seus empregados maior eficácia na realização de seus trabalhos. O investimento no talento humano passa a ser o grande diferencial competitivo. O sucesso das organizações, a partir de agora, está ligado ao seu pessoal.

O RH assume, então, um importante papel para o bom funcionamento da organização, pois será o responsável pelo recrutamento, capacitação, integração e retenção destes novos talentos. Um novo desafio surge para este setor: "Administrador de processos (ferramentas e sistemas de RH) e Administrador de pessoal". O RH passa, então, a atuar em todos os outros setores responsáveis pelo funcionamento da empresa.

Dentre os setores, também essenciais ao bom funcionamento da organização, destacamos a Controladoria, pois é ela quem supre adequadamente as necessidades informativas dos gestores durante o processo de tomada de decisão. Infelizmente as empresas não costumam dar o devido valor a essa função, razão pela qual também não se dão ao trabalho de escolher pessoas certas para exercê-la.

Desse modo, para que a Controladoria possa desenvolver com êxito suas atividades, torna-se necessário que seja composta de profissionais realmente qualificados para a função. Neste novo mercado, apenas boa formação em contabilidade, custos, tributos e finanças não são suficientes. É necessário que o profissional da área de Controladoria tenha domínio de informática e línguas; que possua outras habilidades como disposição de aprendizado, capacidade de comunicação oral e escrita, capacidade de adaptação a novos ambientes, de trabalhar em grupo, de participação ativa e construtiva em reuniões, de assimilar papéis de liderança, que possua atitudes de moral e ética, com também uma boa cultura geral.

Porém cabe aos profissionais de Recursos Humanos, desenvolverem estudos voltados para recrutar, selecionar (ou aproveitar habilidades já existentes), treinar e ainda repensar novas estratégias de motivação para manter estes profissionais na empresa.

O profissional na função de RH, como os profissionais de qualquer função de apoio, deve ser perito em sua especialidade. Deve estar preparado para captar e preparar os profissionais da área de Controladoria. Porém, este trabalho somente poderá ser realizado após o conhecimento das atividades do setor e da organização como um todo, pois é este o fator estratégico não só para a sobrevivência das organizações, mas também para o seu crescimento sustentável. Só assim o RH terá condições de desenvolver as pessoas certas para as funções certas, de modo a desempenhar as atividades com eficiência, sem perder o foco na eficácia.

Portanto, cabe ao RH desenvolver todos os colaboradores da organização, em todas as áreas, pois o impacto de suas estratégias sobre a Controladoria vai muito além do conhecimento do setor específico ou das habilidades necessárias para o profissional de Controladoria.

O RH precisa se preocupar, também, com a qualificação e a motivação dentro do próprio setor, para assim garantir o êxito total. Hoje, o diferencial para o profissional da área é que ele seja, não só especialista em Recursos Humanos, como acima de tudo, seja especialista generalista, já que necessariamente deverá possuir conhecimentos de mercado, de produção, de estratégias, de finanças etc.

A avaliação das competências e características pessoais dos futuros colaboradores, assim como, o aprimoramento das qualificações dos atuais profissionais é a condição-chave para o sucesso das novas estratégias da organização.

O claro entendimento deste novo papel da área de RH será fundamental para o desempenho satisfatório da controladoria, assim como, para o desenvolvimento de um trabalho muito mais qualificado e muito mais orientado para o negócio e para os resultados da empresa.

Palavras-chave: | controladoria | mudança |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (0)
Ainda não há comentários.

Seja o primeiro, clique no ícone disponível logo acima e faça seus comentários.
 
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

3ª Jornada Virtual de Recursos Humanos

Programa de Autodesenvolvimento



RH.com.br no Twitter


PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.