O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Participe do 8º Congresso de RH pela Internet.
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






12/01/2009
RH » Recrutamento e Seleção » Dicas Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

12 perguntas essenciais numa entrevista de seleção

Por Willyans Coelho para o RH.com.br

A maior parte das perguntas realizadas durante uma entrevista de seleção deve ser específica para o cargo que será ocupado, além de ser adequada às características da empresa.

No entanto, há algumas perguntas básicas que podem ser reveladoras do candidato para qualquer cargo ou empresa. Nelas, não há respostas certas ou erradas, pois o objetivo será compreender as características pessoais, as realizações do candidato, bem como os seus planos para o futuro. Caberá ao entrevistador avaliar se as respostas são interessantes para as necessidades e as características da empresa. São elas:

1. Por que você escolheu essa profissão?
2. Como você avalia o seu desenvolvimento profissional até o presente momento?
3. Quais são as suas principais limitações profissionais?
4. Qual é a sua meta profissional de longo prazo?
5. O que mais lhe irrita no ambiente de trabalho?
6. Qual foi a situação profissional mais difícil que você resolveu? Como?
7. Em seu último emprego, quais foram as suas realizações mais importantes?
8. Qual objetivo que você não conseguiu atingir em seu último emprego?
9. Dentre os gerentes com quem você já trabalhou, qual foi o melhor e o pior? Por quê?
10. Por que você saiu (ou deseja sair) do seu emprego atual?
11. O que você sabe sobre nossa empresa?
12. O que lhe faz querer trabalhar conosco?

Procure encaixar essas perguntas no momento mais adequado do seu roteiro de entrevista.

 

Palavras-chave: | seleção |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (30)
Rita em 10/07/2011:
Achei muito interessante. Todo conhecimento serve de aprendizado, é muito valido. É bom saber os tipos de perguntas que podem ser feitas em uma entrevista,e assim ser capaz de ter boas respostas na hora certa.

joao vito em 12/04/2011:
Aqui é muito legal

karina mendonça em 14/03/2011:
Gostei muito das perguntas, para mim foram de grande valia..

luciene dias santos em 06/01/2010:
Realmente...acho que são perguntas fundamentais mais gostaria de ter mais ou menos uma noção das respostas para saber se é o perfil que procuro. Acho que faltou isso.

Nayane em 09/07/2009:
As perguntas são de grande valia. Obrigada!!

margarete cecílio morati em 28/05/2009:
achei muito interessante e ajuda os candidatos a ter uma idéia sobre o que se deve ser importante e relevante durante a entrevista... muito bom

Priscila em 25/05/2009:
Para mim que estou prestes a me formar e ainda perduram algumas dúvidas, todo tipo de informação vem a acrescentar, principalmente, se tratando de Entrevistas que exige tanta sensibilidade do entrevistador.

ADRIANA RAMOS em 15/05/2009:
Bom....cada um pensa do jeito que aprendeu ,durante esse comentário pude verifcar ,algums critícas dentre elas produtivas e outras nem merecem atenção ,mais essa matéria serve de ponte entre selecionador e selecionado, ou seja, com beneficios incriveis ,pra quem achou um idiotice e se deu ao trabalho de ler ...e bom parar pra pensar e saber o que é idota pra uns pra outros tem grande importancia. Parabéns pela matéria achei incrivel ...

Antonio Kunze em 29/04/2009:
ESSAS PERGUNTAS SÃO MUITO RUIM. NADA A VER. MUITO RIDÍCULAS..... O ENTREVISTADO NÃO TEM A OBRIGAÇÃO DE RESPONDER E NÃO DEVEM SER RELEVANTES PARA SE CONSEGUIR UM EMPREGO... VAMOS USAR A CABEÇA. PARA SE CONSEGUIR UM BOM FUNCIONÁRIO BASTA UMA SIMPLES CONVERSA.....

katarina nogueira mendonça em 14/04/2009:
achei muito interessante as perguntas da entrevista e acho que toda a empresa tem que ter sim uma entrevista.....

Nery Filho em 04/03/2009:
Foi de grande valia ler essas perguntas pois elas ampliam e direcionam profissionais da área a também se questionarem e se colocarem melhor diante das entrevistas.

Vanessa Assis em 18/02/2009:
Maravilhosa essas dicas de perguntas, pra nós que atuamos na area de RH e não somos psicólogos do trabalho (meu caso), essas perguntas são muito práticas e objetivas pra podermos identificar com mais facilidade o perfil do candidato, como o autor mesmo citou, basta saber o momento adequado e dependendo do candidato as vezes nem todas são necessarias, algumas já bastam.

Nilson Araujo em 18/02/2009:
Não trabalho em RH, porém, o questionário parece-me partir normalmente do pressuposto negativo. Quer saber das limitações, mas não questiona os qualidades. Questiona o que irrita e não com que lhe faz bem. Quer saber o objetivo não alcançado. Enfim, esquecem que as virtudes singulares do indivíduo podem torná-lo único e essencial em uma empresa.

