O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Conheça os cursos online e os eventos virtuais do RH.com.br
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






23/01/2009
RH » Recrutamento e Seleção » Dicas Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Como deixar o candidato calmo na entrevista de seleção

Por Patrícia Bispo para o RH.com.br

Quem trabalha diretamente com processos de R&S sabe que nem sempre o candidato à vaga chega calmo, afinal será questionado sobre fatores que dirão se ele é ou não indicado para atender às necessidades da organização. Diante disso, muitos ficam tensos e mesmo com um bom currículo, deixam de revelar determinadas competências, inclusive as comportamentais que hoje são tão valorizadas pelo mercado.

Para ter um melhor aproveitamento do profissional na entrevista de seleção, seguem algumas dicas que podem ser adotadas pelo selecionador:

  1. A conversar inicial com o candidato pode ser informal. Para quebrar o "gelo", por exemplo, faça algum comentário sobre um fato noticiado nos canais de comunicação. Questione se o trânsito estava bom e se a localização da empresa é acessível.
  2. Antes de dar início à entrevista, pergunte se o candidato deseja beber água ou tomar um café.
  3. Ofereça uma caneta e um papel para que ele também possa fazer algumas anotações que achar relevantes.
  4. Mostre simpatia, pois o selecionador também é um cartão de visita da empresa e não deve "assustar" quem deseja trabalhar naquela organização.
  5. O local da entrevista não pode ser escolhido aleatoriamente. Preferencialmente, faça o processo em uma sala reservada, para evitar que o candidato sinta-se inibido com a presença de outras pessoas.
  6. O ideal é que a sala não tenha fluxo de pessoas que entram e saem a todo o momento. A chegada inesperada de uma pessoa pode prejudicar o seu raciocínio e do próprio candidato.
  7. A sala deve ser iluminada, com discreta decoração e ventilada. Se não for possível ligar o condicionador de ar, abra as janelas.
  8. Como selecionador você deve dar bom exemplo e nunca chegar atrasado ou com papéis desorganizados. Isso passa a impressão de descaso e só aumenta a ansiedade do profissional.
  9. Quando necessário, mantenha o currículo e demais documentações necessárias do candidato em suas "mãos", para evitar que você o confunda com outro profissional. Isso acarretaria total desconforto.
  10. Procure manter o timbre de voz equilibrado, pois a comunicação eficaz é fundamental para uma boa entrevista.
  11. Se, por ventura, você chegou estressado ou algum problema que afetou seu humor, peça a um colega da área que assuma o seu papel de selecionador. Seu estado de "espírito" também interfere na condução da entrevista.
  12. Ao concluir a entrevista, permita que o candidato tire alguma dúvida sobre o processo.

Palavras-chave: | seleção | recrutamento |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (9)
jane em 24/02/2010:
Olá pessoal cada vez mais que vejo a matéria de vocês fico mais interessado por gestão de pessoas. vocês são nota 10.Obrigado pelas informações.

KATHIANY GADELHA DE ALMEIDA em 27/10/2009:
Nossa!!! Tenho lido constantemente as reportagens e matérias publicadas pelo site e cada vez mais gosto e me interesso por elas. Tenho aproveitado também para colocar em prática as dicas e isso tem melhorado muito meu desempenho na organização. Agradeço a vocês pelo trabalho bem feito e que continuem assim.

Domingos Soares em 14/02/2009:
Eu achei muito interessante como se comportar em uma entrevista e como o entrevistador deve conduzir, é muito importante as duas partes estarem focados no assunto para não cometerem gafes, parabéns pela matéria.

Aline Campos em 05/02/2009:
Gostei muito em geral dos artigos publicados, mas gostaria de saber um pouco mais sobre como elaborar treinamentos na area operacional ( setor siderurgico). Abraços Aline Campos - Pitangui - MG Aux. de Recursos Humanos

Pablo Favero em 28/01/2009:
Patrícia, Essas informações são essenciais. Muitas são as dicas para os candidatos, mas a empresa precisa ter sua postura também. Muito bom o comentário

wélita em 28/01/2009:
muito bom!!!eu adorei eu sou recem formada em recursos humanos,e é sempre bom relembrar os assuntos que tivemos em aula e esse site só tem a acrescentar na vida profissional da gente!! parabéns

André Luiz Dias Semin em 28/01/2009:
Primeiramente gostaria de parabenizar a equipe de RH que tem feito um excelente trabalho neste site e divulga materiais tão interessantes e explicativos como este. Parabéns também a autora Patrícia pelo ótimo dica data nesta matéria de como se comportar em uma entrevista, com texto simples e de fácil assimilação. Isto é uma das partes que devemos fazer mas não deixa de ser tão importante quanto as outras, pois como mencionado melhora na escolha do perfil mais adequado que procura.

Maria Bernadete Pupo em 25/01/2009:
Olá Patrícia. Gostei do site novo. Gostei das cores suaves e da dinâmica que ele apresenta e do mais importante que é o conteúdo. Parabéns e sucesso pra vocês.

Edna Soares em 23/01/2009:
Boa tarde!!! gostei muito das digas para manter-se calmo numa entrevista de seleção e tb das 12 pergundas fundamentais que sejam feitas ao candidato. O processo de seleção tende a ser algo tenso tanto para o candidato qto para o selecionador que tem que ter todo o cuidado e a atenção na busca por um novo colaborador. Portanto ambos devem estar bem fisico e espiritualmente.

PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Curso Online do RH.com.br

Curso Online do RH.com.br



PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.