O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Inscreva-se para a 2ª turma da Jornada de Liderança.
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






27/07/2010
RH » Recrutamento e Seleção » Dicas Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

10 dicas estratégicas para contratar o profissional certo

Por Patrícia Bispo para o RH.com.br

Uma vaga surge na empresa. O departamento de RH é acionado para realizar um processo seletivo, mas uma observação é feita pela liderança que ficará responsável pelo colaborador recém-contratado: "Encontre a pessoa certa, pois as atividades são de extrema relevância ao negocio". Seria ótimo que todo selecionador tivesse uma "bola de cristal" ou uma "varinha de condão" para encontrar o profissional perfeito para aquele cargo. Como não é possível usar recursos dos contos de fadas, o responsável pelo processo de R&S pode valer-se de algumas precauções que aumentarão significativamente as chances de contratar o talento que tanto a empresa necessita. Confira dez dicas que podem ser valiosas em uma seleção.


1 - Converse antecipadamente com o gestor que solicitou o preenchimento da vaga. Seja objetivo e pergunte diretamente quais as competências técnicas e comportamentais que ele considera indispensáveis para o profissional que será contratado.

2 - Saiba qual a real razão que levou a vaga ficar em "aberto". Isso ocorreu por que o funcionário não atendia as expectativas da empresa, foi convidado pela concorrência ou ocorreu algum outro motivo? Não esqueça de que para atrair e reter talentos, a área de RH deve estar atenta a todos os detalhes, inclusive no processo de R&S.

3 - Utilize o banco de dados para ver se há algum colaborador que atua na empresa e que pode ser transferido de departamento. Valorizar a Prata da Casa tem vantagens, pois além do reconhecimento do talento, o profissional já está integrado à cultura da empresa. Lembre-se que há casos de profissionais recém-contratados que são desligados da companhia, por não se adaptarem aos valores organizacionais.

4 - Leia atentamente os currículos dos candidatos, antes de convidá-los para comparecer para uma entrevista. Isso porque não são raros os casos de profissionais que comparecem a um processo seletivo e quando sentam para conversar com o selecionador, foram convidados para concorrer a uma vaga que nada tem a ver com seu perfil. Quando o volume de currículos é significativo, pode ocorrer erro no momento de "catalogar" os profissionais por área de interesse/atuação.

5 - Hoje, há profissionais que atuam na área de R&S que utilizam amplamente as redes sociais, mentem uma rede de relacionamentos ativa. Isso pode ajudá-lo a conseguir indicações de ótimos candidatos.

6 - No primeiro contato com o candidato, converse e tente identificar o que ele espera da empresa, suas expectativas de ascensão profissional. Isso evitará a contratação de uma pessoa que, em pouco tempo poderá desligar-se da empresa com a alegação de "não era aquilo que esperava".

7 - Apresente a empresa, mesmo que verbalmente ao profissional que participa do processo. Faça uma síntese institucional do negócio, da estrutura e das expectativas da organização em relação a quem será contratado. Vale lembrar que isso não é para assustar o candidato, mas sim para que ele tenha uma ideia de onde irá atuar.

8 - Discretamente, anote os pontos fortes e os fracos que conseguiu identificar durante todo o processo de seleção. Mesmo um selecionador competente pode deixar passar alguma informação relevante de um profissional, principalmente se a seleção torna-se uma maratona com vários candidatos.

9 - Juntamente com o gestor que ficará responsável pelo recém-contratado, simule uma situação que poderá ocorrer no dia a dia. Isso fará com que o candidato demonstre alguma aptidão valiosa para o cargo ou, então, total falta de "conexão" com a vaga em aberto.

10 - Depois de realizar as etapas do processo seletivo, convide o gestor para que em conjunto vocês avaliem qual candidato mais se enquadrou ao perfil da vaga. Caso fique alguma dúvida, realizem mais uma atividade que fará a diferença para o processo.