Roseana Romualdo em 05/02/2009:
Muito bons os exemplos de perguntas, porque são principalmente pautadas em fatos, em vivências que o Candidato pode demonstrar. O que não cabe mais, em meu ponto de vista, são aquela perguntas hipotéticas do tipo "o que você faria se...", onde nem o Selecionador, nem o Candidato acabam tendo um bom resultado. Roseana Romualdo - RHTEC RECURSOS HUMANOS PARA TECNOLOGIA

André Luiz em 28/01/2009:
Concordo com você Moacir Collini. Mais do que um profissional " mecânico ", que possua muita competência técnica, a empresa precisa antes de mais nada de um ser Humano, capaz de ter um bom relacionamento com a equipe a qual será inserido, e isso deve ser avaliado na entrevista, buscar encontrar se os valores do candidato vão de encontro ao da empresa. Forte abraço e obrigado pelas dicas !

Bianca Herzog em 28/01/2009:
Gostei das dicas de perguntas. Algumas eu já utilizava e outras irei incluir, pois acredito que as respostas extraidas serão valiosas.

Moacir Collini em 26/01/2009:
além desses tópicos, é importante tb "empatizar" com o entrevistado. abordagens técnicas revelam certas habilidades... mas não permitem uma leitura nas competências. atualmente, não basta ter uma pessoa qualificada, é necessário e muito importante conhecer o ser humano como tal. afinal, d que adianta ter um ótimo profissional, altamente instrumentalizado, se como pessoa apresenta algum desvio d carácter ou limitações ao trablho d equipe.

Helenice garcia em 25/01/2009:
Boa noite! Adorei está materia vai agregar mais conhecimento,uma vez que,estou iniciando meu trabalho no setor de recrutamento e seleção .Informações complementares é sempre muito bom.

André Pedrosa em 25/01/2009:
As perguntas são de bom norte... Todavia, a ausência de sugestões de respostas deixa o texto abstrato, e não justifica o porque da essencialidade das perguntas, ou seja, seria de grande valia que as perguntas viessem acompanhadas de possíveis respostas, tidas como adequadas ou não, e que apresentasse uma análise sobre os efeitos que o canditado - autor das respostas - traria como profissional.

Deusamar Costa em 24/01/2009:
Willyans! não sei o que seria de mim sem esses boletins, faço faculdade de RH e todos os meus trabalhos pesquiso aqui, muito obrigado. por favor pegue leve no valor do ConviRH para universitário.

JOSELMA FELIX DOS SANTOS em 24/01/2009:
Desde já parabenizo a equipe do site pela bela inovação, e dedicação que vocês vem atuando durante todo esse tempo. Pra mim é muito gratificante receber o boletim - RH.com.br. As entrevistas e artigos sempre me ajudaram . esse ano ainda não tinha recebido, ja estava anciosa. (pensei: será q me excluiram) Particularmente, adorei a dica dessa semana. As perguntas são simplesmente de grande relevancia para compor uma entrevista de seleção. E eu agora começo atrabalhar na área de RH, estou mesmo precisando de ajuda. Muito Grata, um abraço e um ótimo trabalho!!

Carolina Cunha em 23/01/2009:
Boa tarde Willian Mais uma vez vc e sua equipe está de parabéns. Adorei as Dicas para seleção. Nós profissionais de RH precisamos aprender eternamente. O no layout do SITE está ótimo. Muito interativo e dinâmico. SUCESSO!!!

eliana em 23/01/2009:
Muito bom o seu roteiro de perguntas. Trabalho com RH a 9anos e percebo a dificuldade dos selecionadores focarem as perguntas. Percebo que a falta de treinamento e desenvolvimento voltado aos profissionais de RH ainda é muito grande. Esse site é de fundamental importancia, devido a transparencia que trata dos assuntos pertinentes a área. Parabéns! Eliana

Marta em 23/01/2009:
Bom dia! Muito obrigada pelas dicas. Arquivado! Bom trabalho!

Jeziel em 23/01/2009:
Bom dia! é possível enviar sugestões com respostas de perguntas essenciais em uma entrevista? grato Jeziel

marta santiago em 23/01/2009:
Agradeço a materias e as perguntas escolhidas. elas nos coloca mas centrados em como avaliar um candidato. estou estagiando no setor de seleção de uma empresa e as vezs me sinto insegura em o que pergunatar a um cadidato.

Mauro em 23/01/2009:
Bom Dia! Willians, por certo a materia é de muita valia ... As perguntas estão bem elaboradas...

Willyans Coelho em 23/01/2009:
Obrigado pela participação de todos. Andrea, aproveitei para destacar em negrito no texto o fato de que não há respostas certas ou erradas. Para um candidato, eu diria: "seja sincero". O objetivo é que o selecionador tenha a oportunidade de verificar se o perfil do candidato se encaixa à cultura da empresa. Jailma, agradeço seus elogios ao novo site e a nossa proposta de dicas. Wellington, lamento não ter lhe oferecido aquilo que desejava. Sempre procuro atender a todos, mas reconheço a dificuldade disso. Espero conseguir na próxima oportunidade.

ANDREA ARAUJO em 23/01/2009:
As perguntas são realmente importante mas quais seriam as respostas mais adequada, o que deveríamos responder para garantir pontos na entrevista

Jailma Silva em 23/01/2009:
Desde já quero parabenizar a equipe do site pela bela inovação, há cinco anos recebo o boletim rh.com.br e as entrevistas e artigos sempre me ajudaram muito nas minhas pesquisas.Particularmente, adorei a dica dessa semana. As perguntas são simplesmente ótimas para compor uma entrevista de seleção.

 
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Seminários RH.com.br

8º ConviRH



RH.com.br no Twitter


PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.