O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Inscrição com 20% de desconto para a Jornada de Liderança
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






04/08/2003
RH » Recrutamento e Seleção » Informe Publicitário Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Empresas terceirizam serviços de RH

Por Patrícia Bispo para o RH.com.br

Cada vez mais, as médias e as grandes empresas estão investindo em serviços considerados prioritários como marketing, propaganda e planejamento estratégico. Mas é importante lembrar que a área de Recursos Humanos também conquistou espaço no mundo empresarial, pois as organizações estão conscientes de que para se alcançar o sucesso é necessário contar com equipes formadas por profissionais de talento. Para isso, vale oferecer desde remunerações atraentes até programas que visam a motivação ou a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores.

Por outro lado, como as micros e as pequenas empresas podem formar equipes competentes e comprometidas com o negócio, se elas não têm condições de criar um departamento de Recursos Humanos? A resposta para esta questão, pode ser encontrada em consultorias da área que oferecem serviços terceirizados.

"A grande empresa tem um departamento de RH que auxilia os líderes motivarem seus subordinados, cria campanhas que incentivam o lazer e a integração das pessoas, oferece assistência social, promove a comunicação interna, treina, seleciona e avalia o desempenho dos funcionários. Numa pequena empresa, o dono acaba fazendo isso sozinho, sem orientação ou conhecimentos necessários. Com isso, ele acaba se desgastando com essas questões e o resultado nem sempre é positivo", avalia a diretora da Arion Recursos Humanos - consultoria que presta serviços terceirizados na área, Cidália Martins.

Segundo ela, terceirizar o departamento de RH pode ser uma ótima solução para os micros e os pequenos empresários, visto que o investimento aplicado é baixo se comparado aos resultados que são alcançados. "Nossa equipe oferece um trabalho realizado com base nos objetivos da empresa. A partir disso, desenvolvemos um trabalho, por um período pré-determinado. Para cada organização, disponibilizamos oitohoras semanais, além de mais quatro horas mensais para treinamentos das equipes", destaca Martins.

Na prática, os serviços da consultoria incluem a realização de pesquisas de clima organizacional - identificação de possíveis conflitos e problemas no ambiente de trabalho; descrição de cargos - definição das responsabilidades de cada função e dos conhecimentos necessários para o desempenho das atividades; comunicação interna - criação de fatores motivadores; avaliação de desempenho - determinação de metas e de objetivos dos cargos e análise periódica dos resultados; levantamento das necessidades da empresa - elaboração de um programa que objetiva o desenvolvimento das equipes; treinamentos - desenvolvimento de potenciais para atender aos clientes, e assessoramento aos líderes.

Ela destaca ainda que antes de trabalhar cada uma dessas áreas, a consultoria realiza um diagnóstico para identificar de que forma as questões deverão ser trabalhadas, para que o resultado desejado seja alcançado.

"Também realizamos processos de R&S para cargos efetivos e estagiários. Nesse caso, utilizamos o software SPA que torna o processo seletivo mais rápido, eficiente e organizado", comenta a diretora da Arion Recursos Humanos, destacando ainda que esse sistema, desenvolvido pela AncoraRh Informática, oferece várias vantagens de operacionalização, uma vez que através da digitalização de documentos elimina 100% dos currículos recebidos em papel.

Por fim, Cidália Martins reforça a importância das micros e das pequenas empresas terem acesso à área de RH. "Essas organizações precisam desse recurso, da mesma forma que necessitam de um planejamento financeiro, de recursos tecnológicos e de uma boa divulgação do seu trabalho. Nenhuma destas questões são menos importantes. Todas elas formam a base para a evolução de um negócio", conclui.

Matérias relacionadas:
O que a tecnologia pode fazer pelo profissional de RH?
Informática ganha populariadade em RH
Grupo Marpe adota software de R&S
Chega ao mercado o software Gestão por Competências - R&S
Utilizando a tecnologia para captar talentos
Uma empresa livre das pilhas de papel

Serviço:
www.AncoraRh.com.br

Palavras-chave: | AncoraRh | SPA |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (1)
joao olimpio caliman em 09/07/2009:
o noticiário é muito bom, mas vcs podiam falar mais nomes de empresas pq assim é mais fácil de se pesquisar. obrigado.

 
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

Programa de Autodesenvolvimento

3ª Jornada Virtual de Recursos Humanos



RH.com.br no Twitter


PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.