O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
Obrigado a todos os participantes da 1ª Turma Jornada Virtual!
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






10/09/2007
RH » Responsabilidade Social » Matéria Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Cultura: porta da diversidade na CPFL Energia

Por Patrícia Bispo para o RH.com.br

Falta de tempo, de hábito, de recursos, de companhia e até mesmo de motivação. Inúmeras são as razões que levam a maioria das pessoas a abdicar ou perder a oportunidade de participar de um bom programa cultural. Independentemente do motivo, o fato é que quando isso acontece, infelizmente, o indivíduo deixa de ‘abrir a mente’ para novos conhecimentos e horizontes que ele nunca pensou que existissem e que podem surgir durante a apresentação de uma peça teatral. Isso não é um comentário retirado de alguma coluna ou propaganda de evento cultural, mas sim uma realidade. É através do acesso à cultura que o ser humano estimula a mente a pensar, a adotar novos conceitos, ser criativo, adquirir conhecimentos e tudo isso, acaba refletindo tanto na vida pessoal quanto profissional. Inclusive, todos esses comportamentos estão ‘em alta’ no campo organizacional.

Pensar e permitir que a imaginação ultrapasse as fronteiras do mundo concreto rumo ao abstrato já foram vivências de muitos. Foi através desse caminho que inúmeras personalidades conseguiram registrar seu nome na história da humanidade como, por exemplo, o pianista alemão Ludwig van Beethoven, que mesmo após a perda da audição conseguiu compor belas sinfonias que até hoje encantam gerações. Assim também marcou seu nome o pintor holandês, Vincent Willem van Gogh, hoje considerado o maior de todos os tempos desde, Rembrandt. Já no Brasil, torna-se inesquecível a passagem de Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como o Mestre Aleijadinho, escultor, entalhador, desenhista e arquiteto brasileiro, visto por muitos especialistas como o maior expoente do estilo barroco do Estado de Minas Gerais e das artes plásticas no Brasil.

Mas como estimular que as pessoas a incorporarem a cultura ao seu dia-a-dia? Na CPFL Energia, holding do setor elétrico, a resposta surgiu em 2003 quando a organização criou o Espaço Cultural CPFL – um dos projetos de responsabilidade social da empresa que se tornou um centro de reflexão sobre o mundo contemporâneo. O espaço oferece uma programação cultural diária, gratuita e aberta tanto aos colaboradores quanto ao público em geral. Desde que foi inaugurado, o espaço já recebeu renomados artistas e pensadores como Ariano Suassuna, Gilberto Gil, Marilena Chauí, Ron Pompei, Gilles Lipovetsky, José Arthur Giannotti, Leonardo Boff, Bento Prado J., Rogério César de Cerqueira Leite, Agnaldo Farias, Raquel Rolnik, Jorge Forbes, Luiz Gonzaga Belluzzo, Nelson Ayres, Lino Villaventura, Roberto DaMatta, José Miguel Wisnik, Mildred Dresselhaus, entre outros.

A CPFL Energia S/A é uma holding que controla empresas e empreendimentos privados nas áreas de geração, distribuição e comercialização de energia elétrica, tendo sua sede localizada em Campinas, no Estado de São Paulo. Seus acionistas situam-se entre os mais expressivos grupos empresariais brasileiros, aliados aos maiores fundos de pensão do Brasil: a VBC Energia S.A. (Bradespar, Grupo Camargo Corrêa e Grupo Votorantim), a 521 Participações S.A. (Previ) e a Bonaire Participações S.A. (Funcesp, Sistel, Petros e Sabesprev). Atualmente, a companhia conta com aproximadamente seis mil colaboradores.

Para se ter uma idéia da dimensão do trabalho desenvolvido pelo Espaço Cultural CPFL, o local já permitiu que mais de 300 mil pessoas assistissem palestras, conferências, apresentações musicais, exibições de filmes, mostras e espetáculos teatrais e de dança. Somando-se a tudo isso, o espaço também se tornou palco de algumas séries de palestras e debates exibidos pela TV Cultura, o que aumenta ainda mais o acesso à cultura.

