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25/09/2001
RH » Recrutamento e Seleção » Matéria Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Itaú recruta candidatos através da Internet

Por Patrícia Bispo para o RH.com.br

Economia de tempo e otimização dos processos de recrutamento são apenas algumas das grandes vantagens conquistadas por empresas que adotam a Internet como ferramenta auxiliar para a captação novos talentos. Foi com esta visão que o Banco Itaú resolveu investir na Web e reformulou no segundo semestre de 2001, o site oficial da organização. Além de reformular o visual do portal e garantir que os internautas tenham acesso às mais variadas informações sobre a empresa, foi dado um destaque especial para alguns links, dentre os quais o "Oportunidades de Carreira" - canal voltado especificamente para candidatos que queiram seguir uma carreira promissora dentro da organização.

Desde que começou a funcionar oficialmente com a sua primeira versão, em 01.07.00, o site do Itaú contabilizou mais de 130 mil registros de recebimento de currículos, os quais originaram a seleção e contratação de grande número de profissionais experientes, recém-formados ou em formação, além de pessoas portadoras de alguma deficiência para cargos efetivos em diferentes áreas de empresa.

Depois da consolidação junto ao público diversificado, o Itaú passou a considerar o novo site "Oportunidades de Carreira" um importante aliado, na hora de atrair, desenvolver e retor novos talentos. Segundo Ana Beatriz Patrício, superintendente de Desenvolvimento de Pessoas, no momento, o "Oportunidades de Carreiras" recebe por mês cerca de 13 mil inscrições de profissionais interessados em integrar a equipe do Itaú. "Nós ainda recebemos currículos impressos que chegam a uma média de 3 mil, por mês", explica Ana Beatriz.

Como o número de inscrições possui um volume muito grande e que poderia retardar o preenchimento das vagas e desgastar profissional, assim que o cadastro é realizado através do site, as informações fornecidas pelos candidatos passam por uma célula de recrutamento e de seleção existente no próprio sistema. Com isso, são cruzados dados e características de candidatos que se enquadrem ao perfil ideal para preenchimento da vaga disponível. "Existe um filtro automático em nosso sistema que agiliza todo o processo", complementa a superintendente de Desenvolvimento de Pessoas do Itaú.

Feedback - Ao realizar o seu cadastramento através da Internet, o candidato recebe um e-mail informando se a pessoa enquadra-se ao perfil de organização e que, conseqüentemente, concorrerá ao cargo disponibilizado. No entanto, existem casos em que o profissional é comunicado que seus dados ficarão arquivados para futuros contatos.

Quando a empresa encontra um candidato que atenda às exigências de alguma vaga disponível, a pessoa recebe uma comunicação da organiação, solicitando a sua presença para a realização de uma entrevista. Realizada esta etapa, o profissional é encaminhado a uma consultoria externa para que realializará testes, dinâmicas de grupo e possivelmente, outras entrevistas. Ana Beatriz explica que esse processo pode ser invertido, ou seja, a pessoa pode apresentar-se primeiro à consultoria, para em seguida ser chamada para uma entervista na organização. "A seqüência desse processo depende do cargo que esteja sendo pleiteado", complementa.

Após o processo seletivo e efeivada a contratação, o novo colaborador recebe da organização um "Kit Integração" que inclui fitas de vídeo, o Código de Ética do Itaú e outros materiais impressos que falam sobre a visão da empresa de forma abrangente. Em seguida, o profissional passa por um período de treinamento específico, para que possa exercer suas novas funções.

Palavras-chave: | Itaú | recrutamento | Internet |

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COMENTÁRIOS (1)
Camila Menezes da Fonseca Silva em 20/06/2010:
É uma iniciativa coerente com os princípios de otimização do tempo e economia, tanto do contratante quanto do contratado.

 
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