Por Patrícia Bispo para o RH.com.br
RH.COM.BR - Que tipo de metodologia a Sra. utiliza nos processos de seleção?
Beatriz Magadan - Nossa metodologia é bastante participativa, envolvendo o cliente em todas as etapas do processo. Iniciamos com um levantamento das necessidades do cliente - traçando o perfil da empresa. Conhecendo as exigências do cargo e as características do superior imediato, definimos o perfil do candidato. Iniciamos o contato com profissionais através de entrevistas psicológicas e de análise do projeto profissional ou de técnicas grupais. Aproximadamente três candidatos são encaminhados para avaliação do cliente.
RH.COM.BR - Que benefício esse método traz para o processo de seleção?
BM - Esse método parte de uma análise detalhada da empresa cliente. Assim, podemos oferecer profissionais compatíveis com a cultura e a necessidade da empresa. Aliado ao acompanhamento e à utilização de recursos técnicos, o processo favorece uma escolha isenta e mais acertada.
RH.COM.BR - Como é traçado o perfil do candidato?
BM - O perfil é traçado junto ao cliente com base na história funcional e nos objetivos da empresa. Consideramos muito importante o entendimento das características das pessoas que vão trabalhar com o profissional. Certas variáveis interferem no processo de seleção e devem ser consideradas quando da definição do perfil do candidato: estilo de chefia, modelo de trabalho, potenciais necessários para o desenvolvimento do profissional, perspectivas de crescimento na empresa, entre outras. Algumas vezes, observamos que o próprio cliente não possui esse perfil muito claro. Nesse caso, procuramos ajustar o conceito à sua realidade, antes do recrutamento.
RH.COM.BR - Quais são os principais pontos para a escolha de um candidato?
BM - Normalmente avaliamos nos candidatos a formação e a experiência profissional, o tempo de permanência nos trabalhos anteriores, suas características de personalidade para adaptar-se àquela organização especificamente, seu potencial de desenvolvimento e sua motivação para o trabalho em questão. Posteriormente o cliente avalia o candidato, detendo-se nos aspectos de empatia e técnicos. E juntos chegamos a uma conclusão.
RH.COM.BR - Após a escolha, é feito algum acompanhamento do candidato na empresa?
BM - Sim. No nosso caso, esse acompanhamento ainda faz parte do processo seletivo e é fundamental para o nosso trabalho. Nesse acompanhamento, nós avaliamos o profissional na realidade do seu trabalho e na interação com a cultura da organização. Realizamos entrevistas quinzenais, onde retomamos os objetivos da seleção e avaliamos sua adaptação. Paralelamente, orientamos o cliente na adaptação do profissional. Nossa experiência em consultoria de RH nos ajuda muito no diagnóstico e nessa fase do trabalho.
Beatriz Magadan
DRH Consultoria Ltda.
Fones: (0-xx-51) 222.3186/ 346.8547
E-mail: drhcon@zaz.com.br
Palavras-chave: | Seleção | Processo |