O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Inscreva-se para a 2ª turma da Jornada de Liderança.
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






01/09/1999
RH » Recrutamento e Seleção » Entrevista Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Seleção - um processo de muitas etapas

Por Patrícia Bispo para o RH.com.br

Muitas são as etapas num processo de seleção. Achar um profissional que atenda às exigências de uma empresa, não é uma tarefa fácil. Mesmo assim, as consultorias de Recursos Humanos têm apresentado bons resultados. Observando essa realidade e querendo detalhar as etapas desse processo, a equipe do RH.COM.BR entrevistou a psicóloga organizacional Beatriz Magadan, uma profissional com de mais de 20 anos de experiência, cinco dos quais dedicados à PUC-RS, como professora de Dinâmica de Grupo. A seguir os principais pontos da nossa entrevista.

RH.COM.BR - Que tipo de metodologia a Sra. utiliza nos processos de seleção?
Beatriz Magadan - Nossa metodologia é bastante participativa, envolvendo o cliente em todas as etapas do processo. Iniciamos com um levantamento das necessidades do cliente - traçando o perfil da empresa. Conhecendo as exigências do cargo e as características do superior imediato, definimos o perfil do candidato. Iniciamos o contato com profissionais através de entrevistas psicológicas e de análise do projeto profissional ou de técnicas grupais. Aproximadamente três candidatos são encaminhados para avaliação do cliente.

RH.COM.BR - Que benefício esse método traz para o processo de seleção?
BM - Esse método parte de uma análise detalhada da empresa cliente. Assim, podemos oferecer profissionais compatíveis com a cultura e a necessidade da empresa. Aliado ao acompanhamento e à utilização de recursos técnicos, o processo favorece uma escolha isenta e mais acertada.

RH.COM.BR - Como é traçado o perfil do candidato?
BM - O perfil é traçado junto ao cliente com base na história funcional e nos objetivos da empresa. Consideramos muito importante o entendimento das características das pessoas que vão trabalhar com o profissional. Certas variáveis interferem no processo de seleção e devem ser consideradas quando da definição do perfil do candidato: estilo de chefia, modelo de trabalho, potenciais necessários para o desenvolvimento do profissional, perspectivas de crescimento na empresa, entre outras. Algumas vezes, observamos que o próprio cliente não possui esse perfil muito claro. Nesse caso, procuramos ajustar o conceito à sua realidade, antes do recrutamento.

RH.COM.BR - Quais são os principais pontos para a escolha de um candidato?
BM - Normalmente avaliamos nos candidatos a formação e a experiência profissional, o tempo de permanência nos trabalhos anteriores, suas características de personalidade para adaptar-se àquela organização especificamente, seu potencial de desenvolvimento e sua motivação para o trabalho em questão. Posteriormente o cliente avalia o candidato, detendo-se nos aspectos de empatia e técnicos. E juntos chegamos a uma conclusão.

RH.COM.BR - Após a escolha, é feito algum acompanhamento do candidato na empresa?
BM - Sim. No nosso caso, esse acompanhamento ainda faz parte do processo seletivo e é fundamental para o nosso trabalho. Nesse acompanhamento, nós avaliamos o profissional na realidade do seu trabalho e na interação com a cultura da organização. Realizamos entrevistas quinzenais, onde retomamos os objetivos da seleção e avaliamos sua adaptação. Paralelamente, orientamos o cliente na adaptação do profissional. Nossa experiência em consultoria de RH nos ajuda muito no diagnóstico e nessa fase do trabalho.

Beatriz Magadan
DRH Consultoria Ltda.
Fones: (0-xx-51) 222.3186/ 346.8547
E-mail: drhcon@zaz.com.br

Palavras-chave: | Seleção | Processo |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (0)
Ainda não há comentários.

Seja o primeiro, clique no ícone disponível logo acima e faça seus comentários.
 
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

3ª Jornada Virtual de Recursos Humanos

Programa de Autodesenvolvimento



RH.com.br no Twitter


PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.