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25/09/2001
RH » Recrutamento e Seleção » Matéria Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Itaú recruta candidatos através da Internet

Por Patrícia Bispo para o RH.com.br

Economia de tempo e otimização dos processos de recrutamento são apenas algumas das grandes vantagens conquistadas por empresas que adotam a Internet como ferramenta auxiliar para a captação novos talentos. Foi com esta visão que o Banco Itaú resolveu investir na Web e reformulou no segundo semestre de 2001, o site oficial da organização. Além de reformular o visual do portal e garantir que os internautas tenham acesso às mais variadas informações sobre a empresa, foi dado um destaque especial para alguns links, dentre os quais o "Oportunidades de Carreira" - canal voltado especificamente para candidatos que queiram seguir uma carreira promissora dentro da organização.

Desde que começou a funcionar oficialmente com a sua primeira versão, em 01.07.00, o site do Itaú contabilizou mais de 130 mil registros de recebimento de currículos, os quais originaram a seleção e contratação de grande número de profissionais experientes, recém-formados ou em formação, além de pessoas portadoras de alguma deficiência para cargos efetivos em diferentes áreas de empresa.

Depois da consolidação junto ao público diversificado, o Itaú passou a considerar o novo site "Oportunidades de Carreira" um importante aliado, na hora de atrair, desenvolver e retor novos talentos. Segundo Ana Beatriz Patrício, superintendente de Desenvolvimento de Pessoas, no momento, o "Oportunidades de Carreiras" recebe por mês cerca de 13 mil inscrições de profissionais interessados em integrar a equipe do Itaú. "Nós ainda recebemos currículos impressos que chegam a uma média de 3 mil, por mês", explica Ana Beatriz.

Como o número de inscrições possui um volume muito grande e que poderia retardar o preenchimento das vagas e desgastar profissional, assim que o cadastro é realizado através do site, as informações fornecidas pelos candidatos passam por uma célula de recrutamento e de seleção existente no próprio sistema. Com isso, são cruzados dados e características de candidatos que se enquadrem ao perfil ideal para preenchimento da vaga disponível. "Existe um filtro automático em nosso sistema que agiliza todo o processo", complementa a superintendente de Desenvolvimento de Pessoas do Itaú.

Feedback - Ao realizar o seu cadastramento através da Internet, o candidato recebe um e-mail informando se a pessoa enquadra-se ao perfil de organização e que, conseqüentemente, concorrerá ao cargo disponibilizado. No entanto, existem casos em que o profissional é comunicado que seus dados ficarão arquivados para futuros contatos.

Quando a empresa encontra um candidato que atenda às exigências de alguma vaga disponível, a pessoa recebe uma comunicação da organiação, solicitando a sua presença para a realização de uma entrevista. Realizada esta etapa, o profissional é encaminhado a uma consultoria externa para que realializará testes, dinâmicas de grupo e possivelmente, outras entrevistas. Ana Beatriz explica que esse processo pode ser invertido, ou seja, a pessoa pode apresentar-se primeiro à consultoria, para em seguida ser chamada para uma entervista na organização. "A seqüência desse processo depende do cargo que esteja sendo pleiteado", complementa.

Após o processo seletivo e efeivada a contratação, o novo colaborador recebe da organização um "Kit Integração" que inclui fitas de vídeo, o Código de Ética do Itaú e outros materiais impressos que falam sobre a visão da empresa de forma abrangente. Em seguida, o profissional passa por um período de treinamento específico, para que possa exercer suas novas funções.

Palavras-chave: | Itaú | recrutamento | Internet |

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COMENTÁRIOS (2)
Roberta Pereti em 29/10/2014:
Gostaria de saber se o Banco Itaú e outras empresas levam em conta a idade do candidato, mesmo que tenha experiência no ramo. Eu por exemplo trabalhei no Banco Bradesco durante 11 anos e depois que saí me candidatei a vários cargos compatíveis com minha experiência no banco, tanto no Itaú como em outros bancos também, mas eu nem sequer fui chamada para entrevista. Já sou recusada de cara, sem nem ao menos a empresa me conhecer.

Camila Menezes da Fonseca Silva em 20/06/2010:
É uma iniciativa coerente com os princípios de otimização do tempo e economia, tanto do contratante quanto do contratado.

 
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