De acordo com Henrique Lian, gerente de Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa da CPFL Energia, a criação do Espaço Cultural CPFL veio como um reforço para a política de diversidade tão disseminada e valorizada pela empresa. Ele comenta que, nas atividades desenvolvidas no espaço, os temas que preocupam o cidadão contemporâneo são expostos e debatidos por intelectuais e cientistas das mais diversas vertentes, sem esquecer de mencionar que sempre há a presença constante da arte, elemento essencialmente integrador e democrático, dos saraus de poesia aos espetáculos de música, dança e teatro, passando por performances de hip hop e exposições de artes plásticas. Quando questionado sobre o reflexo dessa iniciativa junto aos funcionários da ECFL Energia, Lian diz que “Contar com um centro de reflexões sobre o mundo contemporâneo, gratuito e inclusivo, reforça o orgulho das pessoas pertencerem a uma organização que considera a cultura e o conhecimento valores fundamentais”.

Na divulgação da programação do Espaço Cultural CPFL junto aos colaboradores, a empresa utiliza os canais de comunicação interna. Dentre esses, destacam-se: folders produzidos especificamente para os colaboradores; afixação de cartazes dentro dos elevadores; divulgação da programação através da Intranet e jornal interno. Vale destacar que, em alguns eventos, são feitas reservas de cotas de lugares para assegurar a presença dos colaboradores.

Desde que foi criado, o Espaço Cultural CPFL promove projetos e em 2007 não poderia ser diferente. Para esse ano, a coordenação do espaço investiu no projeto “O fim de um mundo não é o fim do mundo - Como sobreviveremos no século XXI?”. Esse tema terá como foco um complexo de problemas cujas conseqüências vêm alterando as formas da vida no planeta, além de apontar as transformações ainda mais significativas no futuro próximo do ser humano.

Essa temática foi escolhida em virtude das grandes mudanças climáticas e da violência urbana que vêm ocorrendo em níveis cada vez mais alarmantes, e da insuficiência das instituições frente aos desafios da contemporaneidade. Na programação semanal do Espaço Cultural CPFL, os temas serão abordados através de eventos como artes performáticas; cinema; sarau; diálogos; Café Filosófico; música erudita; programação infantil e MPB; tudo sempre com entrada gratuita.

Além da programação oficial, algumas novidades marcarão o Espaço Cultural CPFL, em 2007 como, por exemplo, o novo Café Filosófico Bistrô, que abrirá diariamente, com cardápio reformulado e música ao vivo; e um espaço multimídia onde os visitantes poderão assistir aos DVD’s da programação do Espaço Cultural CPFL na TV Cultura e também adquirir publicações nacionais e internacionais da área cultural e produtos audiovisuais.

Para Augusto Rodrigues, diretor de Comunicação da CPFL Energia, a criação do Espaço Cultural CPFL nasceu como resposta à inexistência de um centro de referência que promovesse a gestão do conhecimento sobre os problemas, os desafios e as conquistas da contemporaneidade. “Procuramos, então, constituir um espaço democrático e gratuito, vocacionado para a organização e a síntese das informações dispersas, superando os limites da academia e integrando todas as áreas do conhecimento e das expressões artísticas com vistas à disponibilização de ferramentas de intervenção para a melhoria da sociedade", afirma.

Dimensões da cultura - Espaço Cultural CPFL, fica localizado em Campinas/São Paulo, na sede da empresa, e conta com os seguintes ambientes: Galeria de Arte CPFL - área com 600m² destinada a exposições e eventos especiais; Café Filosófico Bistrô - uma mistura de piano bar e set de gravação, onde acontecem os Cafés Filosóficos e as apresentações de saraus e MPB; Auditório Umuarama - área com 150 lugares, equipado com projetor 35mm, para exibições de filmes e apresentações de música erudita; Lounge – um espaço de convivência multimídia; e, finalmente, o hall de entrada, que abriga pequenas exposições e lançamentos. O Espaço Cultural CPFL fica localizado na Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, em Campinas. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3756.8000 ou no site Espaço Cultural CPFL

 

Palavras-chave: | CPFL Energia | cultura | arte | teatro | diversidade |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (0)
Ainda não há comentários.

Seja o primeiro, clique no ícone disponível logo acima e faça seus comentários.
 
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

3ª Jornada Virtual de Recursos Humanos

Programa de Autodesenvolvimento



RH.com.br no Twitter


PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.