 

 

Palavras-chave: | seleção | recrutamento |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (12)
Diego Santos Silva em 28/12/2010:
Boa tarde Sra. Patrícia, gostei muito das dicas que foram postadas. Bem, eu atuo na área de R&S de uma empresa terceirizada (seguimento de portaria, limpeza, vigilante etc...), e quero saber se a Sra. tem dicas para um melhor desenvolvimento nessa parte, pois estou constantemente realizando entrevista, e quero ser mais efícaz e eficiente em minhas contratações. Desde já agradeço pela atenção. Diego Santos Silva

Ricardo Frederico Souza da Silva em 10/12/2010:
Obrigado pelas dicas. Realmente muito boas!

Ermelindo Martins em 08/12/2010:
Olá, Patrícia. Estudo psicologia e tenho uma grande vontade de atuar na área organizacional com recrutamento e seleção. Seus comentários trouxeram os conhecimentos necessários para minha atuação em RH; pois estão claros e adequados para eu que encontrei no portal uma oportunidade de aprender como funciona esta área.

Ligia de Lócco em 07/11/2010:
Trabalho na área há quase 10 anos e agora fiz uma opção de sair da empresa e já estou desempregada há 2 anos. Tenho percebido como para alguns ou quase mais que a metade dos profissionais desta área estão despreparados para fazer a seleção. Parece que esta atividade "se massificou" - qualquer um faz seleção e NÃO DEVERIA. Tem muita gente fazendo este trabalho de forma errada comprometendo a retençao de talentos. Muitas vezes me sinto prejudicada.

BIANCA FERREIRA em 26/10/2010:
Bom dia, Patricia. Acabo de ler esta matéria. Trabalho em uma grande indústria no interior do Maranhão, e estou tendo muita dificuldade em contratar pessoas para aréa administrativa

Pedro Zambonin em 20/09/2010:
Patricia, acabo de ler esta matéria, estou tendo muita dificuldade em contratar a pessoa certa e ao mesmo tempo reter já trabalho nesta área há mais de 25 anos. Passei por várias cidade do Brasil, nunca tive tanta dificuldade, hoje estou em Rio Claro SP há um ano. Trabalho no varejo todo este tempo da mesma forma nesta cidade e não estou tendo êxito. Seu texto já vem a somar e me ajudar, se tiver algo mais para ajudar pode me enviar. Eu agradeço.

Maria Angelica Santos Moraes em 06/09/2010:
Patricia, estou cursando psicologia, já fiz gestão de pessoas, trabalho há 05 anos na empresa e agora tive a oportunidade de trabalhar no RH com recrutamento e seleção (o que sempre sonhei). Esta área é muito interessante e tenho muito que aprender ainda, mas estas matérias que vocês fazem nos ajudam e muito. Se possível, queria também dicas de cursos que possam me ajudar nesta nova jornada. Um abraço e continuem nos passando estas dicas sobre o RH, que é de grande valia para nossa área. Um abraço. Angélica

sandra basilio em 01/08/2010:
Muito bem pontuadas essas dicas. Nós profissionais de RH ainda temos muitas dúvidas e indecisões na hora de contratar. Identificar pessoas que vão absorver a cultura da empresa é extremamente importante e produtivo para o processo de seleção.

Pedro em 29/07/2010:
Achei muito interessante estas dicas. Acredito que possa ajudar pessoas como eu que trabalha com equipe e tem um desafio de reduzir a rotatividade das empresas. Dar oportunidade aos que estão próximos no cargo é muito importante e motivador ao quadro.

Eduardo Reis de Souza em 29/07/2010:
Boa-tarde! Primeiramente, parabéns pela abordagem para seleção e recrutamento. Realmente o cenário que vivemos hoje é de um dinamismo só, e por isso contratar e manter profissionais é um grande resultado para uma organização. Enfim, gostaria de acrescentar somente um ponto que considero de extrema importância em uma organização: é a questão de que o comportamento do ser humano em uma organização se faz por conta de "ações". Oferecer é a melhor forma de obter melhores e maiores resultados.

SILMARA em 29/07/2010:
Muito bem elaborado esses 10 pontos. Através de conceitos assim podemos montar planilhas com direcionamento correto.

GLORIA SOARES DE SOUZA em 29/07/2010:
Adorei estas dicas!!! O portal RH.com.br está cada vez melhor e nós profissionais da área de RH precisamos desse apoio.

 
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Programa de Autodesenvolvimento

3ª Jornada Virtual de Recursos Humanos



RH.com.br no Twitter


PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.