O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Inscrição com 10% de desconto para a Jornada de Liderança
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






28/04/2008
RH » Responsabilidade Social » Artigo Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

A sua empresa é globalmente sustentável?

Por Márcio Campos Nobre para o RH.com.br

Sustentabilidade, a palavra mais proferida e enunciada nos últimos tempos. Em todas as esferas, em todos os segmentos e por pessoas de todos os níveis intelectuais e profissionais. Mas o que realmente é a sustentabilidade? No que consiste? Como saber se a sua empresa está comprometida? Se o seu negócio é sustentável? Se ela preenche todos os requisitos globais para ser denominada sustentável?

Para que você analise objetivamente se a sua empresa está inserida nos preceitos de sustentabilidade são necessários quatro questionamentos seguidos, obviamente de respectivas respostas positivas.

A primeira questão a ser considerada é: A sua empresa é economicamente viável? Como estão os números do seu negócio? Os objetivos do seu planejamento estratégico estão sendo conquistados? Os pontos positivos estão sendo potencializados? Os pontos fracos estão sendo corrigidos? Sua empresa está crescendo? De maneira ordenada? A empresa e as pessoas estão preparadas para diferentes tipos de cenários? Se as suas respostas forem afirmativas, o primeiro passo para a sustentabilidade já pode ser considerado.

A segunda questão e igualmente importante é: A sua empresa é ecologicamente correta? Mesmo que a sua empresa tire nota 10 nas questões econômicas, de nada servirá isto se ela não puder aproveitar estes frutos pela inexistência de um ambiente. A casa que habitamos (Planeta Terra) é constituída de recursos, e isso significa que existe a real possibilidade de esgotamento, de término dos mesmos.

Pensar em um futuro ecologicamente viável é agir e comprometer-se com o presente, através de pequenos e grandes gestos, de hábitos de preservação, da conscientização sistemática das pessoas e a compreensão plena que necessitamos despertar para o fato de fazer algo para mantermos aquilo que ainda existe. Sua empresa possui esse comprometimento? Sua empresa fala sobre isso com seus colaboradores? Você fala sobre isso com as pessoas? Existe algum tipo de ação pró-ativa de sua empresa para com o meio ambiente? Há um sistema de gestão ambiental em execução na sua organização? Se novamente as suas respostas forem afirmativas, o segundo passo para a sustentabilidade já pode ser contabilizado.

A questão de número três é: A sua empresa é socialmente justa? Existe algum tipo de comprometimento (leia-se também responsabilidade) social da sua corporação? Este compromisso proporciona inclusões humanas, valorização da comunidade onde a sua organização está localizada/inserida e ações de integração do seu negócio com a sociedade? Sua companhia proporciona condições adequadas, igualitárias e favoráveis para o desenvolvimento dos colaboradores? Sua corporação investe nas pessoas? Transparência e ética fazem parte da linguagem da sua empresa para todos os públicos com os quais ela lida? Sua organização promove a redução das desigualdades sociais? Existe um balanço social em sua companhia?

Várias perguntas e todas determinantes para considerar ou não a sua empresa globalmente sustentável. Como estão as respostas da sua empresa para estes questionamentos? Se você novamente conseguiu dizer sim para todas as questões, siga em frente. Faça o quarto questionamento.

A sua empresa, o seu negócio é culturalmente aceito? As pessoas enxergam com “bons olhos” aquilo que a sua empresa faz? Sua companhia gera produtos/serviços necessários (vale uma revisão profunda e sincera sobre o que realmente é necessário) aos públicos que ela tem como alvo? Há plena licitude e legitimidade nos seus negócios? As portas da sua organização estão sempre “abertas”? Aquilo que a sua empresa faz ou proporciona gera valor positivo para as pessoas?

Se você também encontrou o “sim” para essas questões, PARABÉNS! A sua empresa é globalmente sustentável. Caso você não tenha encontrado as afirmativas desejadas, aqui se faz um guia para um caminho a ser imperiosamente percorrido.

Este manual também vale para você, indivíduo. Para que você saiba se está inserido como um ser sustentável em nível pessoal e profissional. Direcione os questionamentos para si e descubra se o seu desempenho lhe proporcionará um horizonte promissor. Fazer algo a mais, sempre vale à pena!

Palavras-chave: | sustentabilidade | sustentável | meio ambiente | natureza |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (0)
Ainda não há comentários.

Seja o primeiro, clique no ícone disponível logo acima e faça seus comentários.
 
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

3ª Jornada Virtual de Recursos Humanos

Programa de Autodesenvolvimento



RH.com.br no Twitter


PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.