O site de referência sobre Gestão de Pessoas.
O RH.com.br deseja a todos Boas Festas!
Estaremos de volta dia 19/01
Pesquisar
« Pesquisa Avançada »






29/07/2003
RH » Salários e Benefícios » Matéria Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

Nestlé premia projetos inovadores

Por Patrícia Bispo para o RH.com.br

Conhecida pelos quatro cantos do planeta, a Nestlé - multinacional originária da Suíça, faz muito mais do que simplesmente produzir deliciosos produtos que encantam e acompanham gerações. Para garantir o sucesso, além de guardar em segredo as fórmulas de saborosos chocolates e biscoitos, a companhia investe numa cultura organizacional diferenciada para reter os talentos humanos. Só no Brasil, a política da empresa atende a quase 15 mil funcionários que atuam em 25 fábricas.

Os colaboradores da Nestlé sabem que é preciso incorporar o espírito do negócio e que para isso, contam com um constante incentivo voltado ao desenvolvimento profissional. Quem veste a camisa da companhia, tem a oportunidade de alcançar novos horizontes na carreira. Além disso, a Nestlé oferece um pacote de benefícios recheado e um programa de qualidade de vida que enfoca dimensões biológicas, psicológicas e sociais. Mesmo contando com tantos atrativos, a multinacional sempre busca novos mecanismos que garantam índices positivos de satisfação interna.

Uma dessas ações estratégicas foi lançada há pouco mais de dois anos. Criado em maio de 2001, o Prêmio Excelência Nestlé tornou-se uma ferramenta de reconhecimento para aqueles colaboradores que, de uma forma ou de outra, vinham contribuindo para o fortalecimento cultural da organização. "Além de reconhecer e premiar publicamente os esforços de renovação dos colaboradores, este programa veio para aproveitar e estimular o potencial de trabalho das nossas equipes", comenta o gerente de Recursos Humanos da Nestlé, João Dornellas.

Segundo ele, o Excelência Nestlé é uma iniciativa aberta para qualquer colaborador da empresa e para concorrer à premiação, as pessoas devem formar equipes de, no máximo, seis participantes. A inscrição é realizada através do preenchimento de um formulário simples que pede os nomes dos participantes e a descrição do projeto que deverá ter uma proposta inovadora. Feito isso, o projeto é apresentado a um comitê da área e da unidade onde o grupo inscrito atua, para uma primeira análise.

Verificada a viabilidade do mesmo, o projeto é implementado pela equipe na área e na respectiva unidade. Nessa fase, além da implementação, a equipe fica responsável pelo acompanhamento dos resultados do projeto. Nem sempre é possível, mas há casos em que avaliadores também consideram critérios quantitativos e aspectos como a possível lucratividade que a idéia apresentada poderá gerar para a organização.

Em seguida, após confirmar a aplicação, o projeto concorrente é enviado à Sede da Nestlé - localizada em São Paulo, e submetido a mais Comitê Avaliador coordenado pela área de Recursos Humanos e formado por 25 gerentes que atuam em áreas diversificadas. "Neste momento, o projeto inscrito recebe pontuações que vão de zero a dez. Além da inovação, observamos se a proposta está alinhada aos pilares estratégicos da empresa e qual a facilidade e agilidade que esta proposta teria se fosse levada a outros mercados, em nível mundial", destaca Dornellas, comentando ainda que também é considerada a capacidade ociosa da unidade, bem como a absorção da mão-de-obra.

Quanto mais o projeto tiver um aspecto mundial, maior será a possibilidade deste receber uma melhor pontuação. No entanto, isso não implica que as propostas de abrangência nacional não possam receber pontos elevados. "Caso a proposta apresentada pela equipe concorrente, seja interessante para a empresa, poderemos indicá-la para concorrer à premiação nacional promovida pela Nestlé", revela João Dornellas.

Ele destaca que em 2003, a participação dos concorrentes ao Prêmio Excelência Nestlé foi bem diversificada e que foram inscritos 42 projetos. "Desse total, premiamos dois vencedores que receberam um prêmio de 15 mil reais cada e um troféu que foi entregue durante a cerimônia de premiação", relembra ao mencionar que uma das propostas vencedoras foi a do projeto "Crescendo a família de chocolates balls", que trouxe à tona a discussão sobre a possibilidade de se transferir as marcas pilares da Nestlé, para uma tendência crescente de consumo de chocolates, permitindo que o produto seja consumido a toda hora e em qualquer lugar.

Depois que adotou o Excelência Nestlé, a empresa observou uma maior consciência por parte dos colaboradores com relação aos produtos finais. "Para o colaborador o grau de satisfação aumentou, pois ele entendeu que a sua participação efetiva é muito importante para a corporação", finaliza Dornellas, acrescentando que o reconhecimento do esforço dos colaboradores é mais importante do que o próprio prêmio para em dinheiro.

Palavras-chave: | Nestlé | premiação |

  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Enviar Comentar Compartilhar Imprimir
CONTEÚDO RELACIONADO
COMENTÁRIOS (3)
Laurene em 04/10/2011:
Parabéns à todos os colaboradores do site RH, e a valorização dos colaboradores por parte da empresa Nestlé, com este plano de benefício, que motiva e retém talentos. Iniciativas inovadoras assim, que as organizações devem seguir exemplo. Sucesso!

Nicolas de paula santos serra em 04/06/2009:
PROJETOS INOVADORES, além de ser estratégia de visão, precisa tambem de muita sensibilidade para sua elaboração. A Nestlé sempre investiu nesta área, e com o gerente de RH João Dornellas ela alcançará ainda maiores objetivos. Nicolas de Barra Mansa RJ

CLEIDE A. DE PAULA em 02/06/2009:
PARABÉNS! JOÃO voce merece! estou muito feliz pelo seu sucesso! CLEIDE DE BARRA MANSA RJ

 
PUBLICIDADE
Produtos RH.com.br

+ lidas
+ comentadas
+ enviadas
+ recentes
Produtos RH.com.br

3ª Jornada Virtual de Recursos Humanos

Programa de Autodesenvolvimento



RH.com.br no Twitter


PUBLICIDADE
Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo site RH.com.br. Confira o nosso Termo de Responsabilidade.
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida qualquer reprodução.